Buscar

A importância do controle de exploração de espécies sem a devida atenção aos conceitos de conservação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Ecologia
Baseado no material disponibilizado para você produza um texto entre uma e duas páginas explicando a importância do controle de exploração de espécies sem a devida atenção aos conceitos de conservação. 
A importância do controle de exploração de espécies sem a devida atenção aos conceitos de conservação
É muito importante controlar a exploração de recursos naturais, e ainda dar a devida atenção aos conceitos de conservação. A conservação é o estudo da perda da biodiversidade biológica da Terra e os meios pelos quais essa perda ser evitada, ao interagir com um ambiente é necessário observar a biodiversidade, visto que, biodiversidade é uma parte fundamental da definição de conservação e de proteção da biodiversidade.
Podem ser aplicados alguns planos de ação ou de proteção: na espécie ou no ambiente, esses planos podem ocorrer em conjunto ou não. Vale ainda ressaltar que conceitos como espécie chave, espécie guarda chuva e bandeira pode beneficiar não só a espécie e o ambiente em questão como também todo o ecossistema e assim ainda evitar a extinção de uma ou muitas espécies que talvez nem tenham sido identificada pelo homem.
Uma espécie guarda chuva, por exemplo, ou seja, aquelas que têm demandas ambientais maiores do que as demais espécies, uma espécie cujo habitat natural é ocupado por uma área ampla na qual a sua conservação permite a conservação de diversas outras espécies. Os grandes felinos neotropicais, por exemplo, costumam serem consideradas espécies guarda-chuva já que eles requerem grandes áreas de hábitat, portanto, protegendo uma onça, por exemplo, também beneficiaria uma serie de espécies envolvidas.
Algumas ferramentas extremamente importante são a lista vermelha e as leis (sejam elas municipais, estaduais, nacionais ou universais) conhecendo os riscos e espécies ameaçadas tornam os planos de conservação mais eficazes e com respaldo de leis, facilita penalizar infratores por comercio ilegal, trafico de animais silvestres, desmatamento de matas nativas, enfim qualquer ação que prejudique o meio ambiente, pois qualquer exploração que viole os conceitos de conservação pode fugir de controle e acarretar a extinção ou ainda um desastre antrópico.
REFERÊNCIAS
Conservação e a corrida para salvar a biodiversidade, Biologia, Khan Academy. Khan Academy Brasil, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WnzzEgycEEI, acesso em: 03/11/2020
ALVES, I, R, S. NASCIMENTO, G, M. MAROTI, P, S. Percepção Ambiental de visitantes da rppn Serra das Almas, Crateús/CE: a escolha da espécie guarda-chuva como potencial educativo e de gestão. Ambivalências – revista do grupo de pesquisa “Processos identitários e poder” – geppip. v. 01, n. 1, jan-jun/2013.

Outros materiais