Buscar

Direito Civil e do Consumidor

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 
Direito Civil e do Consumidor
Referente as aulas 1 a aula 8 Caro aluno:
· O Trabalhos das 08 aulas, estão todas nesta atividade, sendo o valor total de 10 pontos; 
· Todas as questões devem serem enviadas em um único arquivo, caso o aluno encaminhe questão (ões) sem resposta (s), a(s) mesma (s) será zerada(s).
· AS ATIVIDADES CORRIGIDAS NÃO PODEM SER REENVIADAS.
· O GABARITO ABAIXO DEVERÁ SER PREENCHIDO OBRIGATORIAMENTE, CASO ESTA RECOMENDACAO NÃO SEJA ATENTIDA, A ATIVIDADE/QUESTÃO SERÁ ‘’ZERADA’’.
· O GABARITO COM A RESOLUÇÃO DOS EXERCICIOS DA ATIVIDADE SERÁ PUBLICADO NO PENÚTIMO DIA DE VIGËNCIA DA DISCIPLINA
· Todos os trabalhos entregues até 3 dias do prazo final serão corrigidos antes da prova.
 O ACADEMICO (A) DEVE APENAS INSERIR NA LACUNA A RESPOSTA DA RESPECTIVA QUESTÃO.
	Questão 01
	Questão 02
	Questão 03
	Questão 04
	Questão 05
	Questão 06
	Questão 07
	Questão 08
	A
	B
	C
	D
	E
	A
	B
	C
	Questão 09- questão aberta
		De fato o “bem de família” é protegido por lei; de execuções cíveis, comerciais, fiscais
De fato a bem da família é protegida por lei; de execuções cíveis, comerciais, fiscais, previdenciárias ou de outra natureza após sua constituição; salvo quando o mesmo objeto de garantia do seu próprio financiamento, fato muito ocorrido no Brasil através do financiamento imobiliário, como também é passivo em casos de dividas provenientes dos tributos relacionados a esse mesmo bem, tendo como principal exemplo nesse caso o IPTU, como também o mesmo pode ser descaracterizado como bem da família, quando esse não se destina ao seu único uso em favor da família, que seria o exemplo de a mesma possuir mais de um bem ou de não estar fazendo uso do seu próprio de seu único bem. Lei 8.009/90
	Questão 10- questão aberta
	Sim, está correto. Pois se faz necessário apurar e comprovar que o mesmo é culpado, seja por culpa ou por dolo.
QUESTÃO 1: NO BRASIL, QUANDO A LEI COMEÇA A VIGORAR CASO O LEGISLADOR NÃO ESTABALEÇA PRAZO?
a) 45 Dias depois de oficialmente publicada.
 b) 35 Dias depois de oficialmente publicada.
c) 25 Dias depois de oficialmente publicada.
d) Imediatamente, não obedecendo prazo algum.
QUESTÃO 2: QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS EXISTENTES E RESPONSÁVEIS PELO REGISTRO DA EMPRESA?
a) Associação Comercial.
b)DNRC – Departamento Nacional do Registro do Comércio e JC – Junta Comercial.
c) Receita Federal.
d) N.D.A.
 QUESTÃO 3: São pessoas jurídicas de direito público interno, de acordo com o Código Civil:
a) a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, as autarquias, as sociedades de economia mista e as empresas públicas;
b) a União, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios, os Municípios, as autarquias, as fundações, e as demais entidades de caráter público criadas por lei;
c) a União, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios, os Municípios, as autarquias, inclusive as associações públicas e as demais entidades de caráter público criadas por lei;
d) a União, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios, os Municípios, as autarquias, as fundações e os partidos políticos.
QUESTÃO 4: Zé Pingo, em visita a cidade de Bonito-MS, onde participava de um encontro de Jipeiros, organizado pela agência de turismo da cidades, se dirigiu a uma loja de eletrodomésticos e comprou uma filmadora para veículo (Câmera Automotiva) , a mesma foi instalada em seu Jipe, de acordo com as instruções e funcionou bem por 1 mês, após esse período ela começou a falhar. Zé Noé então procurou a loja que se negou a trocar sua mercadoria e disse ainda que a única responsável era a fabricante. Diante do caso apresentado marque a resposta CORRETA.
a) A atitude da loja está correta, pois trata-se de fato do produto.
b) A atitude da loja está correto, pois o consumidor tem que procurar o fabricante.
c) A atitude da loja está correta, pois trata-se de vício do produto e ela nunca será responsável.
d) A loja está incorreta, embora o Fabricante seja o primeiro responsável ele também é solidária e deve enviar o produto para a assistência técnica.
QUESTÃO 5: Relação Jurídica de consumo, em sentido estrito, é aquela que se estabelece entre:
a) um consumidor e um fornecedor, tendo por objeto somente a prestação de um serviço;
b) dois consumidores, tendo por objeto a aquisição de um produto ou a prestação de um serviço;
c) Um empregador e um empregado, tendo por objeto a aquisição de um produto ou a prestação de um serviço
d) dois fornecedores, tendo por objeto a aquisição de um produto ou a prestação de um serviço;
e) um consumidor e um fornecedor, tendo por objeto a aquisição de um produto ou a prestação de um serviço
QUESTÃO 6: São vícios do negócio jurídico:
a) erro, dolo, coação, simulação.
b) erro, dolo, fraude, termo;
c) erro, dolo, coação, condição;
d) erro, coação, simulação, encargo;
QUESTÃO 7: 
Isabela estava de férias, e na loja do hotel fazenda que estava hospedada adquiriu uma blusa sem a testar previamente. Quando chegou a casa, no término da férias, descobriu que a blusa encontrava-se rasgada na frente. Retornou à loja no mesmo dia e foi informada de que deveria ter examinado o produto antes de comprá-lo e, como não o fez, a comerciante não realizaria a troca do produto. Com base nessas informações marque a alternativa CORRETA.
a) O comerciante encontra-se amparado pelo CDC, pois o vício aparente não é considerado vício do produto, consequentemente, ele não possui a obrigação de trocá-lo.
b) O comerciante não se encontra amparado pelo CDC, pois o vício aparente é considerado vício do produto, consequentemente, ele possui a obrigação de trocá-lo.
c) Caso a situação fosse diversa e a blusa adquirida não estivesse rasgada, porém, ao chegar a casa, descobrisse que adquiriu a blusa com a numeração menor do que deveria. Nesse caso, a situação encontra-se expressamente prevista pelo CDC e o comerciante possui a obrigação de trocá-la, já que não havia ultrapassado o prazo de sete dias.
d) Caso a situação fosse diversa e, ao tentar vestir a blusa, Isabela tivesse o rosto cortado por um alfinete que fora esquecido quando da costura da blusa. Nesse caso, de acordo com o CDC, não há obrigação de o comerciante reparar os danos causados à Isabela.
QUESTÃO 8: Com relação às práticas abusivas e às cobranças de dívidas, assinale a opção correta.
a) A execução de serviços independe de autorização expressa do consumidor ou de prévia elaboração de orçamento.
b) Não se considera prática abusiva, à luz do CDC, enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço.
c) Considere que o gerente de uma loja telefone a um devedor seu e lhe diga que tomará as medidas judiciais cabíveis caso ele não efetue o pagamento total da dívida. Nessa situação, a atitude do credor não constitui ameaça ou prática abusiva visto que a legislação vigente prevê a cobrança de dívida como direito do credor em relação ao devedor.
d) Não configura conduta abusiva a ação de cobrador que, ao telefone, se apresente ao devedor como oficial de justiça sem o ser.
 QUESTÃO 9: O “bem de família” é protegido contra qualquer tipo de obrigação (dívidas), ou seja, não poderá ser objeto de penhora judicial, qualquer que seja a natureza da obrigação. Porém há uma exceção, comente e aponte sobre tal hipótese:
QUESTÃO 10: Caso um profissional liberal da área do turismo cause danos ao cliente (consumidor), no exercício da prestação de serviços, a responsabilidade pessoal desse profissional liberal será apurada mediante a verificação de sua culpa. Explique a afirmativa acima, dizendo se está correta ou incorreta.
	LEMBRO QUE O GABARITO DEVERÁ SER PREENCHIDO OBRIGATORIAMENTE, CASO ESTA RECOMENDACAO NÃO SEJA ATENTIDA, A ATIVIDADE/QUESTÃO SERÁ ‘’ZERADA’’.
BONS ESTUDOS A TODOS.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes