Buscar

COURO CABELUDO, FACE E MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANATOMIA II
COURO CABELUDO, FACE E MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO
COURO CABELUDO
Consiste em 5 camadas, cujas três primeiras estão conectadas e se movem como uma unidade. Algumas pessoas conseguem movimentar devido a uma musculatura eficiente para isso, chamada de escalpe. No inglês SCALP, cujas letras são as mesmas das iniciais das camadas.
CAMADAS 
1. PELE (skin): frequentemente apresenta numerosos pelos longos, que com o passar da idade podem cair.
2. TELA SUBCUTÂNEA DENSA (close subcutaneous tissue): constituída de tecido adiposo, sendo o estrato mais profundo mais membranáceo e vascular que sangra muito, pois os vasos sanguíneos não possuem resposta de contração e devem ser estancados por pressão ou sutura.
3. APONEUROSE: nela se instala o músculo occiptofrontal, sendo constituído de um ventre anterior e um posterior. É uma camada de tecido fibroso que cobre a calvária e é muito sensível a dor.
4. TECIDO SUBAPONEURÓTICO FROUXO (loose sbaponeurotic tissue): camada onde se instalam infecções e permitem a transmissão de bactérias e toxinas pelas veias emissárias, fornecendo uma conexão com o crânio.
5. PERICRÂNIO: periósteo externo do crânio.
INERVAÇÃO E IRRIGAÇÃO 
FACE
MÚSCULOS DA EXPRESSÃO FACIAL 
São responsáveis por expressões realizadas pela face e são mais superficiais e, muitas vezes, possuem inserção dérmica ou origem e/ou inserção óssea ou fibrosa. Eles se confundem e um pode se inserir ou se originar no outro. São identificados e descritos de acordo com a área em que ele atua. 
As rugas acontecem por causa da quebra do colágeno devido ao desgaste e podem ser irreversíveis. As rugas da expressão facial, chamadas de linhas de Langerhans, são rugas senis, que têm evolução. 
· Indivíduos com mais de 30 anos exacerbam o sulco nasolabial (famoso bigode chinês).
· Indivíduos com mais de 40 anos, principalmente em mulheres, onde o colágeno é mais delicado e frouxo, aparecem pequenas rugas perpendiculares à rima labial e nos cantos laterais dos olhos (pés de galinha).
MÚSCULO ORBICULAR DO OLHO:
Cirurgias de correção da ptose palpebral, uma pare dele é retirada. Esse músculo possui uma parte periférica orbital, que se prende na borda medial da órbita, no osso frontal e na maxila. Suas fibras são elípticas, completas e talvez sem interrupção.
A parte palpebral possui fibras que se originam no ligamento medial palpebral e a parte lacrimal se situa atrás do saco lacrimal. No seu conjunto, a ação do orbicular é de proteger o olho de luzes intensas e de lesões. O fechamento forte da pálpebra é executado em conjunto da parte palpebral com a parte orbital desse músculo e a bochecha pode ser elevada pela rima palpebral.
O músculo supressor do supercílio pode agir em conjunto com o músculo frontal em expressões de severidade (cara fechada).
A paralisia do orbicular resulta na queda da pálpebra inferior e no constante derramamento de lágrimas.
MÚSCULOS NASAIS:
· Músculo Prócero, considerado ímpar.
· Músculo Nasal, parte transversa e parte alar, que auxilia na abertura das narinas, principalmente quando o paciente tem dispneia.
· Músculo Depressor (Abaixador) do Septo Nasal, considerado par ou ímpar. Tem a função de trazer a columela (meio do nariz) para baixo. 
· Músculo Levantador do Lábio Superior faz o corrugamento do dorso nasal e é comumente usado em expressões de raiva.
MÚSCULOS DA BOCA:
· Músculo Orbicular da Boca: é o esfíncter da boca e faz a oclusão do espaço entre os lábios (rima labial). Sua contração súbita faz com que haja a projeção dos lábios, expressões de biquinho. 
· Músculo Risório, chamado de músculo do sorriso sarcástico.
· Músculo Depressor do Ângulo da Boca.
· Músculo Depressor do Lábio Inferior.
· Músculos Mentais: fazem a inversão do lábio inferior, fazendo com que o sulco mentolabial fique mais pronunciado.
· Músculo Bucinador: é acessório da mastigação.
INERVAÇÃO 
A inervação motora da face é feita pelo Nervo Facial (VII par craniano). Ele emerge pelo forame estilomastoideo e emite um constante ramo posterior chamado Nervo Auricular Posterior, que se contorna posteriormente ao meato acústico interno indo fazer a inervação motora do nervo occipital e dos auriculares posterior e superior. Na glândula parótida, ele se divide em temporofacial (formando o ramo zigomático, o ramo temporal e os nasais bucais) e cervicofacial (formando ramos para os nervos bucais, o ramo marginal da mandíbula e o ramo cervical).
RAMOS: temporais, zigomáticos, nasais bucais, marginal da mandíbula e cervical.
VASOS FACIAIS
Artéria Facial: ramo da carótida externa. É muito tortuosa e toma parte em numerosas anastomoses. Seus ramos são: artéria labial inferior, que penetra no orbicular da boca e irriga pele, músculos e membrana mucosa do lábio inferior, artéria labial superior, que apresenta trajeto similar no lado superior, ramo nasal lateral, que irriga a asa e o dorso do nariz e a artéria angular, que é a terminação da facial e estabelece comunicação entre artérias carótidas externa e interna. 
Ramos da artéria oftálmica: artéria supraorbital e supra troclear, fazendo uma anastomose entre o território da carótida externa e interna.
Artéria Maxilar: ramo terminal da carótida externa. Emite inúmeros ramos que vão ao crânio e a região da face. Ela é a principal da face que irriga profundamente e superficialmente a face e a base do crânio (face posterior do crânio).
Artéria Carótida comum (C4) forma o seio carotídeo, que se divide em carótidas interna (mais posterior e medial) e externa (mais anterior e lateral), que emite ramos importantes: artéria tireóidea superior que emite a laríngea superior, a artéria lingual e a artéria facial.
VEIAS:
Veia Jugular Interna: se junta com a veia jugular e formam a veia cava superior.
Veia Facial: se conecta com o seio cavernoso, perto do triangulo da morte, que podem levar infecções para a dura-máter e provocar meningites e encefalites, e seu território é chamado de área perigosa da face.
MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO 
Temporal: tem forma expandida tipo um leque, se origina do assoalho da fossa temporal. Cobre os ossos: frontal, esfenoide asa maior, parte escamosa do temporal, parietal e, as vezes, o zigomático. Apresenta uma origem aponeurótica. A inervação do músculo é dada por ramos temporais profundos. Sua ação é manter a mandíbula em repouso. 
Masseter: coberto por uma fáscia massetérica resistente. Origina-se da borda inferior e da superfície medial do arco zigomático e que se insere na face lateral do ramo da mandíbula chegando até o ângulo da mandíbula. Sua inervação é através do ramo massetérico, ramo do nervo mandibular. Sua ação é de elevação da mandíbula, feita quando ocorre a trituração dos alimentos ou a segurança de algum pedaço de alimento. 
Pterigóideo lateral: ocupa a região da fossa infratemporal e possui duas cabeças. Sua inervação é pelo nervo pterigóideo lateral, que provém de nervos massetérico ou nervos bucais. Sua ação é fazer a protrusão da mandíbula, ele evita o descolamento posterior do disco e da cabeça da mandíbula. 
Pterigóideo medial: conteúdo da fossa infratemporal e possui duas cabeças. É inervado por um ramo pterigóideo medial, que vem do ramo do nervo mandibular. É sinergista do músculo masseter na elevação da mandíbula.
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM) 
Juntura entre a cabeça da mandíbula, abaixo, e a superfície mandibular do osso temporal, acima. É uma articulação sinovial do tipo condilar, sendo lateralmente subcutânea e medialmente se relaciona com a espinha do osso esfenoide. 
Os ramos dos nervos auriculotemporal e massetérico e/ou temporal inervam a juntura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes