Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova - PRODUÇÃO - FUNDAMENTOS E PROCESSOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÃO 1
Para melhor compreender o foco do sistema Just In Time (JIT) na redução dos custos, é preciso entender como são classificados os custos em uma empresa. Sobre os conceitos em que se dividem os custos de uma empresa, assinale a alternativa correta:
a )
 Custos fixos são todos aqueles ligados diretamente à produção da empresa.
b )
 Edificações e mão de obra indireta são exemplos de custos variáveis.
c )
 Matéria-prima e mão de obra direta são exemplos de custos fixos.
 
d )
 Os custos fixos são aqueles ligados à infraestrutura da organização.
e )
 O tempo de espera entre cada atividade de produção é um custo fixo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A gestão do processamento realizado pela empresa é definida pelo tipo de output que a empresa gera. Empresas que processam materiais - as indústrias - produzem bens de consumo. Empresas que processam consumidores, em geral, são prestadoras de serviço. Sobre as diferenças entre os bens de consumo e os serviços, assinale a alternativa correta.
a )
 Bens de consumo não precisam ser transportados e, dessa forma, não é possível distribuí-los para vários mercados diferentes, seja em um mesmo país, seja para exportação.
b )
 A produção de um serviço não ocorre simultaneamente à prestação deste mesmo serviço. O cliente nunca precisa estar presente quando o serviço é prestado. Por isso, é possível estocar serviços.
c )
 Serviços são produzidos antes de serem comprados, ou seja, sua produção não é simultânea ao consumo. Por isso, os serviços podem ser estocados em diversos locais.
d )
 Por serem intangíveis, os bens de consumo não podem ser estocados, nem distribuídos, tampouco transportados.
 
e )
 Bens de consumo são tangíveis, podemos tocar neles, compará-los com um outro bem, tomar posse por meio da compra.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A influência da produção de uma determinada empresa sobre a sua competitividade pode ser classificada em quatros estágios. Marque a alternativa que contém a afirmação correta sobre o primeiro estágio.
a )
 No primeiro estágio, os investimentos e as tecnologias produtivas de que a empresa dispõe permitem que ela concorra de igual para igual em seu mercado.
b )
 No primeiro estágio encontram-se as empresas nas quais a função produção é a fonte principal do sucesso competitivo.
 
c )
 No primeiro estágio, o gestor busca posicionar sua empresa claramente como a melhor em seu mercado, atingindo o status de referência externa de qualidade.
d )
 No primeiro estágio, a função produção não apresenta a capacidade de influenciar a competitividade da empresa.
e )
 No primeiro estágio, chamado de "apoio interno", a função produção, mais desenvolvida, serve de apoio às estratégias da empresa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O fechamento do ciclo de planejamento no sistema MRP envolve comparar os planos de produção com os recursos disponíveis. Os sistemas MRP utilizam três rotinas de planejamento para realizar essas comparações. Sobre essas rotinas, assinale a alternativa correta.
a )
 Os planos de necessidade de capacidade (Capacity Requeriments Plans - CRP) analisam o longo prazo e preveem novas unidades de produção.
b )
 O plano de capacidade de recursos críticos (Rough-Cut Capacity Plan - RCCP) controla e projeta a carga de produção diária.
 
c )
 O plano de necessidades de recursos envolve a análise de longo prazo para prever necessidades de novas unidades de produção.
d )
 O plano de capacidade de recursos críticos (Rough-Cut Capacity Plan - RCCP) analisa o longo prazo e controla a carga de produção diária.
e )
 Os planos de necessidade de capacidade (Capacity Requeriments Plans - CRP) controlam os programas mestres de produção.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
A adaptação de motores de combustão interna a carruagens levou ao surgimento de uma nova indústria, a que mais influenciaria o desenvolvimento das técnicas de gestão de operações: o setor automobilístico. Sobre essa indústria e sobre seu principal industrial à época, Henry Ford, assinale a alternativa correta.
a )
 Ford não atuava na área automobilística antes da produção do Modelo T, por isso suas ideias eram tão revolucionárias.
b )
 Os procedimentos e fluxos industriais adotados por Ford em sua fábrica, em Highland Park, nunca haviam sido implementados em nenhuma fábrica, por isso a escala de produção era tão monumental.
c )
 Para Ford, a forma de fazer automóveis era diferente de produzir outros bens. Um alfinete é igual a outro alfinete, mas cada carro era um produto personalizado.
 
d )
 Ford sonhava em construir um carro para as grandes massas, seguindo os projetos mais simples e de preço tão baixo que qualquer assalariado pudesse comprar.
e )
 Em 1903, a indústria automobilística americana produziu 65 mil automóveis, e Ford acreditava que esse seria o limite máximo da capacidade de produção.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Sobre a importância da utilização das tecnologias de processos na prestação de serviços, assinale a alternativa correta.
 
a )
 Na área de serviços, os processos produtivos têm alto nível de importância, pois o cliente interage com a empresa durante a prestação do serviço.
b )
 Nos serviços, os processos produtivos têm pouca importância, pois o cliente tem sempre razão e suas demandas são mais importantes.
c )
 O fato de o cliente interagir com a empresa durante a prestação do serviço não influencia a qualidade, pois ele precisa se adaptar ao processo.
d )
 O serviço precisa ser prestado de forma a atender às demandas dos clientes, mesmo que comprometa os padrões de qualidade oferecidos pela empresa.
e )
 Os processos devem ser rígidos e iguais para garantir que o padrão de qualidade e os custos totais da prestação de serviços sejam mantidos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre o papel do departamento ou área da produção na estratégia da empresa, assinale a alternativa correta.
a )
 Todos os aspectos essenciais à competitividade da empresa encontram-se no campo de atuação da função marketing, e todas as outras áreas estão subordinadas a ela.
 
b )
 As empresas procuram desenvolver estratégias baseadas em suas competências de produção, que lhes proporcionem vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
c )
 A pressão cada vez maior pela competitividade levou as empresas a abandonarem a produção, preferindo comprar de fornecedores globais, pois a produção deixou de ser estratégica.
d )
 Os demais gestores de outras funções e áreas se conscientizaram de que o papel da manufatura deixou de ser importante nos planos estratégicos corporativos.
e )
 O desenvolvimento de novas tecnologias de produtos e de processos de fabricação deixou de influenciar a competitividade das empresas, pois todas buscam produzir em países estrangeiros.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Dentre as formas de organizar a produção, o layout por processo ou funcional apresenta algumas características. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a )
 Esse tipo de layout é ideal para uma linha única e exclusiva de produtos, já que dificulta a alteração dos processos.
b )
 Os custos unitários de matéria-prima e de mão de obra são menores, uma vez que os produtos não se deslocam e a mão de obra é menos preparada.
c )
 Por utilizar equipamentos sem necessidade de projeto específico, esse tipo de arranjo é menos flexível e usado para linhas exclusivas de produtos.
 
d )
 Todos os equipamentos, processos, operações e montagens semelhantes são agrupados em um mesmo local.
e )
 Apresenta custos fixos maiores, pois a maior flexibilidade requer o uso de máquinas com tecnologia sempre atualizada.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Conclui-se da leitura de Porter (1986) que o mercado é composto por consumidores que buscam atender às suas necessidades e aos seus desejos por meio da compra de bens e serviços, os quais, por sua vez, são fornecidos por empresas que competem entre si pela preferência desse consumidor.
Sobre a relação entre consumidores
Página12