Buscar

Apol 2 cidades educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Considere a seguinte afirmação:
“[...] quando falamos de educação, não a reduzimos à instituição escolar, mas, é necessário entendê-la tal como um processo complexo que se desenvolve em múltiplos espaços, indo para ‘além dos muros da escola’. A tarefa educativa, portanto, não se centraliza em um só sujeito histórico, como o professor, mas institui outros atores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro , v. 1 , n. 2, p. 67-80, jul. /dez., 2014, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II, III, IV PAG 44/45
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, IV, V
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Considere o trecho de texto:
“[...] o termo governance surgiu nas últimas décadas do século XX, como resposta a uma demanda de estruturas de poder e governo infra e supra estatais, uma forma de limitar ‘a perda de eficácia nos processos decisórios que são cada vez mais especializados e compartimentados’. Os principais difusores desse termo são o Banco Mundial e a Terceira Via”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LAGARES, Luzenir Poli Rosilene. Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública. RBPAE, v. 33, n. 3, p. 835-849, set./dez. 2017, p.841.  <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/76080>. Acesso em 1 fev. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a reorientação da governança urbana no final do séc. XX, é correto afirmar que:
	
	A
	o Poder Público deixou de ser o principal provedor do bem-estar social, de infraestrutura e de serviços públicos, o regulador do espaço
 urbano.
	
	B
	o Poder Público passou a assumir todos os setores do bem-estar social, causando uma desestrutura nas finanças.
	
	C
	os grandes conglomerados industriais passaram a dividir com o poder público a responsabilidade pelo bem-estar social.
	
	D
	durante boa parte do século XX, o poder público passou a ser administrado por iniciativas populares.
	
	E
	toda a política de bem-estar social passou para a responsabilidade da iniciativa privada, e o Poder Público passou a ser regulador
 das ações.
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Relacione os trechos de texto:
“Libâneo [...] esclarece que um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 35.
“Os telefones celulares estão presentes em praticamente todas as salas de aula [...]. Em vez de disputar atenção dos jovens com os aparelhos, o professor José Luiz Tavares da Silva resolveu aproveitá-los para elaborar um projeto de fotografia com sua turma do 8º ano da EMEF Professora Antonia Rosa, em São João da Ponta a 130 quilômetros de Belém. Pesquisando e ensinando técnicas, e a própria história da fotografia o professor conduziu com os alunos uma reflexão sobre problemas ambientais da cidade [...] como a extração de caranguejo fora de época, as queimadas para a agricultura e a presença de lixo no mangue e no rio. [...] Em seguida, Tavares da Silva pediu que a turma pensasse na cidade e registrasse lugares que gostaria de ver preservados. [...] Diferentes olhares sugiram: alguns registraram a relação da comunidade com o local, outros regiões com poluição ou a natureza ao redor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERES, Paula; KRAUSE, Maggi. Um rio refletido pela lente do celular. Revista Nova Escola, a. 29, n. 278, dez., 2014, p.35,36.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre técnicas de ensino e preservação ambiental, analise as afirmativas:
I. Para diversificação da ação pedagógica, é preciso incluir desde dinâmicas, aulas expositivas e gamificação até atividades realizadas no espaço da cidade.
II. A percepção da paisagem da cidade envolve metodologias, competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo do processo educativo.
III. Na atividade citada pela reportagem, a noção de paisagem parte da sua definição mais elementar, que retrata aquilo que pode se ver.
IV. Ao se trabalhar com a fotografia, parte-se de uma abordagem etnográfica, que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e IV PAG 41
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“De acordo com a lógica da competição entre cidades, destacar uma metrópole como local de realização de importantes eventos internacionais contribui positivamente para o desenvolvimento local e regional, pois aquece a economia [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 63.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre megaeventos na estruturação urbana, analise as afirmativas:
I. Esses eventos estão ligados aos interesses de mercado para promoção da cidade na qualidade de mercadoria.
II. O interesse é atrair investimentos do capital internacional, pois esses megaeventos são pontos visíveis de revitalização urbana, de atração de novos investimentos e, por consequência, de crescimento econômico.
III. Megaeventos são vistos como elementos reestruturadores do espaço urbano contemporâneo, tornando-se modelo de intervenção no espaço para enfrentamento da escassez de recursos públicos.
IV. Os megaeventos têm como objetivo promover a integração social, por meio do lazer e do desenvolvimento de práticas esportivas, tornando-se espaços de educação informal.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	III e IV
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Se entendermos planejamento como qualquer atividade capaz de produzir o espaço urbano, modificando a geografia das cidades, percebemos que essas cidades não se desenvolvem de forma caótica, mas são produzidas de acordo com os interesses dos grupos capazes de impor-se politicamente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Clarissa F. Sampaio. O novo modelo de gestão urbana estratégica em Fortaleza: aumento das desigualdades socioambientais. Universitas FACE. v. 3, n. 2, 2006. p. 2. <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/37/0>. Acesso em 26 fev. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobreo papel empreendedor do Poder Público, é correto afirmar que:
	
	A
	o Poder Público promoveu, em caráter exclusivo, as ações na tomada de decisão das políticas voltadas ao desenvolvimento do mercado.
	
	B
	em acordo com os empresários, o Poder Público passou a articular ações que, em prol dos interesses de mercado, facilitasse as decisões
 referentes ao planejamento e execução das políticas. PAG 57
	
	C
	ocorreu uma parceira, dos interesses de mercado junto ao Poder Público, com intuito de manter e investir em políticas públicas
 de bem-estar social.
	
	D
	o Poder Público passou a investir nas camadas populares a fim de atender às demandas sociais locais.
	
	E
	o Poder Público passou as atividades empreendedoras para o setor privado, tornando-se apenas regulador dessas ações.

Outros materiais