A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Avalialiação Front

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Tyler Cowen, “A economia está por toda parte, e entendê-la pode ajudar você a tomar melhores decisões, levando-o a ter uma vida mais feliz.” A expressão “economia das drogas” pode ser entendida tanto como gênero quanto espécie. Enquanto gênero, trata-se de uma atividade que envolve agentes econômicos como quaisquer outros.
A seguir, associe cada descrição com seu respectivo agente da economia das drogas:
	· Usuários de drogas, algumas vezes dependentes químicos, eventualmente adoecidos e ao menos temporariamente incapazes.
	Resposta 1 
	· Plantadores de Cannabis sativa, (genericamente conhecida como “maconha”) ou de erythroxylum coca (genericamente conhecida, depois de ter suas folhas processadas, como cocaína, sendo apresentada em pó, pasta ou merla e cristais ou crack).
	Resposta 2 
	· São “mulas” ou “aviões”, na linguagem própria do narcotráfico.
	Resposta 3 
	· Conhecidos como narcotraficantes, desde os atacadistas até os retalhistas.
	Resposta 4 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Neste módulo, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Gary Becker e colegas referente à economia das drogas. Sobre o assunto, indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
Resposta
 Becker e seus colaboradores e/ou seguidores estabeleceram, teoricamente, que a proibição legal da venda e/ou do uso de drogas teria custos maiores e piores que os resultantes de políticas públicas de liberação.
Resposta
 Os custos das políticas de liberação também foram previstos por Becker e colaboradores. Nesse caso, os extratos sociais mais privilegiados seriam os mais afetados pela liberação. Por sua vez, os autores sustentam que a base da pirâmide socioeconômica (os mais pobres) seria a maior beneficiada com as consequências das políticas liberacionistas.
Resposta
 Resumidamente, podemos entender que Becker, seus colaboradores e seguidores estabeleceram, teoricamente, que a proibição legal da venda ou do uso de drogas teria custos menores e melhores que os resultantes de políticas públicas de liberação.
Resposta
 Uma questão óbvia que muitas vezes passa despercebida é o fato de que os mercados ilegais, como o das drogas, não obedecem estritamente às mesmas regras dos mercados legais. As características implícitas de muitos mercados legais nas economias modernas, como a certificação de qualidade e os mecanismos legais disponíveis para proteção contra fraude, por exemplo, simplesmente estão ausentes nos mercados de drogas ilegais.
Resposta
 As respostas dos consumidores de drogas aos aumentos e diminuições de preços podem ser diferentes por conta da multiplicidade de variáveis peculiares aos mercados ilegais e mesmo por questões intrínsecas aos indivíduos que as adquirem (com diferentes níveis de compulsão pela droga, por exemplo).
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Relembre um caso emblemático: a metanfetamina. Os esforços do governo norte-americano para reduzir o suprimento dos insumos químicos da metanfetamina teriam triplicado temporariamente seu preço, causando impactos inclusive na sua pureza, reduzida de 90% para 20%. Ademais, as ocorrências de internações hospitalares envolvendo metanfetaminas diminuíram cerca de 50% e o uso dessa substância entre presos caiu em média 55%. Contudo, nos quatro meses que se seguiram depois das operações governamentais, os índices retornaram aos patamares anteriores, tão logo os preços caíram e a pureza da droga se elevou.
Sobre os conceitos relacionados à dinâmica econômica e o mercado de drogas, associe o conceito com sua descrição:
	· Em economia, é uma medida do quanto compradores e vendedores respondem a mudanças nas condições de mercado.
Por meio da elasticidade, é possível analisar tanto a oferta quanto a demanda de drogas com maior precisão. Constitui, assim, um fator-chave na análise dos mercados de drogas ilegais.
	Resposta 1 
	· De acordo com a literatura norte-americana, são compulsivamente praticados por dependentes químicos na ânsia de aplacar a drogadição, o que pode culminar com a violência interpessoal. Infelizmente, crimes mais graves também são corriqueiros.
	Resposta 2 
	· Em geral, está sempre conectada a um equilíbrio de dois “indicadores”, se podemos chamar assim: a quantidade/qualidade de trabalho feito e os recursos gastos para realizar esse mesmo trabalho.
	Resposta 3 
	· Nos mercados legais, existem produtos conhecidos por sua alta sensibilidade na demanda em relação às variações de preço.
	Resposta 4 
	· São produtos que continuam sendo demandados, mesmo com consideráveis altas de preço. Neste caso, trata-se de produtos de demanda inelástica. 
	Resposta 5 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma das questões centrais da Criminologia é: “por que algumas pessoas cometem crimes e outras não?” Desde o início da Criminologia e do Direito Penal no século VIII, várias correntes criminológicas vêm tentando responder a essa pergunta fundamental.
A seguir, assinale a corrente de pensamento, com reflexos na Criminologia, para a qual o crime seria determinado pelas desordens físicas e sociais presentes na cena urbana.
Escolha uma opção:
Criminologia Clássica
Criminologia Positivista
Criminologia Psicanalítica
Escola de Frankfurt
Escola de Chicago ou da Ecologia Urbana 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na década de 1950, o polonês Solomon Asch conduziu experimentos que marcaram para sempre a história da psicologia social. Seus experimentos mostraram o quanto as pessoas são capazes de adotar comportamentos, muitas vezes irracionais, somente para se amoldar ao comportamento dominante do grupo em que estão inseridas.
O experimento de Asch trouxe à tona o fenômeno, relacionado à pressão do grupo, denominado:
Escolha uma opção:
Difusão de responsabilidade
Obediência à autoridade
Desindividuação
Persuasão
Conformidade 
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Teoria do Comportamento Planejado – TCP (AJZEN, 1991) é um dos modelos de predição de comportamento mais parcimoniosos no campo da Psicologia Social e é amplamente empregado em diversas áreas do conhecimento, tais como Economia, Nutrição e comportamento do consumidor. Com a prevenção de crimes e comportamentos antissociais ocorre o mesmo.
Entre os conceitos mais relevantes no contexto da TCP, está aquele relacionado às reações ou avaliações das pessoas ao redor (por exemplo, ante a objetos e situações) e se o indivíduo está ou não interessado em acatar as expectativas dessas pessoas. Em outras palavras, esse conceito refere-se às comparações que são feitas com pessoas próximas, as quais podem influenciar a forma de pensar de quem está ao seu redor.
Estamos falando de:
Escolha uma opção:
Pressupostos morais
Normas subjetivas (ou normas sociais) 
Atitudes
Controle comportamental percebido
Vulnerabilidades socioeconômicas
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Pesquisas revelam que, embora os números da criminalidade saltem aos olhos, apenas uma pequena parcela da população realmente se envereda pelo caminho do crime. Portanto, os esforços do governo e da sociedade se tornam mais eficazes se direcionados a fatores de risco relacionados a públicos específicos.
Sobre variáveis preditoras do envolvimento das pessoas com atividades criminosas, de acordo com estudo acadêmico de Komatsu e Bazon (2018), indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
Resposta
 Na categoria família, chama a atenção o fato de que um dos responsáveis pelo adolescente ter sido preso constitui um indicador irrelevante em relação ao envolvimento do menor em delitos violentos no futuro.
Resposta
 Um dos estudos realizados no Brasil mostrou que os adolescentes abusadores de álcool possuem duas vezes mais chances de se envolver