Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Didática e Metodologia do Ensino de Informática (LIN01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513026) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17922518
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. Muitos professores utilizam o computador como recurso pedagógico e a maioria deles utiliza-o em parceria com o professor de informática, porém, ainda existem professores que se apropriam deste importante recurso de maneira equivocada. Descreva dois modos considerados adequados e um modo inadequado para a utilização do computador como recurso pedagógico.
	Resposta Esperada:
* Será adequado utilizar este recurso o quando se quiser tratar de um determinado conteúdo de forma interativa; * quando se quiser aproximar o aluno de uma realidade que não lhe é próxima;* quando se quiser despertar a curiosidade com relação a certos assuntos;* quando o professor tiver clareza dos seus objetivos educacionais; * quando partir de um planejamento e análise prévia do professor regente em parceria com o professor de laboratório de informática para melhor escolha dos recursos que serão utilizados.
* Será inadequado utilizar o computador quando este servir de ?salvação? de um professor substituto a uma turma que está sem professor;* quando não tiver nada a ver com o conteúdo que está sendo estudado;* quando um aplicativo/ software não for analisado pelo professor antes; * quando não constar no planejamento prévio do professor com objetivos pedagógicos; quando o professor regente encaminhar seus alunos para o laboratório de informática para ?matar? aula ou ?ocupar o tempo?.
	2.
	Para Valente (1999), a realização do ciclo descrição, execução, reflexão e depuração é um processo contínuo, que se perpetua até que o aluno se dê por satisfeito e é de extrema importância na aquisição de novos conhecimentos por parte do aprendiz. Com relação aos processos do ciclo, a abstração reflexiva permite que o aprendiz pense sobre seus próprios conceitos. O processo de reflexão sobre o resultado do programa pode provocar o aparecimento de uma das opções, conforme ilustra a figura anexa. Disserte sobre o processo de reflexão na resolução do problema em termos da linguagem de programação.
FONTE DA IMAGEM: https://pt.slideshare.net/silvanatsal/avaliacao-de-software-educativo-1376695. Acesso em: 20 ago. 2019.
FONTE: VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. In: VALENTE, J. A. Computadores na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp, 1999.
	
	Resposta Esperada:
- O aluno avalia e reflete sobre os resultados do problema que foi executado pelo computador (feedback).
- Após o aluno receber o feedback do computador sobre a execução do seu programa, ele passa a identificar a origem de um erro para corrigi-lo.
- Sendo assim, a atividade pode provocar diferente situações conforme ilustração, o aluno é bem-sucedido, uma vez que sua descrição conseguiu sanar o problema finalizando a atividade ou então, acontece um erro na descrição ou execução do programa que é apresentado ao aluno para correção.
Parte inferior do formulário

Outros materiais