Buscar

HISTOLOGIA SISTEMA ENDÓCRINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA ENDÓCRINO
Um dos principais sistemas de integração do nosso corpo. Ele permite uma resposta mais lenta e prolongada. 
Esse sistema funciona a partir dos hormônios, liberados pelas glândulas endócrinas, que vão colaborar para a manutenção da homeostasia e para a coordenação do crescimento e desenvolvimento do nosso corpo. EX: hormônios tireoidianos, fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso central.
MECANISMO DE FUNCIONAMENTO
CÉLULAS ENDÓCRINAS CORDONAIS: porção secretora forma cordões celulares, margeados por vasos sanguíneos. Ex: adrenal, hipófise anterior e células de leydig. 
CÉLULAS ENDÓCRINAS FOLICULARES: células formam folículos que armazenam o hormônio a ser secretado no espaço delimitado pelas células. Ex: tireoide.
A maioria dos hormônios liberados é polipeptídica, derivados de aminoácidos, ou estereoidais. Eles atuam em receptores de membrana e de receptores dentro da própria célula. Quando eles agem, eles podem fazer mudanças na permeabilidade da membrana plasmática, ativar AMP cíclico e ativar a transcrição e genes.
Para que a produção de hormônios ocorra de maneira adequada, os mecanismos de feedback são necessários e funcionam quando um hormônio é liberado por uma glândula endócrina inibe, por exemplo, a hipófise ou o hipotálamo, controlando a secreção hormonal. 
Ex: o hipotálamo produz e libera, a partir dos neurônios hipotalâmicos, o TRH (hormônio liberador de tireotropina) que vai agir sobre as células basófilas da adenohipófise, induzindo-as a produzirem o TSH (hormônio tireoestimulante), que age na glândula tireoide e, assim, ela produz os hormônios T3 e T4. A concentração desses hormônios no organismo determinam uma alça de feedback na hipófise e no hipotálamo, diminuindo a produção do TRH e do TSH.
EIXO HIPOTÁLAMO – HIPÓFISE
HIPÓFISE: glândula endócrina localiza na cela túrcica e está em íntima relação com o hipotálamo. El possui a porção anterior, chamada adeno-hipófise, que é mais dilatada e maior, e a porção posterior chamada de neuro-hipófise. 
Adeno-hipófise: pars distalis (anterior), pars intermédia e pars tuberalis (colar ao redor do infundíbulo). Neuro-hipófise: eminência mediana, infundíbulo e par nervosa. 
Muitos dos hormônios liberados pela adeno-hipófise são estimulados pelos neurônios secretores hipotalâmicos, que precisam atingir uma vascularização especial. Essa vascularização é necessária para que haja uma comunicação rápida com as células da hipófise que produzem e secretam hormônios interligados aos do hipotálamo. Assim, o plexo capilar primário recebe hormônios liberados pela terminação nervosa de neurônios hipotalâmicos neurossecretores, que passam pela veia porta e chegam até o plexo capilar secundário, composto por capilares fenestrados, aonde os hormônios vão se comunicar com as células da adeno-hipófise e vão liberar os seus hormônios. Ex: TRH que estimula TSH.
Do outro lado, na neuro-hipófise, os axônios vão ser direcionados para a porção da artéria hipofisária inferior, que vai nutrir a pars nervosa. Assim, as neurossecreções, que podem ser hormônio antidiurético ou oxitocina, vão cair nesses capilares e serão direcionados na corrente sanguínea.
ADENO-HIPÓFISE
PARS DISTALIS
Representa 75% da massa da hipófise e é formada por cordões e ilhas de células epiteliais cuboides ou poligonais (produtoras de hormônios) e apresentam, no seu citosol, grânulos de secreção. Essas células vão produzir hormônios proteicos ou glicoproteicos, que serão armazenados nos grânulos, por isso, elas apresentam bastante RER e Golgi. 
Cromófilas: afinidade por algum corante. Acidófilas em rosa pela eosina e basófilas em roxo pela hematoxilina.
Cromofobas: não se coram. Possivelmente os grânulos já foram secretados e não vão ter mais afinidade por corante. 
CÉLULAS ACIDÓFILAS: não trópicas, ou seja, os hormônios produzidos por elas não vão agir em outras glândulas endócrinas, elas atuam diretamente sobre tipos celulares que vão estimular aquela célula. 
· Células Somatotróficas: GH ou STH (somatotrofina). Tumores que estimulam essas células estão relacionados ao gigantismo, à acromegalia e ao nanismo. 
· Células Mamotróficas (lactotróficas): Prolactina, estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias e a lactação. 
 Somatotróficas Mamotróficas
CÉLULAS BASÓFILAS: células trópicas, ou seja, seu produto hormonal vai atuar em outras glândulas endócrinas, induzindo-as a produzirem outros hormônios. 
· Células Adrenocorticotróficas: produção de ACTH, que vai atuar sobre o córtex da glândula adrenal e vai estimular a síntese e a secreção de hormônios esteroidais.
· Células Tireotróficas: TSH atua sobre os folículos tireoidianos induzindo a síntese e a secreção de T3 e T4.
· Células Gonadotróficas: FSH atua no desenvolvimento folicular nas mulheres e na produção de ABP, proteína de ligação andrógena que vai se complexar com a testosterona. LH atua na formação do corpo lúteo e de estrógeno e progesterona nas mulheres e na síntese de testosterona nos homens. 
PARS INTERMEDIA
Funções pouco conhecidas, mas apresenta células principalmente basófilas que podem ser classificadas como corticotrópicas. Essas células vão secretar o MSH (estimulante de melanócito), que induzem a pigmentação da pele, a partir do hormônio p-LPH. A pars apresenta cistos ou folículos com coloide, com produto desconhecido.
PARS TUBERALIS
É uma extensão da adeno-hipófise ao longo do infundíbulo semelhante a um pedículo. Essa porção é composta por células corticotrópicas (ACTH) e gonadotrópicas (FSH e LH).
NEURO-HIPÓFISE
Formada pela pars nervosa, porção infundibular e eminência mediana. Encontram-se os npucleos supraóptico (ADH) e paraventricular (ocitocina), onde os corpos neuronais vão emitir axônios que vão passar pelo infundíbulo, formando uma haste infundibular e o trato hipotálamo-hipofisário, e finalizando com a porção final dos axônios na pars nervosa, que vão entrar em contato direto com os capilares fenestrados. 
Composta por fibras nervosas amielínicas e pituícitos (como células da glia). As porções mais basófilas, bem coradas de azul, são os Corpos de Herring, que são dilatações dos axônios vindos do trato hipotalâmico-hipofisário. 
ADH: liberado pelas regiões dos núcleos e direcionado para a vasoconstrição, aumentando a contração da musculatura lisa dos vasos, participando do controle da pressão arterial, e aumentando a expressão das aquaporinas, o que aumenta a reabsorção de água e diminui a diurese.
OCITOCINA: atua principalmente nas células mioepiteliais dos alvéolos mamários, induzindo a lactação, e atua nas vias genitais masculinas aumentando o transporte dos espermatozoides.

Outros materiais