Buscar

Prova - Ética, Cidadania e Responsabilidade Socioambiental - FACULDADE ESTRATEGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estratego
Prova
Ética, Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
Em qual documento foi divulgado oficialmente pela primeira vez o conceito de Desenvolvimento Sustentável?
Relatório de Brundland
O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Essas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética. Para que o sujeito ético possa existir, faz-se necessário o preenchimento das seguintes condições:
I. Ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais entre si.
II. Ser consciente de si, isto é, ser capaz de refletir e de reconhecer sua existência como ser ético.
III. Ser dotado de virtude, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência); e da capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
IV. Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la, bem como às suas consequências, respondendo por elas.
V. O sujeito da ação moral deve assumir aquelas ações que devem, de certa forma, viabilizar suas necessidades e desprezar as ações que não venham a atender aos seus interesses, mesmo que estas ações possam atender ao interesse coletivo.
Estão corretas apenas:
I, III e IV
Sobre a Lei 12.305/2010, que legisla sobre a responsabilidade de gerenciamento de resíduos sólidos, marque a alternativa incorreta:
Se aplica aos rejeitos radioativos.
Nos últimos anos, tem-se constatado um considerável aumento na taxa de desemprego no Brasil, e muitos destes ex-funcionários de empresas têm apostado, sem o mínimo preparo, na constituição de novos negócios. Este novo negócio surge do sonho de independência financeira, de liberdade de horários e de ficar rico. Mas, a realidade aponta para um triste cenário. Apenas um pequeno número destes “empreendedores”, têm conseguido prosperar, gerando grande frustração e desespero nos demais, e indicando que é necessário um planejamento mais efetivo, pautado em fundamentos éticos, com uma boa preparação teórica. Assim, realizar ações empreendedoras pautadas princípios éticos, assumindo as responsabilidades sociais do empreendedor, requer:
Ter postura empresarial solidária, pela melhoria da qualidade de vida dos empregados, pela preservação do meio ambiente e pela qualidade dos produtos ou serviços prestados.
A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um “novo paradigma para as empresas”, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing
O deslocamento do foco da promoção do consumo para a promoção do consumo responsável.
“Cada ação que tomamos hoje é, portanto, um passo no sentido da existência do amanhã. Por isso, a humanidade tem a responsabilidade não só com aqueles que já habitam o planeta, mas também com as gerações futuras” (Adaptado de ALMEIDA, Rodrigo. Desenvolvimento sustentável. 2009). Assinale a opção correta acerca das ideias apresentadas no texto.
A ideia de um desenvolvimento sustentável prevê um sistema de produção que leve em conta não somente as necessidades presentes, mas também a capacidade das gerações futuras de suprirem suas necessidades.
Segundo a Teoria dos Stakeholders, associada à Responsabilidade Socioambiental das empresas, é possível afirmar que:
As empresas que buscam a sustentabilidade devem necessariamente envolver todos que as compõem direta ou indiretamente.

Outros materiais