Buscar

Atividade integradora 2 b

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Integradora 
Módulo 2B
Valéria dos Santos Lima
Tema: Caso Você fosse o/a Diretor/a desta escola quais ações iria propor para garantir a inclusão desse aluno?
O Decreto n° 5.626/05, que regulamenta a lei n°10.436/2002, visando o acesso à escola, aos estudantes surdos, dispõe sobre a inclusão de Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor de Libras, instrutor/tradutor/intérprete de Libras, o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular.
Embora existam leis que garantam o acesso a escola aos estudantes surdos, a escola por sua vez, deve se preparar para fazer com que de fato esse aluno seja incluído. 
Baseado nas experiências adquiridas no semestre anterior, conhecer o aluno, suas capacidades e seu contexto social, é fundamental para a elaboração de aulas e conteúdos, onde propicie uma progressão didática de melhor compreensão ai aluno a ser incluso.
Como gestora, receber um aluno deficiente auditivo, o primeiro passo seria colher o máximo de informações com a família, com o intuito de conhecer um pouco sobre suas possíveis dificuldades. 
Depois, elaborar um projeto pedagógico engajando e instruindo toda a equipe sobre as mudanças físicas da escola e comportamentais.
Nesse projeto, algumas ações seriam adotadas para garantir uma inclusão de fato,como: a adaptação de Libras como segunda língua por todo espaço físico, medidas como minimizar ruídos, disponibilizar assentos preferenciais, organizar debates, onde cada um fale na sua vez, utilizar cadernos ou agendas para se comunicar e relatar observações diárias com a família, promover diariamente um colega que auxilie nas tarefas, entre outras.
Portanto, o papel de incluir esse aluno fica muito mais efetivo quando conduzido por um plano de gestão que visa a real dificuldade e aponta soluções, pois o ganho não seria somente pedagógico, mas também social.

Outros materiais