Buscar

atividade (Contingência e contíguidade)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Teorias I- Behaviorismo
Professora: Larissa Siqueira 
Monitoras: Vitória Dourado
ANALISANDO ALGUNS CASOS: 
1. Levando em conta os conceitos dados pelo Behaviorismo Radical acerca de eventos contingentes e contíguos, analise a tirinha e responda os itens abaixo:
A) O comportamento de escrever na parede “Mônica dentuça” emitido por Cascão e Cebolinha é um evento contingente ou contíguo, considerando a resposta da Mônica evidenciada no último quadrinho da tirinha ? 
B) Jusfique sua resposta:
2. Carlos é um estudante de 22 anos que cursa finanças. Ele costuma acordar todos os dias às 5:30 para conseguir pegar seu ônibus e hoje não foi diferente. Entretanto, quando estava no ônibus, percebeu que esquecera um de seus trabalhos importantíssimos, com limite de entrega até o fim do dia. Diante disso, Carlos achou melhor voltar para casa, buscar seu trabalho. No caminho de volta, começou a chover e ele teve de acelerar o passo, assim o fez. Após isso, retornou para a parada, onde embarcou em seu ônibus pela segunda vez no dia.
Na situação abordada, a resposta emitida por Carlos de “Esquecer o trabalho” e o evento climático de “começar a chover” possuem qual tipo de relação? (Contingente ou contíguo) Descreva o porquê.
3. Ainda sobre eventos contingentes e contíguos, observe a situação exposta: 
Larissa é uma professora universitária e Vitória é uma de suas alunas na disciplina de “Teorias I- Behaviorismo”. Certo dia, Larissa estava explicando um conteúdo, quando Vitória a interrompeu abruptamente e respondeu de forma grosseira ao que a professora tinha comentado. Diante daquela situação desconfortável, Larissa preferiu não estender o assunto e prosseguiu a aula, apesar de ter ficado extremamente magoada e envergonhada. Algumas semanas depois, ocorreu a primeira atividade avaliativa do semestre, na qual Vitória não se saiu muito bem. Ao questionar alguns colegas de turma, a aluna pôde perceber que a correção de sua prova tinha sido bem mais minuciosa e crítica, quando comparadas com os demais. Posto isso, responda:
A) A resposta emitida por Vitória de “Ser grosseira” pode ser considerada qual evento (contingente ou contíguo) ao comportamento da professora Larissa de “Pegar mais pesado na correção”? 
B) O fato da professora Larissa ter continuado a aula, mesmo sentindo-se desconfortável, muda o caráter do evento? Justifique
4. Jade é uma menina de 5 anos, ela costuma brincar no parque, todas as tardes, com sua baba Ana. Em uma tarde ensolarada de sexta, Ana e Jade seguiram seu cronograma e, como de costume, foram dar comida aos patinhos que habitavam o lago da região. Elas sempre levavam pães e jogavam nas proximidades dos bichinhos que, rapidamente, vinham buscar. Enquanto Jade acabava de jogar os últimos pedaços de pães, sua baba pisou em uma poça de água e escorregou, caindo dentro do lago. 
A) Podemos dizer que a resposta emitida por Jade de “Jogar os pães/ alimentar os patos” provocou a da baba de “escorregar e cair no lago”? Considerando sua resposta acerca desse primeiro questionamento, podemos dizer que é um evento contíguo ou contingente? 
B) Esses eventos possuem algum tipo de relação? Qual? 
 RESPOSTAS: 
1.
A) Trata-se de um evento contingente.
 B) A resposta de Mônica, evidenciada no último quadrinho, foi produzida (é fruto) do comportamento emitido por Cascão e Cebolinha. Muito provavelmente, se ação dos meninos de escrever “Mônica dentuça” no muro não tivesse sido realizada, a consequência de “bater nos meninos” não existiria. Desse modo, são eventos contingentes, pois estão diretamente relacionados, uma vez que um proporciona o surgimento do outro. 
2.
Trata-se de um evento contíguo, pois possuem apenas uma relação temporal. A resposta emitida por Carlos de “esquecer o trabalho” não foi o que produziu o evento climático “chuva”, ambos só aconteceram um após o outro. Muito provavelmente se Carlos não tivesse esquecido a atividade, ainda sim, choveria.
3.
A) Pode ser considerada um evento contingente.
B) Não, não modifica o caráter do evento, já que os eventos contingentes são caracterizados pela relação de dependência com o responder e não com o tempo. Desse modo, por mais que, na grande maioria das vezes, aconteçam um após o outro, isso não é obrigatório. Larissa pegou pesado na prova, devido a atitude da aluna Vitória de “Ser grossa”, não importa se passam algumas semanas, meses, ou até anos. Se a resposta emitida pela professora de “correção minuciosa” ainda está sendo motivada por aquele acontecimento, como é o caso do exemplo, dizemos que ele é contingente, ou seja, a resposta da aluna Vitória produziu a da professora Larissa. 
4.
A) Não, não produziu. Trata-se de um evento contíguo.
B) Levando em conta as respostas anteriores, podemos dizer que o comportamento emitido por Jade de “alimentar os patinhos com pães no lago” e o da baba Ana de “escorregar e cair” somente aconteceram em um espaço de tempo próximo, ou seja, possuem, apenas, uma relação de temporalidade. Portanto, é possível presumir que, muito provavelmente, se Ana passasse pelo mesmo local com a presença de determinada poça, independente de Jade estar ou não alimentando os bichinhos, ela cairia no lago.

Outros materiais