Buscar

DOS CRIMES CONTRA A HONRA - DIREITO PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL 
Dos Crimes Contra a Honra
CALÚNIA (art. 138)
 é a imputação falsa de um fato criminoso a alguém, ofendendo a honra objetiva (reputação), imagem que a pessoa possui junto a seus semelhantes dentro da sociedade. Conduta: imputar falsamente fato definido como crime a alguém (imputar contravenção penal é fato atípico, não é calúnia e sim difamação).
Exceção da verdade: haverá o crime de calúnia se o fato imputado for falso. Através da exceção da verdade o agente poderá demonstrar a veracidade do fato criminoso, e se tal fato criminoso não foi praticado pela vítima da calúnia, este agente terá cometido o crime de denunciação caluniosa, pois deu início a uma investigação/procedimento judicial contra a vítima.
DIFAMAÇÃO (art. 139)
 imputar fato ofensivo a terceiro, desde que o fato não seja criminoso; mesmo que a imputação seja verdadeira, o crime é praticado, motivo pelo qual não se admite exceção da verdade. Atinge a honra objetiva da vítima.
Há exceção da verdade se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções. Ex: “A”, escrivão de polícia, é ofendido por “B”, que afirmou a terceiros que o policial chega tarde ao trabalho e que se apresenta na Delegacia sob efeito de álcool. O Estado tem responsabilidade sobre seus servidores (será averiguado).
Conduta: imputar fato não criminoso a terceiro, porém desonroso, manchando a sua reputação. O crime ocorre mesmo se o fato for verdadeiro.
INJÚRIA (art. 140)
 é a ofensa à honra subjetiva, ou seja, a imagem que o sujeito tem dele mesmo. (Imputar qualidade negativa à vítima). Conduta: injuriar é a manifestação, por qualquer meio, de um conceito ou pensamento que importe ultraje, menoscabo, ou vilipêndio contra alguém. Não cabe a exceção da verdade.
Perdão Judicial: ocorrerá quando a vítima injuriada provocou injustamente o autor do crime, ou quando houve uma troca de injúrias entre os agentes.
Injúria Real (qualificadora): ocorre quando dois bens são ofendidos, a honra e a incolumidade física da vítima. Ocorrerá quando o agente praticar (vias de fato) ou lesão corporal, com nítido propósito de injuriar a vítima ou humilhá-la.
Injúria Racial (qualificadora): é praticada a pessoas por condição de raça, etnia, religião ou origem (Racismo). Também é uma forma de injúria qualificada aquela voltada para portadores de deficiência física e idosos.
Poderá haver retratação do querelado que praticar calúnia ou difamação, (antes da sentença), ficando isento de pena mesmo que a vítima não concorde, somente aquele que se retratou.
Os crimes contra a honra são de ação penal privada (queixa-crime) salvo no caso de injúria real (praticado mediante lesão), sendo então de ação pública condicionada a representação. Injúria racial = ação penal pública condicionada a representação também.

Outros materiais