Buscar

apol 1PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
“Não podemos pensar em uma prática pedagógica interdisciplinar sem visualizarmos todas as dimensões que envolvem esse processo. Para falarmos de mudanças no trabalho docente e na escola precisamos pensar na formação dos professores, em suas crenças, na realidade em que estão inseridos, em suas convicções e seus pensamentos frente às novas exigências do sistema globalizado do conhecimento”. A falta de apoio por parte dos colegas de profissão e dos gestores educacionais.
"[...] como pressupostos básicos, os fundamentos de Fazenda [...] Japiassu [...], Zabala [...]. Fazenda [...] destaca que a interdisciplinaridade é um movimento entre as disciplinas, sendo um ato de reciprocidade e troca, sem o qual a disciplinaridade torna-se vazia".A interdisciplinaridade que surge tem o intuito de conscientizar os especialistas sobre os principais problemas expostos pelas ciências.
"Para Fazenda [...], a metodologia interdisciplinar: '[...] parte de uma liberdade científica, alicerça-se no diálogo e na colaboração, funda-se no desejo de inovar, de criar, de ir além e exercitar-se na arte de pesquisar não objetivando apenas uma valorização técnico-produtiva ou material, mas, sobretudo, possibilitando uma ascese humana, na qual se desenvolve a capacidade criativa de transformar a concreta realidade mundana e histórica numa aquisição maior de educação em seu sentido lato, humanizante e liberador do próprio sentido de ser-no-mundo [...]'A disciplina age coordenando e delimitando os conteúdos, selecionando os conhecimentos que serão ordenados para serem apresentados ao aluno, com o apoio de um conjunto de procedimentos didáticos e metodológicos para seu ensino e de avaliação da aprendizagem do educando.
"Assim como Ivani Fazenda, Japiassu (1976) pensa o ensino das disciplinas, quando não se coloca em questão apenas a pedagogia destas, mas também o papel do ensino. Para que cada profissional observe as relações de sua disciplina com as demais, sem negligenciar o terreno de sua especialidade, é preciso que estejam impregnados de um amplo espírito epistemológico" Essa observação em várias óticas desperta no pesquisador o gosto pela dúvida, pela investigação e o desafia e o incita a percorrer novos caminhos teóricos em busca de explicações para a realidade.
“Muitos professores ignoram a importância do trabalho integrado com as outras disciplinas, não levando em conta a intervenção de outras áreas do saber no conteúdo que está ministrando, isso acontece, na maioria das vezes, pela falta de tempo, interesse e preparo para trabalhar com essa metodologia de ensino”. Surge como uma metodologia capaz de integrar e relacionar as disciplinas com a realidade de cada aluno, ela envolve-se com outras áreas específicas, promovendo a interação entre alunos, professores e o cotidiano
“De acordo com Fazenda [...], a lógica que preside o trabalho em sala de aula dos educadores bem-sucedidos é da interdisciplinaridade, aqueles que utilizam o enfoque interdisciplinar em sua prática pedagógica no dia a dia da sala de aula Esses profissionais estão sempre em busca de aperfeiçoar suas práticas e metodologias de ensino, pesquisam novos conhecimentos com a pretensão de se renovarem a cada jornada de trabalho, buscam sempre a superação e querem dar o seu melhor em prol da aprendizagem de seus alunos.
“O trabalho do educador é essencial para que, de fato, a prática interdisciplinar saia do papel e passe a ser vivenciada no ambiente escolar. Para isso, o professor precisa ter uma postura de partilhar o domínio do saber, precisa ter a vontade de se aventurar em um domínio que é de todos e do qual, portanto, ninguém é proprietário exclusivo”. É preciso romper hábitos e acomodações, pois implica se lançar ao novo, ao inusitado.
“Para Zabala [...], nas propostas globalizantes, o alvo fundamental do ensino é o aluno e suas necessidades educacionais. Os diferentes conteúdos disciplinares estão condicionados sempre aos objetivos a que se pretendem. Ainda de acordo com Zabala, 'a Ciência, em seu empenho em compreender a realidade, fragmentou o saber até diversificar o conhecimento numa multiplicidade de disciplinas, e cada uma delas, em sua especialização'”. Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
Os professores do Ensino de Ciências, preocupados com os avanços e complexidade dessas questões, vêm promovendo debates em torno do exercício da cidadania, de um desenvolvimento integral do ser humano, em que se leve em conta todos os aspectos que envolvem esse desenvolvimento. Assim, levando-nos a uma reflexão em relação à adoção de práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências, como uma das possibilidades para sua melhoria”. Se for planejada de maneira contextualizada.
“Após as contribuições de Galileu e Descartes, na segunda metade do século XX, a fragmentação do conhecimento é vista como um entrave e, em contrapartida a isso, surge a interdisciplinaridade. Com os conhecimentos tão fragmentados, com tantas especialidades, os saberes dentro da escola não oferecem para o aluno um ensino contextualizado, que possa ser 11 utilizado e relacionado com atividades práticas do dia a dia” A interdisciplinaridade oferece aos educandos um ensino mais dinâmico, contextualizado, levando o aluno a ter uma visão globalizada do conhecimento no mundo em que está inserido.

Outros materiais