Buscar

PNE- ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALUNA: MARLI APARCIDA GONÇALVES DE SOUSA – RGM 365651
UNIVERSIDADE CRUZEIROS DO SUL
CURSO: PRATICAS DE ENSINO EM GESTAL EDUCACIONAL
Atividade: A Unidade I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública
O PNE é exatamente a Lei número 15.005 de junho de 2014 ela comtempla 20 metas na educação para serem cumpridas até 2024.
A meta número 6 Educação Integral nas escolas do Brasil tem várias etapas a cumprir para chegar no ideal de no mínimo 50 das escolas públicas deverão atender pelo menos 25 % da meta em 2024 dos alunos da Educação Básica.
Há vários parceiros que ajudam desenvolver projetos com objetivo de cumprir as metas, mas os desafios são enormes porque para crianças permanecerem nas escolas tempo integral, pelo menos sete horas, tem que ter investimentos em mais escolas, mais professores preparados e qualificados e dar mais condições em todas áreas da educação escolar.
Até 2020 o resultado da meta foi 29.5% dos alunos matriculados estavam estudando em tempo integral, na minha opinião até 2024 chegará a meta de 50% em tempo integral., mínimo sete horas por dia.
A segunda meta escolhida é do Financiamento da Educação, a 20, ampliar o investimento púbico em Educação Púbica de forma a atingir no mínimo o patamar de 7% do PIB no quinto ano de vigência da lei e no mínimo o equivalente a 10%do PIB no final de 2024.
No site do PNE não há resultados parciais sobre a meta alcançada até a presente data, mas segundo informações das notícias veiculadas em jornais o investimento na Educação Em 2015, o percentual foi de 5,5% do PIB. Não houve ainda indicadores do biênio 2017-2018. Atualmente, infelizmente não tem aumentado investimento nem percentual, pelo contrário há cortes de verbas e isso é lamentável.
Se retarda a qualidade do ensino, das pesquisas para desenvolvimento em todas áreas, do conhecimento humano.
Penso que não será possível alcançar essa meta até 2024 que é tão importante para o país e há um risco de estagnação e descumprimento do plano proposto. 
 
Site https://g1.globo.com/educacao/noticia/plano-nacional-de-educacao-tem-uma-meta-lcancada-em-20
Site PNE MEC

Outros materiais