A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
histologia e anatomia passei direto

Pré-visualização | Página 1 de 7

HISTOLOGIA E ANATOMIA HUMANA 
 
 
Tecido Hematopoiético 
1) Relacione a hematopoese com frequência de mitoses, potencialidade, capacidade auto renovadora, atividade funcional e morfologia diferenciada das células. 
hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).As primeiras células sanguíneas do embrião surgem muito precocemente, no mesoderma do saco vitelínico. Posteriormente, o fígado e o baço funcionam como órgãos hemocitopoéticos temporários. Entretanto, no segundo mês de vida intra-uterina, já é iniciado o processo de ossificação da clavícula e tem início a formação da medula óssea, que se torna cada vez mais importante como órgão hemocitopoético. 
 
Sistema Articular 
1) Conceitue articulação. As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. 
2) Como são classificadas as articulações? Qual é o critério utilizado para classificar as articulações?
As articulações podem ser classificadas pela função ou pelo grau de mobilidade ofertado.
Classificação pela função:
· Articulação Monoaxial: só realiza movimentos em torno de um eixo específico;
· Articulação Biaxial: realiza movimentos em torno de dois eixos;
· Articulação Triaxial: realiza movimento em torno de três eixos.
Classificação pelo material dos ossos:
· Fibrosas: imóveis, possuem tecido conjuntivo entre os ossos;
· Cartilagíneas: semi-móvel, possui tecido cartilaginoso entre os ossos;
· Sinoviais: entre os ossos pode ser encontrado o líquido sinovial.
3) Defina articulação fibrosa e mencione seus subtipos. 
As Articulação fibrosa Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.  
A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
4) O que é sutura? Mencione dois exemplos. 
suturas são articulações fibrosas entre os ossos do crânio
Sutura coronal, sutura escamosa, sutura internasal são essa suturas são exemplos de articulações cranianas. Suturas Planas: possui bordas articulares retilíneas. EX: articulação internasal. Suturas Escamosas: possui bordas articulares com certo desnível. EX: entre os ossos temporais e parietais. 
5) O que é gonfose? 
Gonfose é um termo de anatomia para a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários.
6) O que é sindesmose? Mencione um exemplo.
Sindesmose é nome que se dá, em anatomia, ao tipo de articulação fibrosa permeada por tecido fibroso, como membrana ou ligamento interósseo. As articulações fibrosas compreendem três tipos: sutura, sindesmose e gonfose. Como exemplo de sindesmose tem-se a articulação tíbio-fibular e a membrana interóssea rádio-ulnar.
 
7) Qual é a diferença existente entre sutura e sindesmose? 
As sindesmoses são ligamentos fibrosos entre dois ossos, como o radio e ulna e tíbia e fíbula. Já as suturas são articulações fibrosas entre os ossos do crânio, que são separados por conta da necessidade de crescimento da cabeça do bebê com o passar do tempo.
8) Defina articulação cartilagínea e mencione seus subtipos. 
As articulações cartilaginosas, também chamadas de anfiartroses ou levemente móveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular. A mobilidade dessas articulações é reduzida. Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: as sincondroses e as sínfises.
9) O que é sincondrose? Mencione um exemplo. 
As sincondroses, em geral, são articulações temporárias em que a cartilagem vai sendo substituída por ossos ao longo dos anos; esses ossos são unidos por cartilagem hialina (na maioria das vezes, ossos longos e alguns do crânio). Como exemplos temos: cranianas, como esfeno-etmoidal e intra-occipital anterior.
10) O que é sínfise? Mencione dois exemplos. 
Conjunto das estruturas que mantêm dois ou mais ossos numa união semimóvel, geralmente com tecido fibrocartilaginoso ou ligamentos periféricos
As sínfises do corpo humano são: Discos intervertebrais (entre vértebras); Sínfise púbica (entre os púbis no osso da cintura pélvica); Sínfise manúbrio-esternal (entre o manúbrio e o corpo do esterno)
11) Qual é a diferença entre sínfise e sincondrose? 
Sincondroses são articulações TEMPORÁRIAS, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo; Sínfises são articulações PERMANENTES, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação.
12) O que é disco intervertebral? Quais são suas propriedades ou importância? 
Os discos intervertebrais funcionam como coxins (pontos de apoio) lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras no decorrer dos movimentos da coluna espinal. O núcleo pulposo, é muito hidratado e absorve as pressões como se fosse uma almofada, protegendo as vértebras contra impactos. funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.
13) O que acontece com o disco interverterbal com o envelhecimento? 
A degeneração discal (Osteocondrose Intervertebral) é um processo degenerativo comum envolvendo o núcleo pulposo. Com o avanço da idade são observados a desidratação e o ressecamento do disco intervertebral, particularmente o núcleo pulposo
14) O que é hérnia de disco? Quais são suas consequências? 
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.
15) O que é sinostose? 
Em diferentes fases da vida e em regiões do esqueleto, ocorre a fusão dos ossos com desaparecimento da articulação localizada entre eles, processo conhecido como sinostose.
Sinostose ou Sinartroses: união ou junção completa de dois ou mais ossos por ossificação da zona cartilaginosa ou fibrosa que separa os mesmos.
16) Quais são os componentes ou estruturas que caracterizam as articulações sinoviais? 
s articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular
17) Qual é a importância das articulações sinoviais para o corpo? 
As articulações do corpo humano, pertencentes ao sistema articular, são responsáveis por muitos movimentos que realizamos. Ela conecta os ossos do esqueleto humano aos outros ossos e cartilagens. Isso acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros.
18) Descreva a cápsula articular e explique suas funções. 
A cápsula articular é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos, por ligamentos, destinados a aumentar sua resistência.
19) O que é sinóvia ou líquido sinovial? Quais são suas funções? Quem produz a sinóvia?
Líquido sinovial é um líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões. É segregado pelas membranas sinoviais. Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial). ... Fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares móveis. O líquido sinovial é sintetizado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.