Buscar

Avaliação deElementos Mecanica Precisão 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FATEC - F a c u l d a d e d e Te c n o l o g i a d e B auru
Nome: LUCÍ NEIDA PIRES RABITTO Nº 
Curso: SISTEMAS BIOMÉDICOS - MANHÃ 2 SEMESTRE 
data 16/04/2021
1ª Avaliação de Elementos de Mecânica de Precisão 1
1. Defina o centro de gravidade, exemplificando a sua aplicação.
Resp: Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Para certos corpos homogêneos e de forma simples, tais como uma barra, uma esfera, um cilindro, etc.,
Para determinar o centro de massa rcm de um objeto plano é muito simples: basta suspendê-lo em um ponto, por uma força de tração criada por um fio, por exemplo e riscar desde o ponto de suspensão até a extremidade inferior do objeto, como para determinar o centro de gravidade.
 2 ) Construir denominar e explicar o diagrama tensão x deformação.
Resp:
 
2. Defina vínculos estruturais, exemplificando a sua aplicação.
Resp: Denominamos vínculos ou apoios os elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura. É o conjunto de elementos de construção, composto com a finalidade de receber a transmitir esforços Estruturas Isostáticas A estrutura é classificada como isostática quando o número de reações a serem determinadas é igual ao número de equações da estática.
 4) Descreva e explique as classes de resistência.
Resp: A classificação de resistência é uma numeração que indica a resistência à tração, ruptura e escoamento de um parafuso. Ela é indicada por dois números que, de acordo com a norma ISO 898 parte 1, devem ser gravados na superfície da cabeça dos parafusos de forma legível a critério do fabricante.
 5) Descreva e explique os tipos de cargas existentes.
 Resp: A interação entre dois corpos portadores de cargas elétricas obedece à Terceira Lei de Newton (Princípio da ação e reação). Sobre cada um dos dois corpos atua uma força que se deve a presença do outro, Por isso, convencionou-se que há duas espécies de cargas elétricas: a positiva, que tem comportamento igual ao do próton; e a negativa, que se comporta como a carga elétrica do nêutron. Os nêutrons não apresentam a citada propriedade física, isto é, os nêutrons não possuem carga elétrica. Quando um corpo está em equilíbrio, isto é, a quantidade de carga negativa e positiva é igual, dizemos que o corpo está neutro, ou sem carga elétrica. Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
 6) Descreva e exemplifique os vínculos estruturais.
Resp: Vínculos ou apoios os elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura. Nas estruturas planas, podemos classificá-los em 3 tipos. Vínculos de 1ª classe: este tipo de vínculo impede o movimento de translação na direção normal ao plano de apoio, fornecendo-nos desta forma, uma única reação (normal ao plano de apoio). Representação simbólica: Vínculos de 2ª Classe
Este tipo de vínculo impede apenas dois movimentos; o movimento no sentido vertical e horizontal, podendo formar duas reações. (vertical e horizontal). Representação simbólica:
Engastamento de 3ª Classe
Este tipo de vínculo impede a translação em qualquer direção, impedindo também a rotação do mesmo através de um contra momento, que bloqueia a ação do momento de solicitação.
 Boa Prova 
 Prof. João Alberto

Outros materiais