Buscar

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIASSELVI
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS ( PEE04)
PROVA I
1- Os estudos da defectologia, desenvolvidos por Vygotsky (1997), tornam-se de extrema importância porque têm um forte fundamento para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, pois possibilitam a compreensão da construção social do ser humano e, consequentemente, fornecem subsídios para o entendimento do processo de aprendizagem. Com relação à defectologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A defectologia foi utilizada para designar a ciência que estudava crianças com defeitos mentais e físicos, introduzindo uma abordagem sobre deficiência.
( ) A defectologia traz elementos significativos para a compreensão do sujeito que, por algum motivo, apresenta uma forma diferenciada de aprender.
( ) Segundo Vygotsky (1997), a criança comprometida por algum "defeito" é menos desenvolvida do que as outras crianças. Assim, as leis que regem o desenvolvimento das crianças com deficiência e das crianças sem deficiência não são as mesmas, não aplicando-se o mesmo teor ao processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VYGOTSKY, L. S.Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1997.
A)  V - V - F.B)  V - V - V.C)  V - F - V.D)  F - V - V.
2- Ao longo do tempo, foram usados diferentes termos para nomear a pessoa com deficiência intelectual, como, por exemplo, idiotia, débil mental, imbecil e retardado mental (com seus níveis leve, moderado, severo e profundo), entre outros. No entanto, com o advento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o termo mais usado na legislação brasileira tem sido:
A)  Deficiência mental.B)  Retardo mental.C)  Incapacidade mental.D)  Deficiência intelectual.
 3- A definição de deficiência intelectual utilizada e divulgada atualmente nos meios educacionais no Brasil é caracterizada por uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que abrange habilidades conceituais, sociais e práticas. Essa definição tem por base qual sistema de classificação?
A) Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10).
B) American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD).
C) Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) publicada no Brasil em 2003.
D) Manual de Diagnóstico e Prática Profissional em Retardo Mental da Associação Americana de Psicologia (APA).
 4- Aprendemos que a trajetória histórica da deficiência intelectual foi marcada por segregações e pelo olhar indiferente perante as pessoas com deficiência. Mediante essa compreensão, podemos destacar Aranha (2001), a qual denota que o conhecimento sobre a forma pela qual as pessoas com deficiência eram tratadas advém de passagens descobertas na literatura grega e romana. No entanto, para compreendermos os diferentes momentos que envolveram essa história, torna-se necessário direcionarmos o nosso olhar para o contexto da organização sociopolítico-econômica da sociedade naquele período. Ao buscarmos na história acontecimentos que envolveram a trajetória histórica da deficiência podemos destacar que "com o nascimento do Cristianismo, a superstição e o sobrenatural se destacam; os ideários cristãos católicos dão o direito à vida para a pessoa com deficiência, no entanto surgem ideias de que essas pessoas são possuídas pelo demônio, surgindo a exclusão desses sujeitos dos ambientes sociais". Após a leitura desse trecho, assinale a alternativa CORRETA que indica o período a que ele corresponde:
A) Idade Média.
B) Idade Antiga.
C) Idade Moderna.
D) Século XX.
 5- A síndrome do X frágil é considerada a responsável pela maioria das causas de deficiência intelectual. A expressão "X-Frágil" deve-se a uma anomalia causada por um gene defeituoso localizado no cromossomo X, o qual, por sua vez, passa a apresentar uma falha. Essa falha, ou a "fragilidade do X", causa um conjunto de sintomas clínicos (ANRAIN et al., 2013). Sobre a síndrome do X frágil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ligada a alterações no cromossomo X, ela acomete ambos os sexos, apresentando menos incidência em sujeitos do sexo feminino. No entanto cabe destacar que a mãe da criança com síndrome do X frágil obrigatoriamente apresenta a mutação.
( ) O diagnóstico ocorre na infância, fase em que os pais percebem em seus filhos alterações comportamentais e atrasos no desenvolvimento. Essas alterações observáveis envolvem a dificuldade para engatinhar, o atraso na fala e no caminhar, além de dificuldades intelectuais.
( ) O tratamento abarca a administração de hormônio tireoidiano, o qual deve ter controle médico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANRAIN, B. C.; LANZZARIN, C.; BIZZOTTO, J. F. Síndrome do x frágil: um breve referencial teórico. Artigo do Fórum Científico de Estudos em Paciente Especial apresentado na IV Jornada Acadêmica de Odontologia - UNOESC Joaçaba-SC, 2º semestre de 2013.
A) V - V - F.
B) F - F - V.
C) F - F - F.
D) V - F - V.
 6- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais. Considerando o que essa política garante, analise as afirmativas a seguir:
I- A transversalidade da educação especial, desde a educação infantil até a educação superior.
II- A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
III- A disponibilização de recursos e serviços, realizando o AEE, complementar e/ou suplementar à formação escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n. 555, 2008.
A) As afirmativas I e III estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
 7- A síndrome de Rett (SR) é considerada uma doença de ordem neurológica de caráter progressivo, que acomete crianças de ambos os sexos, mas principalmente crianças do sexo feminino. A síndrome apresenta-se associada a mutações no gene localizado no cromossomo X (QUEIROZ; BARROS, 2014). Sobre a síndrome de Rett, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os bebês com a síndrome desenvolvem-se normalmente nos primeiros meses de vida, no entanto, após o 6º mês, surgem os primeiros sintomas. Com o passar do tempo, as crianças passam a desenvolver problemas relacionados ao movimento, à coordenação e à comunicação.
( ) Além da deficiência intelectual, a síndrome apresenta outros sinais, sendo eles: epilepsia; regressão das habilidades sociais, cognitivas; estereotipias, caracterizadas pela perda de uso funcional das mãos, passando a realizar movimentos de torcer com entrelaçamento de dedos e mão na boca, tornando-se incapaz de utilizar voluntariamente as mãos.
( ) Além da deficiência intelectual, a criança com a síndrome podem apresentar: cardiopatia congênita; hipotonia; problemas de audição; de visão; alterações na coluna cervical; distúrbios da tireoide; problemas neurológicos; obesidade e envelhecimento precoce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUEIROZ, B. M. C; BARROS, L. S. E. J. As características da síndrome de Rett: uma revisão de literatura. Ciências Biológicas e da Saúde. Maceió, v. 2, 2014.A) V - F - V.
B) F - F - F.
C) F - F - V.
D) V - V - F.
 8- Em meio ao cenário que envolve a história da educação especial no Brasil, podemos destacar que esta se iniciou a partir dos costumes e informações advindas da Europa. Diante dessa informação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome da primeira instituição psiquiátrica que foi destinada ao atendimento dos casos mais críticos de anomalias relacionadas à deficiência mental:
A) Sociedade Pestalozzi.
B) Pavilhão Bourneville.
C) Hospital Juliano Moreira.
D) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
 9- Maria tem 6 anos, mas ainda não consegue amarrar o tênis sozinha. Mas com a ajuda de um adulto dando dicas, Maria rapidamente o amarra. Compreendemos que Maria, após as mediações do adulto na tarefa de amarrar o tênis, provavelmente logo o amarrará sozinha.
Diante da situação apresentada, podemos destacar Vygotsky (2008), o qual evidencia que devemos atentar não só para o que a criança realiza sozinha, mas também para o que ela faz com a ajuda do outro mais experiente naquela tarefa. Segundo Vygotsky a aprendizagem ocorre justamente na distância entre o que a criança já sabe e o que ela é capaz de fazer com ajuda. Assim, onde a aprendizagem acontece?
FONTE: VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
A) Nas Funções Psicológicas Superiores.
B) Na Defectologia.
C) Na Zona de Desenvolvimento Proximal.
D) Na Sociogênese.
 10- Aprendemos que a trajetória histórica da deficiência intelectual foi marcada por segregações e pelo olhar indiferente perante as pessoas com deficiência. Mediante essa compreensão, podemos destacar Aranha (2001), a qual denota que o conhecimento sobre a forma pela qual as pessoas com deficiência eram tratadas advém de passagens descobertas na literatura grega e romana. No entanto, para compreendermos os diferentes momentos que envolveram essa história, torna-se necessário direcionarmos o nosso olhar para o contexto da organização sociopolítico-econômica da sociedade naquele período. Ao buscarmos na história acontecimentos que envolveram a trajetória histórica da deficiência, podemos destacar que "a percepção da deficiência mental não se apresenta mais relacionada a superstições da divindade ou a possessões demoníacas, mas sim ao contexto da medicina". Após a leitura e análise do trecho acima, assinale a alternativa CORRETA que indica o período que corresponde:
FONTE: ARANHA. Maria Salete Fábio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com eficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Marília, ano XI, n. 21, mar. 2001.
A) Idade Moderna.
B) Século XX.
C) Idade Média.
D) Idade Antiga.

Continue navegando