Buscar

Atividade IV práticas gestão ed

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME MARLI APARECIDA GONÇALVES DE SOUSA RGM 365651
CURSO PEDAGOGIA
MATÉRIA PRÁTICA EM ENSINO DE GESTÃO EDUCACIONAL
Unidade IV – Trio Gestor, Projeto Político Pedagógico, professores Formação em serviço e relações com o Trio Gestor
Responda: Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?
O PPP é um documento de grande importância da instituição escolar. Ele é coletivo, todos devem participar da sua confecção. É flexível por ser atualizado conforme as necessidades da escola. É norteador porque contém todas as ações pedagógicas que ocorrerão durante o ano letivo. É participativo porque tem a participação da comunidade. 
Sabemos que muitas instituições escolares usam o PPP, apenas para cumprir uma obrigação com a secretaria da Educação, muitas compram prontos, outras só refazem atualizando dados sem relevância ano anterior e não é usado por todos envolvidos no processo político pedagógico.
Gostei muito do vídeo indicado pois foi explicado para os envolvidos direção da escola como usar e alimentar o PPP trazendo resultados positivos para alunos principalmente.
Ao preencher o documento de forma verdadeira, por exemplo no vídeo a nota de matemática foi um problema que necessitou de um planejamento com coordenação, professores e alunos inclusive os alunos que dominam a matéria para ajudar os demais.
Muitos problemas são detectados e um plano de ação e solução deverá ser realizado com todos participantes direção, coordenação, professores, alunos, famílias e comunidade.
Missão, clientela, Dados sobre aprendizagem, Relação com as famílias, Recursos, Diretrizes pedagógicas e plano de ação muitas vezes são usados sem profundidade, apenas se preenche para cumprir metas e o objetivo principal fica a desejar, mas atitudes como deixar o PPP a mostra e fácil acesso a todos envolvidos no processo de aprendizagem já é uma ação positiva, incluir nas reuniões pedagógicas e detectar possíveis problemas é mais uma ação que vai nortear a elaboração de um plano para resolver o problema com ajuda e sugestão de todos.
Gostei da matéria porque exerço um cargo de Coordenadora como voluntária de uma instituição de caridade e aprendi como atuar, é só um começo, tenho muito que aprender, mas já me ajudou muito.
Bibliografia: Nova Escola Gestão

Outros materiais