Buscar

A busca pela perfeição segundo a Bíblia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

sede vóS perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste
Início
Mateus 5:48 – “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. 
Τέλειος (Téleios) – é a palavra grega usada no verso 48. Ela também é encontrada em Mateus 19:21 quando Jesus fala ao jovem rico: “se queres ser perfeito (Téleios) vai e vende teus bens e dá aos pobres.” Ela aparece mais 17 vezes no novo testamento sendo outras delas: 
1 Coríntios 2:6 Almeida Revista e Corrigida - “Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos (Téleios); não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;”
1 Coríntios 2:6 Almeida Revista e Atualizada - “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados (Téleios); não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;”
‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Hebreus 5:14 - “Mas o alimento sólido é para os adultos (Téleios), para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Também está em Tiago 1:4 e 1 Coríntios 14:20, entre outros. Como se vê, há algumas formas de verter o termo grego Τέλειος. O contexto de cada caso nos trará o melhor entendimento.
‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
Meio 
Mateus 5:48 – “Portanto, sede vós perfeitos (Téleios) como perfeito é o vosso Pai celeste”. Tire esse texto do seu contexto e você pode transformá-lo em algo que a Bíblia jamais disse. Vamos ler a partir do versículo 43. Essa passagem nos ensina o contrário do que muitas pessoas pensam, ela não fala sobre o “eu”, mas sim sobre ser perfeitos (maduros espiritualmente) em amor ao próximo como nosso Pai celestial.
Lucas 6:36 – é a passagem paralela com Mateus. “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” Observando desde o versículo 32, vemos a semelhança entre ambos os textos e como eles são realmente paralelos.
Colossenses 3:13-14 - “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” Temos que ser iguais a Deus em perdoar como ele nos perdoa (perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores). Deus usa muito a didática de se colocar como exemplo a ser seguido.
George R. Knight, historiador e ex-professor na Andrews University: “[...] quanto mais pensava acerca de mim mesmo e minha perfeição, mais egocêntrico me tornava, mais crítico eu me tornava com aqueles que não tinham alcançado o meu “alto nível”. […] Esse era o paradoxo da minha perfeição. Em meu esforço para reproduzir perfeitamente o caráter de Cristo, eu havia mais de perto imitado o caráter do inimigo. Se aceitastes a Cristo como seu salvador pessoal, deveis diminuir o eu e procurar auxiliar os outros. Falai do amor de Cristo, contai de sua bondade.” 
Fim
Mateus 25:31-46 - “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.”
‬‬‬‬‬‬
No meio do grupo que foi rejeitado por Deus, há muitos fariseus. Eles podem falar: espere um segundo, Senhor! Tínhamos quase 1500 leis e normas e regulamentos sobre o sábado, pagávamos os dízimos rigorosamente, tínhamos uma boa dieta, o Senhor tinha que nos salvar. 
Jesus responde: vocês não entenderam. Não assimilaram o princípio do meu reino. Vocês não entenderam a filosofia que eu coloquei na natureza, que mesmo corrompida pelo pecado, ainda demonstra os traços do altruísmo original: o sol não ilumina para si mesmo, as árvores não dão frutos para a própria degustação, os rios não trazem água para sua própria sede, eu não me entreguei na cruz por egoísmo. 
Se as pessoas não estão transmitindo o amor de Deus ao seu próximo, é porque não o tem. Se as pessoas têm o amor de Deus no coração, não há nenhuma maneira que ele possa ser reprimido. Por isso a expressão do amor é o critério no grande julgamento final.
Não estou falando de salvação pelas obras, mas sim que o nascimento pregado por Cristo inclui a mudança da pessoa do egoísmo e egocentrismo para o altruísmo e amor ao próximo. 
O retrato bíblico da perfeição é tornar-se maduro em expressar o amor de Deus. As pessoas que estão no processo de santificação estão formando um caráter mais próximo do de Cristo, porque “Deus é amor” (1 João 4:8).
A demonstração final ao universo do que a graça pode fazer na vida humana será uma demonstração do poder de Deus em transformar indivíduos egoístas em pessoas que amam a Deus e o próximo. Essa demonstração final não é retratar uma pessoa que finalmente alcançou a vitória sobre a pizza de quatro queijos, ou mudou algum comportamento ou vício. A grande demonstração trata da reprodução do caráter de Cristo.
Conclusão: a perfeição que Deus pede para nós, não tem o sentido de não errar ou sempre fazer a coisa certa, seguir uma lei rígida. Essa forma de pensar pode afetar negativamente as pessoas, quando exigimos a perfeição aos olhos humanos dos outros. 
A perfeição de Deus e da Bíblia é o oposto dessa, ela tem a ver com servir, se aproximar, ter misericórdia, ser maduro para perdoar até mesmo um inimigo, tudo com amor. É uma santidade que aproxima e salva as pessoas. Com isso irmãos, eu quero fazer um convite para vocês, sigam a recomendação de cristo: sede perfeitos como perfeito é o vosso pai celeste.
João 13:35 – “Nisto conhecerão todos os que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Outros materiais