Buscar

Ted Síntese de proteína

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ted Odontogenética
Aluna: Sara Pereira de Castro
1- Descreva o processo de síntese de proteína
A síntese proteica é o processo de produção de proteínas, que acontece em duas fases: transcrição e tradução. 
Na transcrição, o gene vai ser transcrito em RNA mensageiro da seguinte forma: o RNA polimerase vai se ligar ao DNA até que encontre a região promotora, que é a região onde o gene está começando. Assim o RNA polimerase começará a usar uma das fitas de DNA como fita molde que será pareada com nucleotídeos livres. O pareamento vai ocorrer ligando a adenina e a uracila e ligando a citosina e a guanina, gerando assim uma fita de RNA mensageiro.
Já na tradução, acontece o seguinte: a decodificação do RNAm vai ser realizada pela parte menor do ribossomo. A parte maior do ribossomo atuará na formação da cadeia peptídica. Dois RNA transportadores se ligam ao ribossomo, para que aconteçam as ligações peptídica. Depois, o ribossomo se desloca, realizando assim a extensão da cadeia. A tradução no RNAm começa com o códon (AUG). Existirá um códon para que o processo de tradução se encerre.
2- Descreva o processo de duplicação do DNA
O DNA é uma dupla fita antiparalela que estão ligadas por pontes de hidrogênio. A duplicação de DNA acontece quando o material genético em uma célula é duplicado, isso ocorre antes da Mitose, durante a fase S da Intérfase. O sentindo de formação das novas fitas de DNA é 5’ 3’, e para que essa duplicação ocorra rapidamente, tem-se vários pontos de duplicação simultâneos. Cada fita original (mãe) será o modelo para nova fita. 
A duplicação começa quando uma enzima chamada helicase, quebra as pontes de hidrogênio que ligam a dupla fita de DNA, o que forma 2 forquilhas de duplicação. Logo depois, a DNA polimerase começa a ligar os nucleotídeos a fita mãe a partir de curtas sequências de RNA, uma das fitas é contínua, a outra é fragmentada, a DNA polimerase preenche todas as lacunas do DNA e a enzima ligase é a responsável por conectar todos os fragmentos, todo esse processo forma fitas filhas.

Outros materiais