A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Pesquisa de Campo com Empresas do Setor Varejista

Pré-visualização | Página 1 de 1

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PRAIA GRANDE
EXTENSÃO BALNEÁRIO MARACANÃ
POLÍTICA DE CRÉDITO
PESQUISA DE CAMPO COM EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA 
ANA GABRIELLE CAETANO DA SILVA
PRAIA GRANDE - SP
NOVEMBRO/2017
ANA GABRIELLE CAETANO DA SILVA
POLÍTICA DE CRÉDITO
PESQUISA DE CAMPO COM EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA 
Projeto apresentado à Etec de Praia Grande – Extensão Balneário Maracanã, como requisito para a obtenção de menção para o componente: Administração Financeira sob a orientação do Professor: Andrea Santos e Luís Cláudio.
PRAIA GRANDE - SP
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	PESQUISA DE CAMPO EM PRAIA GRANDE	5
 2.1. ROSANA FADINHA DAS UNHAS	 5
 2.3 THAMY COIFFEUR 7
 2.5 STHEFANY FLORES
 2.7 PADARIA BARACHO
 2.9 LE POSTICHE - UNIDADE DE SÃO VICENTE
 2.11 MIMA FESTA
 2.13 SEU COXINHA - UNIDADE ITIBERÊ DA CUNHA
 2.14 MERCADO DO PARQUE
 2.15 ALLANA’S BABY
 2.16 PAULO MODAS
3.	GRÁFICOS COM RESULTADOS OBTIDOS	5
4.	O QUE A PESQUISA AGREGOU NA EMPRESA?	6
5. ESTRATÉGIA	6
6.	CONCLUSÃO	7
	8
	
7
1. INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado possui o principal objetivo de conhecer o setor financeiro das empresas da região, qual é a política de crédito utilizada pelo empreendedor e além disso através dos resultados obtidos estabelecer um planejamento para a execução de uma ação de marketing que visa expor a marca, para assim poder fidelizar consumidores, aumentar as vendas e trazer um lucro superior ao estabelecimento citado.
2. PESQUISA DE CAMPO EM PRAIA GRANDE
2.1. Rosana Fadinha das Unhas
A loja é localizada na Rua Heitor Vila Lobos nº 145 - Bairro Samambaia, e possui duas funcionárias: uma cabeleireira e uma designer de unhas, que é a proprietária do estabelecimento. Rosana Matias Lázaro, 36 anos, designer de unhas respondeu a pesquisa de campo, que possui o método semi-aberta com questões de alternativas e dissertativas.
 2.3 Thamy Coiffeur
A microempresa possui uma funcionária que é a proprietária, Thamyres Almeida de 25 anos, que atua como cabeleireira e empresária. A empresa se localiza na Avenida José Leandro de Carvalho, nº 405 - Bairro Samambaia.
 2.5 Sthefany Flores
 A empresa é localizada na Rua José Júlio Martins Baptista nº 99 - Bairro Vila Antártica, a proprietária Rosemeire Gonçalves de 35 anos - proprietária da loja, empreendeu a algum tempo e hoje a marca conta com três filiais em Praia Grande, e é uma das floriculturas mais bem conceituada da região.
	
 2.7 Padaria Baracho
O estabelecimento localiza-se na Rua Estados Unidos, nº x. A empresa possui 5 funcionárias, 1 proprietária e 1 padeiro. Além, de fornecer venda de suprimentos alimentícios e bebidas.
 2.9 Le Postiche - Unidade de São Vicente
 A Le Postiche é atualmente a maior rede de bolsas, malas e acessórios de viagem do Brasil, e é localizada no endereço: Rua Frei Gaspar N°365 - loja 421 (Centro de São Vicente, Shopping Brisamar). A Gerente Trainee, Daiane da Silva de 32 anos, fez parte da nossa pesquisa de campo e nos auxiliou respondendo um questionário sobre política de crédito.
 2.11 MIMA FESTA
A empresa localiza-se na Av. Estados Unidos, nº 1452 e possui duas filiais em Praia Grande, e atua no setor de festas, além da venda de artigos de papelaria, locação de provençais e diversos produtos do setor artesanal. A proprietária, Márcia Cristina de 45 anos, auxiliou a pesquisa com respostas sobre seu estabelecimento.
 2.12 Seu Coxinha - Unidade Itiberê da Cunha
 Atualmente, a empresa conta com diversas filiais na baixada santista e com grande números de consumidores também. A atendente, Maria Aparecida de 37 anos, participou da pesquisa de campo também que foi feita na unidade Itiberê da Cunha - nº 9295.
 2.13 Mercado Do Parque
 A empresa passou por diversas mudanças ao longo do último ano, porém a rede de consumidores apenas se expandiu e o local do estabelecimento não foi alterado.
 2.14 Allana’s Baby
 A empresa possui grande variedade de produtos para o setor infantil, desde brinquedos até o vestuário. A proprietária, Rosana Souza de 39 anos respondeu ao questionário. A loja está localizada na Av. Itiberê da Cunha, nº 4421 - Praia Grande.
2.15 Paulo Modas
 O estabelecimento é localizado na Av. Itiberê da Cunha, nº 3187 - Praia Grande. O proprietário nos auxiliou respondendo a pesquisa de campo.
3. GRÁFICOS COM RESULTADOS OBTIDOS
 
 5. O que a pesquisa acrescentou na empresa?
 “A pesquisa me fez refletir sobre o principal motivo de não haver investimento no setor de marketing na empresa, pois não há tempo suficiente para atender uma demanda superior de clientes. E meu objetivo é desenvolver um serviço com qualidade, e a quantidade de clientes não interfere no desempenho do meu trabalho. Porém, o setor de marketing ajuda a apresentar os diferenciais do meu estabelecimento.” - Rosana Fadinha Das Unhas
 “Me fez refletir sobre o meu posicionamento em relação a área de marketing, e se estou agindo corretamente.” - Thamy Coiffeur
“Obtive a oportunidade de refletir sobre o posicionamento da empresa, e analisar todas as ações e oportunidades existentes.” - Sthefany Flores
“Ajudou a analisar o cenário que a empresa atua, e quais ações serão benéficas no setor de marketing para serem executadas.” - Le Postiche
“Me fez refletir e analisar a forma como invisto em marketing na minha empresa.” - MIMA FESTA
 “Ajudou a entender a forma como o marketing é aplicado na empresa, e como este setor tornou-se escasso.” - Seu Coxinha
“Trouxe o auxílio para a empresa poder desenvolver novas estratégias para o setor de marketing.” - Mercado do Parque
“Me fez enxergar como o marketing utilizado de forma correta pode abrir portas para a empresa.” - Allana’s Baby
“Aprendi com a pesquisa que o setor de marketing é escasso em minha empresa”. - Paulo Modas
6. ESTRATÉGIA
 Com os resultados obtidos, pode-se observar que microempresas de bairros do município de Praia Grande, não possuem domínio de plataformas online, tais como mídias sociais. E algumas que possuem procuram investir cada vez mais em marketing digital, já que esse canal de comunicação atinge um público-alvo maior e faz com que a empresa obtenha lucro superior através de um investimento baixo. 
 No entanto, podemos dizer que o uso de sites com todas as redes sociais e informações principais, como: unidades e serviços oferecidos, são de grande procura na internet. Em outras palavras, um único portal de acesso a toda informação da empresa, que ajude a unir o consumidor a marca. 
CONCLUSÃO
 Através dos resultados obtidos, foi observado como as micro empresas investem em marketing, qual é o resultado deste investimento e em qual área de marketing há maior retorno, com esta análise podemos dizer que este setor é normalmente esquecido por diversas empresas, principalmente as que possuem nível de vendas, considerado “suficiente”, ou seja serve apenas para reposição de estoque e os deveres que a empresa precisa cumprir.