Buscar

Noções Gerais de Direitos Autorais - Exercício 2

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca da autoria das obras intelectuais na Lei nº 9.610, de 1998, complete as lacunas abaixo.
	a) A obra _________________ é aquela cuja criação é atribuída a mais de uma pessoa.
	Resposta 1 
	b) A obra _________________ é aquela criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica e constituída pela participação de diferentes autores.
	Resposta 2 
	c) A obra _________________ é a criação intelectual nova que resulta da transformação de obra originária.
	Resposta 3 
Feedback
a) A obra em coautoria foi assim definida pela Lei de Direitos Autorais:
Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
[...]
VIII - obra:
[...]
a) em co-autoria - quando é criada em comum, por dois ou mais autores;
[...]
b) A obra coletiva recebeu a seguinte definição na Lei de Direitos Autorais:
Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
[...]
VIII - obra:
[...]
h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma;
[...]
c) A obra derivada foi conceituada pela Lei de Direitos Autorais nos seguintes termos:
Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
[...]
VIII - obra:
[...]
g) derivada - a que, constituindo criação intelectual nova, resulta da transformação de obra originária;
[...]
 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No tocante aos direitos morais do autor na legislação brasileira, julgue os itens abaixo (V ou F):
	Os direitos morais do autor são inalienáveis, irrenunciáveis, imprescritíveis e impenhoráveis.
	Resposta 1 
	Considerando que os direitos morais do autor são personalíssimos, não se pode falar em sua transmissão aos seus sucessores.
	Resposta 2 
	A Lei nº 9.610, de 1998, inovou no ordenamento jurídico ao garantir a proteção aos direitos morais dos autores de obras intelectuais, literárias, artísticas e científicas.
	Resposta 3 
	O autor goza do direito de retirar sua obra de circulação, independentemente de indenização, quando a circulação implicar afronta à sua reputação e à sua imagem.
	Resposta 4 
	Desde que respeitadas a sua honra e imagem e caso o autor tenha disponibilizado o acesso a sua obra em sítio na internet, o autor não pode se opor a qualquer modificação de sua obra.
	Resposta 5 
Feedback
1) Assertiva verdadeira.
A inalienabilidade e a irrenunciabilidade impossibilitam o autor de dispor dos referidos direitos, ainda que seja esta a sua vontade. A imprescritibilidade, por sua vez, autoriza a exigência dos referidos direitos na via judicial a qualquer tempo, independentemente de prazo. Por fim, a impenhorabilidade impede que os direitos morais sejam objeto de penhora em cumprimento de sentença ou processo de execução.
Embora o art. 27 da Lei de Direitos Autorais apenas estabeleça a inalienabilidade e a irrenunciabilidade dos direitos morais, a doutrina entende que, por serem direitos de personalidade, os direitos morais dos autores possuem todas as suas características.
2) Assertiva falsa.
Nos termos do § 1º do art. 24 da Lei de Direitos Autorais, os direitos morais estabelecidos nos incisos I a IV são transmissíveis aos sucessores do autor. Na verdade, há quem entenda que não se trata propriamente de transmissão de direitos morais, mas de autorização para que os sucessores do autor promovam a defesa dos direitos morais do falecido autor.
3) Assertiva falsa.
A Lei nº 5.988, de 1973, em seu art. 25, já previa um rol de direitos morais assegurados aos autores de obras intelectuais. A novidade da Lei nº 9.610, de 1998, consistiu em garantir ao autor o direito de ter acesso a exemplar único e raro da obra, em poder de terceiro, para preservar a sua memória (art. 24, VII).
4) Assertiva falsa.
Ao autor é assegurado o direito de retirar de circulação obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem, consoante disposto no art. 24, VI, da Lei de Direitos Autorais.
Todavia, o § 3º do mencionado art. 24 da Lei de Direitos Autorais ressalva a possibilidade de prévia indenização a terceiros, quando cabível.
5) Assertiva falsa.
O art. 24, IV, da Lei de Direitos Autorais consagra o direito moral do autor de assegurar a integridade de sua obra, podendo este se opor a quaisquer modificações que possam prejudicá-lo. Ademais, cumpre ressaltar que a proteção da Lei de Direitos Autorais independe do meio em que disponibilizada a obra.
 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito dos direitos patrimoniais de autor, julgue os itens a seguir (V ou F):
	Os direitos patrimoniais do autor de obra intelectual estão sujeitos a determinadas limitações estabelecidas em lei, podendo ser mencionada, como exemplo, a temporariedade fixada no art. 41 da Lei de Direitos Autorais.
	Resposta 1 
	Caso o autor não possua herdeiros, a sua obra intelectual cairá em domínio público no prazo de 10 anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subsequente ao de sua morte.
	Resposta 2 
	A Lei nº 9.610, de 1998, ao garantir a proteção às obras intelectuais durante toda a vida do autor e mais setenta anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subsequente ao de sua morte, foi mais benéfica aos autores, se comparada à Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas.
	Resposta 3 
	Se alguém adquire um livro, pode utilizá-lo livremente, inclusive produzindo cópias, desde que não haja intuito de lucro.
	Resposta 4 
	O armazenamento em computador de determinada obra científica não depende de prévia autorização de seu autor.
	Resposta 5 
Feedback
1) Assertiva verdadeira.
Os direitos patrimoniais de autor não são absolutos. A Constituição de 1988 estabelece que a propriedade deve cumprir sua função social.
2) Assertiva falsa.
Se o autor não possuir herdeiros ou sucessores, a sua obra intelectual cairá imediatamente em domínio público. Nesse sentido, confira-se o teor do art. 45, I, da Lei de Direitos Autorais:
Art. 45. Além das obras em relação às quais decorreu o prazo de proteção aos direitos patrimoniais, pertencem ao domínio público:
I - as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores;
[...]
3) Assertiva verdadeira.
A Lei de Direitos Autorais estabeleceu que os direitos patrimoniais do autor perduram por até setenta anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subsequente ao de sua morte (art. 41). A Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, por sua vez, assegurou a proteção por até cinquenta anos após a morte do autor de obra intelectual (Artigo 7, 1).
4) Assertiva falsa.
Nos termos do art. 37 da Lei de Direitos Autorais, a aquisição de exemplar de uma obra (ou até do original) não confere ao adquirente qualquer direito patrimonial sobre esta. Consoante lição de Carlos Alberto Bittar :
o princípio basilar, em tema de comunicação de criações intelectuais, é o de que o adquirente de original de obra ou de exemplar de seu instrumento ou veículo material de utilização (suportes) não lhe confere direito algum de ordem patrimonial, em nível autoral (art. 37).
5) Assertiva falsa.
O art. 29 da Lei de Direitos Autorais contempla um rol (exemplificativo) de condutas que necessitam de prévia e expressa autorização do autor de obra intelectual. Entre as referidas condutas, encontra-se a de armazenar obra em computador.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere a situação hipotética: A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) realizou curso presencial para a capacitação de servidores públicos em matéria de licitações e contratos administrativos. Entre os materiais de leitura complementar ao curso, distribuídos aos servidores públicos em formato de apostilas, foi disponibilizada uma cartilha elaborada pela própria ENAP e um artigo do jurista "X". Quanto àelaboração e ao uso da referida cartilha, assinale a alternativa correta:
 
a. A reprodução da cartilha, por um dos servidores públicos que participou do curso, para distribuição depende de autorização da ENAP, a qual seria dispensável se o material tivesse sido disponibilizado em meio virtual, porque, nesse caso, se entende que a obra caiu em domínio público.
b. Considerando que a realização do curso atende ao interesse público, porquanto destinado à capacitação de servidores públicos, e que não há intenção de lucro, a ENAP não precisa de autorização do jurista "X" para a reprodução de artigo seu.
c. É possível afirmar que não constituiu ofensa aos direitos dos autores a utilização de trechos de suas obras na elaboração da cartilha, independentemente de autorização, já que os trechos citados foram seguidos de indicação do nome do respectivo autor e da origem de sua obra. 
Assertiva correta. A citação de trechos de obras, desde que acompanhada da indicação da autoria e de sua origem, não constitui violação aos direitos autorais, consoante o disposto no art. 46, III e VIII, da LDA, cujo teor é o seguinte:
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
[...]
III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;
[...]
VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores.
d. Caso a ENAP solicite a revisão da cartilha, em razão de alterações na legislação de licitações e contratos administrativos, a pessoa que a promover será considerado autor em coautoria da obra.
e. Caso determinado servidor público participante do curso resolva utilizar a cartilha como prova em processo administrativo disciplinar ao qual esteja respondendo, para justificar determinado ato seu, será indispensável a obtenção de prévia autorização da ENAP.
Feedback
A resposta é : É possível afirmar que não constituiu ofensa aos direitos dos autores a utilização de trechos de suas obras na elaboração da cartilha, independentemente de autorização, já que os trechos citados foram seguidos de indicação do nome do respectivo autor e da origem de sua obra.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a proteção das obras na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, assinale a alternativa incorreta.
 
a. O relatório de uma comissão de processo administrativo disciplinar, no âmbito da administração pública federal, porquanto elaborado por três servidores, constitui obra em coautoria que pode ser protegida nos termos da Lei nº 9.610, de 1998. 
Nos termos do art. 8º, IV, da Lei de Direitos Autorais, os atos oficiais não são objeto de proteção como direitos autorais.
b. Os atos normativos não estão sujeitos à proteção da Lei nº 9.610, de 1998 , podendo ser, por exemplo, reproduzidos em material didático disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) independentemente de prévia autorização da autoridade máxima do órgão ou entidade emissora da norma.
c. As traduções e adaptações de obras caídas no domínio público são consideradas obras intelectuais protegidas, nos termos da Lei nº 9.610, de 1998, desde que apresentadas como criação intelectual nova.
d. Nos materiais didáticos elaborados para os cursos oferecidos pela ENAP, não devem ser utilizados logotipos ou imagens associados a marcas famosas, mas a referência ao nome da marca é admitida.
e. As ideias, por si só, não são protegidas pela Lei nº 9.610, de 1998, admitindo-se, portanto, a utilização de uma ideia de determinada obra como base para a elaboração de outra.
Feedback
A resposta é: O relatório de uma comissão de processo administrativo disciplinar, no âmbito da administração pública federal, porquanto elaborado por três servidores, constitui obra em coautoria que pode ser protegida nos termos da Lei nº 9.610, de 1998.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com legislação autoral brasileira, julgue os itens a seguir:
I - Os direitos patrimoniais do autor, assim como os direitos morais, podem ser integralmente transferidos a terceiros, a título gratuito ou oneroso.
II - A cessão e a licença constituem formas de transferência de direitos patrimoniais do autor.
III - A licença consiste em ajuste por meio do qual o autor concede a terceiro autorização para a utilização de determinada obra.
IV - A cessão, ajuste por meio do qual o autor transfere a terceiro a titularidade de determinada obra, está sujeita a prazo máximo de 5 anos.
Está(ão) correta(s):
 
a. Apenas a assertiva II.
b. As assertiva I e II.
c. As assertivas II e III. 
d. As assertivas II e IV.
e. Todas as assertivas.
Feedback
I - Assertiva falsa.
Os direitos patrimoniais podem ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, observadas as limitações do art. 49 da Lei de Direitos Autorais. Contudo, é vedada a transferência dos direitos morais (art. 49, I). Os direitos morais são inalienáveis e irrenunciáveis.
II - Assertiva verdadeira.
Nos termos do art. 49 da Lei de Direitos Autorais, a transferência dos direitos patrimoniais do autor pode ser dar por qualquer meio admitido em Direito, inclusive por meio de licenciamento e cessão.
III - Assertiva verdadeira.
A licença garante o direito de utilização da obra, sem que haja qualquer transferência da titularidade de direitos patrimoniais sobre ela.
IV - Assertiva falsa.
A cessão não está sujeita a prazo máximo, podendo as partes estipular o prazo que lhes convier. No entanto, caso não haja estipulação contratual escrita a respeito do prazo da cessão, o prazo máximo será de 5 anos (art. 49, III, da Lei de Direitos Autorais).
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Administração Pública e os direitos autorais, julgue os itens a seguir:
I - Caso a União resolva subvencionar integralmente a produção de espetáculo teatral, caberá a ela os direitos autorais sobre a obra.
II - A Lei de Direitos Autorais não disciplina a titularidade de obras produzidas por servidores públicos no exercício de suas funções.
III - O Tribunal de Contas da União possui entendimento no sentido de que ao servidor público autor de determinada obra, como, por exemplo, um manual confeccionado para auxiliar na divulgação das condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral, são assegurados todos os direitos sobre ela, ainda que produzida no exercício regular de suas atribuições.
Assinale a alternativa correta:
 
a. Apenas a assertiva I é verdadeira.
b. Apenas a assertiva II é verdadeira. 
c. Apenas a assertiva III é verdadeira.
d. As assertivas I e III são verdadeiras.
e. Todas as assertivas são falsas.
Feedback
I - Assertiva falsa.
O art. 6º da Lei de Direitos Autorais possui a seguinte redação:
Art. 6º Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas.
II - Assertiva verdadeira.
A Lei de Direitos Autorais nada dispôs sobre a titularidade de obras produzidas por servidores públicos ou empregados. Em sentido diverso, a Lei de Propriedade Intelectual (Lei nº 9.279, de 1996) estabeleceu expressamente que as invenções e modelos de utilidade decorrentes de contrato de trabalho pertencem exclusivamente ao empregador (arts. 88 e 93). Disposição semelhante consta da Lei nº 9.609, de 1998, a qual disciplina os direitos sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador.
III - Assertiva falsa.
Confira-se trecho do Acórdão 883/2008 – Plenário, do Tribunal de Contas da União a respeito do assunto:
"Isso não significa, contudo, que os servidores que os produziram possam titular os correspondentesdireitos autorais. Note-se que os redatores dos aludidos manuais estão, na hipótese, no exercício de uma função pública, cumprindo as atribuições de seus cargos, não realizando nenhuma criação de seu interesse privado. Não podem, por conseguinte, auferir benefícios privados decorrentes diretamente do exercício de uma função pública sem que haja, para tanto, expressa previsão legal. E não há dispositivo expresso a respeito, na LDA".
derivada
VERDADEIRO
FALSO
FALSO
FALSO
FALSO
VERDADEIRO
FALSO
VERDADEIRO
FALSO
FALSO
em coautoria
coletiva

Continue navegando