A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
apol 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Reações Orgânicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A presença desses grupos substituintes aumenta a força de ácidos orgânicos, sendo que quanto maior for a eletronegatividade do grupo, maior a acidez”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEXTO DA ROTA DA AULA 1, p.12.
Com base no fragmento de texto, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto-base da Aula 1 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação à acidez de compostos orgânicos, assinale a alternativa que mostra a substância com maior acidez:
Nota: 10.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Você acertou!
Comentário: “A presença desses grupos substituintes aumenta a força de ácidos orgânicos, sendo que quanto maior for a eletronegatividade do grupo, maior a acidez” (texto aula 1, p.12). Quanto menor for o valor do pka, maior o valor da constante ácida (Ka), e maior a acidez da substância.
Questão 2/10 - Reações Orgânicas
Analise a figura a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEXTO DA ROTA DA AULA 1, p.12.
Com base na figura acima, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto-base da Aula 1 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação à acidez de compostos orgânicos, assinale a alternativa que mostra a substância com maior acidez, das apresentadas na figura:
Nota: 10.0
	
	A
	1
	
	B
	2
	
	C
	3
	
	D
	4
	
	E
	5
Você acertou!
Comentário: “A presença desses grupos substituintes aumenta a força de ácidos orgânicos, sendo que quanto maior for a eletronegatividade do grupo, maior a acidez” (texto aula 1, p.12). Quanto menor for o valor do pka, maior o valor da constante ácida (Ka), e maior a acidez da substância.
Questão 3/10 - Reações Orgânicas
Leia o excerto textual abaixo:
“Algumas substâncias que participam das reações podem ser denominadas nucleófilas ou eletrófilas, sendo que essas classificaram o tipo de reação orgânica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEXTO DA ROTA DA AULA 1, p.8.
Com base no fragmento de texto, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto base da Aula 1 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação às substâncias nucleófilas e eletrófilas, relacione corretamente as colunas abaixo:
I
1. eletrófilas
2. nucleófilas
II
(   ) afinidade por carga negativa
(   ) afinidade por carga positiva
(   ) seriam as bases de Lewis
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 2
Você acertou!
Comentário: “Nucleófilos: Substância que tem afinidade por carga positiva (ácidos de Bronsted-Lowry). São dotados de carga negativa ou sendo neutros, possuem um par de elétrons que pode ser compartilhado (que seriam as bases de Lewis)” (texto aula 1, p.8).
	
	B
	1 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 1
	
	D
	2 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 1
Questão 4/10 - Reações Orgânicas
Analise a figura a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEXTO DA ROTA DA AULA 2, p.6.
Com base na figura, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto-base da Aula 2 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação às reações orgânicas, assinale a alternativa que exprime corretamente o tipo de ligação que ocorreu na figura apresentada:
Nota: 10.0
	
	A
	Neutralização
	
	B
	Combustão
	
	C
	Substituição
	
	D
	Adição
Você acertou!
Comentário: “A reação descrita [...], o ciclo propano (hidrocarboneto de cadeia fechada e saturada) forma o propano (hidrocarboneto de cadeia aberta e saturada), ou seja, a reação de adição em cadeias cíclicas saturadas, formam cadeias lineares saturadas” (texto aula 2, p.6).
	
	E
	Eliminação
Questão 5/10 - Reações Orgânicas
Leia o texto a seguir:
“É possível notar, que mesmo em diferentes tipos de cadeia, normal ou ramificada, se forem cadeias abertas e saturadas, terão sempre a mesma relação da quantidade de carbonos e hidrogênios, ou seja, sem precisar montar a estrutura, saberíamos qual a quantidade de hidrogênios sabendo a quantidade de carbonos, ou vice-versa".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEXTO DA ROTA DA AULA 3, p.3.
Com base no texto apresentado, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto base da Aula 3 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação à fórmula geral dos hidrocarbonetos, relacione corretamente as colunas I e II a seguir:
I – Estruturas
1.
2.
3.
II - Fórmulas gerais
(  ) CnH2n
(  ) CnH2n+2+2
(  ) CnH2n-2
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: “alcanos, que são hidrocarbonetos de cadeia saturada, ou seja, possuem apenas ligação sigma (s) entre os carbonos. Esses hidrocarbonetos têm fórmula geral CnH2n+2 (texto aula 3, p.2), já os alcenos tem uma dupla tendo fórmula geral CnH2n  e os alcinos tem uma tripla ligação tendo fórmula geral CnH2n-2.
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 6/10 - Reações Orgânicas
Analise as estruturas orgânicas a seguir:
Fonte: Elaborado pelo autor da questão
Com base nas estruturas apresentadas, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto-base da Aula 2 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação à regra de Bayer, analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A regra de Bayer mostra que reações de adição em cadeias fechadas, pode ocorrer também com cadeias saturadas (somente ligações do tipo sigma s), mas dependendo da repulsão interna, que é definida pelos ângulos de ligação da cadeia.
(  ) Pela regra de Bayer, a substância 1 faz a reação de adição mais facilmente que a 2 devido ao fato de sua tensão interna ser maior.
(  ) A substância 3, pela regra de Bayer, é a que mais facilmente realiza a reação de adição, comparada com as três substâncias apresentadas.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F
Você acertou!
Comentário: Quanto menor o ângulo interno, maior a repulsão entre as ligações, e maior a instabilidade e consequentemente mais fácil ocorrer a reação de adição. Essa teoria é denominada teoria da repulsão dos anéis, atribuída ao químico alemão Johann Friedrich Adolf von Bayer (1835-1917). As reações de adição ocorrem nos cicloprapanos e ciclobutanos, que tem as maiores repulsões dos anéis.” (texto aula 2, p.5)
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – F
Questão 7/10 - Reações Orgânicas
Analise a figura a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEXTO DA ROTA DA AULA 1, p.4.
Com base na figura, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto base da Aula 1 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação à utilização dos conceitos ácido e base, assinale a alternativa que mostra corretamente qual definição é visualizada na figura:
Nota: 0.0
	
	A
	Definição de Kekulé.
	
	B
	Definição de Arrhenius.
	
	C
	Definição de Lewis.
	
	D
	Definição de Bronsted-Lowry.
Comentário: “Esse conceito é também conhecido como teoria protônica, ou seja, relacionado a possibilidade de recebimento ou doação de prótons. Mas o que seria o próton nesse contexto? Seria o átomo de hidrogênio que perdeu um elétron, se transformando em seu cátion. Escrevemos esse hidrogênio da seguinte forma: H+)" (texto aula 1, p.4).
	
	E
	Definição de Lux-Flood.
Questão 8/10 - Reações Orgânicas
Leia o texto a seguir:
Existem inúmeras reações orgânicas, entre elas a de adição, de eliminação e de substituição, sendo que cada uma delas tem uma certa particularidade que as diferencia.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Com base no texto, nos demais materiais disponibilizados, bem como no texto-base da Aula 2 da disciplina de Reações Orgânicas, em relação especificamente à reação de adição, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As reações de adição tem como característica principal, ocorrer apenas