Buscar

praticas serie iniciais 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Aluna: Marli Aparecida Gonçalves de Sousa RGM 365651
Matéria: Prática de Ensino anos iniciais 1 aos 5 anos- Ensino Fundamental 
Atividade- Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC. - Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as competências gerais da BNCC.
Referindo me as competências da BNCC, vou falar sobre a metodologia ativa que os alunos séries iniciais ao participar de aulas com essa estrutura terão um desenvolvimento de aprendizagem pautado na leitura, ouvir o que aprendemos, assistir vídeos aulas, escutando e vendo ao mesmo tempo, discutindo sobre mesmos temas, fazendo exercícios de fixação, ensinando determinados conteúdos, isto é, os que aprenderam ensinado os que tem mais dificuldades. É uma metodologia inventada pelo psiquiatra William Classer para aplicar em sala de aula.
Continuando William Classer também aplicou na sala de aula a aula invertida, os alunos são atores principal de seu caminho rumo ao conhecimento, ensino hibrido a distância que devido a pandemia tem crescido e se tornando uma realidade cada vez mais viva e promoção de seminários e discussões, mudando assim a forma tradicional de aprendizagem e tornando as aulas muito mais ativas pois os alunos estarão desenvolvendo e explorando capacidade de refletir e aprender muito mais fazendo e não só ouvido e memorizando os conteúdos apresentados muitas vezes sem saber o porquê estão sendo ensinados determinadas matérias, qual finalidade, como usar na vida.
Competências da BNCC são dez, a metodologia ativa vai englobar todas áreas, mas a competência 5 que fala sobre compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva que mais se enquadra na metodologia ativa.
Também gostaria de ressaltar a gamificação que é trazer jogos para sala de aula e assim fazer dos celulares aliados na aprendizagem dos conteúdos das aulas e desenvolvem o espirito de competição saudável, os jogos podem ser de qualquer espécie.
A BNCC é um documento que descreve as atividades básicas e essências chamadas de habilidades para todos estudantes brasileiros, ensino infantil, fundamental e ensino médio, o grande desafio é produzir atividades pedagógicas baseadas nas competências. 
Para concluir a Metodologia Ativa de aprendizagem também auxilia na retenção dos alunos, assim como é ótima ferramenta de atração para possíveis novos estudantes.
Referências. Metodologia apresentada autor William Classer Site https://www.habto.com/blog/o-que-e-metodologia-ativa-de-aprendizagemhttps://educacao.imaginie.com.br/metodologias-ativas/

Outros materiais