Buscar

Alfaletrar- Consciência fonológica fase fonológica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID - ALFABETIZAÇÃO
COORDENADORA INSTITUCIONAL E DE ÁREA - Profa. Ma. Alessandra Corrêa Farago
Nome: Rafaela Damascena de Araujo Ribeiro Data: 25 / 04 /2021
RELATÓRIO REFLEXIVO DE VÍDEO 
Título dos vídeos: Alfaletrar - Consciência fonológica: fase pré-fonológica Alfaletrar - Consciência fonológica: fase fonológica
1. Como esse vídeo contribuiu para a minha formação (em formato de texto)?
Contribuiu que a consciência fonológica mostra que temos que trabalhar em paralelo de dois paradigmas, paradigmas psicogenético e paradigma fonológica.
2. O que eu aprendi ao assistir esse vídeo (em formato de texto)?
A comunicação (escrita e oral) possui unidades, por exemplo: palavras, compostas por sílabas, e essas palavras são compostas por unidades menores (ou seja, letras). Portanto, a consciência fonológica é a expressão consciente e proposital da pronúncia correta de cada som.
 EX: ajudar a criança na habilidade de articular rima (sons similares ) ou na pronúncia correta de palavras como em trocas de sons como B/P T/D V/F SZ.
3. Considerações a respeito dos principais aspectos abordados no vídeo (faça em tópicos):
· Consciência Pré-fonológica
· Consciência fase fonológica
· Conhecimento
· Desenvolvimento
· Fonema
· Psicogênese da língua escrita
· Icônico
· Garatujas
· Silábica sem valor sonoro
· Silábica com valor sonoro
4. Relatório descritivo e reflexivo do vídeo (apresente, em formato de texto, os principais aspectos abordados no vídeo e faça uma reflexão sobre as questões práticas apresentadas relacionando-as com os aspectos teóricos):
O vídeo nos mostra como trabalhar com os alunos na fase de pré-fonológica e na fase de fonológica e dá exemplos de alguns professores que estão com os alunos, isso é bem importante de sabe porque vai ajuda muito na nossa formação. Mostra-nos também que, na fase fonética, devemos sempre iniciar com texto e atividades, e selecionar palavras isoladas do texto que foi trabalhado para que a criança possa compreender melhor as diferenças entre os fonemas por meio do confronto entre eles. Proponha algumas atividades nas quais você usará uma tabela de entradas repetidas com linhas e colunas, como uma casa, um vagão de trem ou uma parte de peças. Primeiro, use sílabas simples em um padrão semelhante a vogais para preencher a caixa por vários meses para encorajar as crianças a fazer hipóteses e desafiá-las a descobrir o segredo de colocar os fragmentos na casa. Assim como as palavras do texto, presumimos alguns caso, como; PIPA, PATO, BICO e TATU. 
Para que o aluno possa formular suas próprias hipóteses, é necessário que o professor compreenda o processo e como agir a partir dele. A psicogênese traz grande colaboração e esclarece o conceito de como as crianças constroem a linguagem escrita por meio de estágios / etapas. E fundamental que as novas geração psicológica devem estar ligada à psicologia sociocultural de Vygotsky, que nos trouxe o conceito de trabalhar em uma zona de desenvolvimento proximal. Não podemos permitir que nossas criança enfrentem os processo sozinho, precisamos entender em que estágio ele se encontra e como ajudá-lo a passar para o próximo estágio.

Outros materiais