Buscar

06 01 2020 - RELATÓRIO SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – SEMESTRE 2020.2
DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO
PROFESSORA: FRANCISCA REJANE BEZERRA ANDRADE
ALUNA: FERNANDA ISA ALVES SILVA
A aula do dia 06 de janeiro foi única, as demais apresentações das assistentes sociais convidadas foram enriquecedoras, mas o debate com a assistente social Camila Gonzaga, da Escola Marista Sagrado Coração de Jesus foi ímpar, uma vez que levou a muitos questionamentos, por partes dos alunos, acerca dos trabalhos realizados pelo Serviço Social, na instituição de ensino. 
O assistente social é responsável por realizar todo o processo de seleção dos alunos de baixa renda, os quais solicitam bolsas de estudos na instituição de ensino. A escola tem uma política em que, a cada 05 alunos pagantes das mensalidades, a escola disponibiliza 01 bolsa de 100%. O Serviço Social faz todo o processo seletivo deste aluno, incluindo entrevista, vista domiciliar, perfil socioeconômico, além de destacar a importância de análise das condições de vida, assim como matérias do aluno que solicita esse auxílio. Vale destacar, que a assistente social trouxe uma dessas situações, que foi o exemplo de um aluno, o qual sua família atendia ao perfil financeiro necessário para conseguir a bolsa, mas não tinham sequer documentação. Enquanto outra família também atendia ao perfil financeiro, mas tinha uma condição de vida melhor. Para que se possa analisar a realidade desse aluno, é necessária a conferência dos documentos para o registro do aluno, para que em seguida, possam ser realizadas as visitas domiciliares, para que assim possa ser feito o parecer, a conclusão dessa seleção, trabalho este, realizado pelo Serviço Social. O aluno que consegue essa bolsa, não significa que está mantido durante os 09 anos de ensino, o mesmo tem que estar prestando a seleção a cada ano.
O serviço social tem que estar atualizado sobre as políticas assistências locais ( Upas, Conselho Tutelar, postos de saúde), para que possa fazer encaminhamentos quando necessário, atendendo as necessidades dos alunos. A Escola Marista é um exemplo de política de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. O Serviço Social atua como garantidor que as expressões de religião dos alunos sejam respeitadas, não é imposto aos alunos, á religião católica. O Serviço Social também é um local de acolhimento, escuta profissional e qualificada, é necessário para compreender a situação em que o aluno se encontra, não apenas no intuito de resolver uma demanda imediata, mas também para que esse aluno permaneça na escola, para que possa compreender a intenção e as propostas que as escolas têm com os alunos, priorizando sempre, o bem estar do mesmo. O Serviço Social não tem respostas imediatas para as demandas impostas pelos professores, acerca dos alunos, uma vez que depende de outras áreas, por exemplo, uma consulta para um aluno, marcada em um posto de saúde, o qual só tem disponibilidade após 02 meses do período solicitado. Entretanto, o corpo docente, por não ter um trabalho em conjunto com o serviço social, pressiona para que a demanda seja resolvida de forma imediata, o que não resolve o problema real que o aluno está vivenciando. 
Neste período de pandemia, em que os alunos estão proibidos de frequentarem as aulas de forma presenciais, tendo que se adaptarem as aulas remotas, os desafios do universo digital, isso quando os alunos conseguem acesso á internet e ainda mais a computadores, celulares, ou outro equipamento que possibilite acompanhar as aulas, contribui para o surgimento de dificuldades no aprendizado, os alunos não conseguem manter o foco nas aulas, o que afeta diretamente no aprendizado desse aluno. Durante a pandemia, os alunos que assistiram ás aulas de forma remota, não vão querer retornas as aulas presenciais, pois se acostumaram aos benefícios de poder ficar em seus quartos, mais confortáveis, pesquisando na internet as respostas para as atividades propostas pelos professores. O corpo docente terá um grande desafio na volta das aulas presenciais.

Outros materiais