Buscar

tecido sanguineo

Prévia do material em texto

TECIDO SANGUÍNEO
É um tipo de tecido conjuntivo, sendo considerado líquido. Movimento regular, unidirecional e apresenta em média um volume de 5L no individuo adulto. Dividido em: plasma (componentes celulares, glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas). Derivados das células hematopoiéticas que constituem a medula óssea.
FUNÇÃO PRINCIPAL: transportar células de defesa, nutrientes, metabólitos e moléculas, conectando células ou sistemas que realizam a absorção. Substancias como o oxigênio e gás carbono, hormônios, aminoácidos e proteínas, lipídeos e açúcares. Atua também como regulador da distribuição de calor e no equilíbrio acidobásico e osmótico dos tecidos.
PLASMA: porção aquosa do sangue, que ficam imersas proteínas plasmáticas, sais inorgânicos e compostos orgânicos como hormônios, vesículas lipídicas, aminoácidos, vitaminas e glicose. Proteínas presentes: albumina (manutenção da pressão osmótica, a redução causa edema generalizado), alfa, beta e gamaglobulinas, lipoproteínas e as proteínas de coagulação protrombina e fibrinogênio. 
ERITRÓCITOS: hemácias ou glóbulos vermelhos. Grande quantidade de hemoglobina, proteína com alfa afinidade ao O2. A concentração vária entre 4,0 a 5,4 milhões por µL na mulher e 4,6 a 6,0 milhões por µL no homem. 
LEUCÓCITOS: ou glóbulos brancos. Defesa contra infecções por microrganismos. Divididos em: granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Agranulócitos: linfócitos (4.500 a 11.500 µL, caso haja redução ocorre a leucopenia, e o aumento leucocitose) e monócitos.
NEUTRÓFILOS: sua principal função é a desgranulação de seu conteúdo em locais de infecção, no combate á microrganismos invasores.
EOSINÓFILOS: atuam no ataque a microrganismos, induzem a desgranulação de mastócitos e basófilos e apresentam antígenos contra os linfócitos, modulando negativamente e atividade dessas células. 
BASÓFILOS: apresentam núcleo volumoso, semelhante a letra “s”, possui grânulos grandes e abundantes, podendo obscurecer o núcleo durante análise histológica. Contém histamina, fatores quimiotáticos para eosinófilos e neutrófilos e heparina. 
LINFÓCITOS: células esféricas, de tamanho variável, com núcleos esféricos, cromatina em grumos grosseiros e nucléolo pouco visível. Responsável pela defesa imunológica do org. através da síntese e liberação de imunoglobulinas.
MONÓCITOS: são a maioria, apresentam núcleo excêntrico, em forma de rim ou ferradura, conforme seu amadurecimento. Contém dois ou três nucléolos, que podem ser visualizados no esfregaço comum. A superfície da célula contém muitas microvilosidades e vesículas de pinocitose. 
PLAQUETAS: resultam da fragmentação do citoplasma dos megacariócitos, células poliploides presentes na medula óssea. Formato de disco sem núcleo, promovem a coagulação do sangue e auxiliam na reparação da parede de vasos sanguíneos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes