A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS II 
Avaliação I – LETRAS-LIBRAS – FLEX 
1 - A linguagem verbal, ao participar da formação da consciência do homem, desempenha um fator importante para a formação dos processos psíquicos ou funções superiores do homem. Sobre este processo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dirige a atenção a objetos e conserva-os na memória.
II- Cria leis para as diferentes percepções.
III- Altera a atividade mnemônica consciente.
IV- Criatividade orientada e dirigida.
( ) Na formação da consciência do homem, a linguagem verbal muda substancialmente os processos de memória do homem.
( ) A linguagem verbal, por meio das palavras, permite designar e discriminar objetos e eventos no mundo.
( ) Na formação da consciência do homem, a linguagem do homem permite que ele se desligue da experiência imediata para dar vazão à imaginação.
( ) Na formação da consciência do homem, a linguagem reorganiza substancialmente os processos de percepção do mundo exterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - III - I - IV - II. CORRETA 
B - I - III - II - IV.
C - III - IV - II - I.
D - IV - II - I - III.
 
2 - A Área de Broca foi nomeada pelo cirurgião e antropólogo francês, Paul Broca, que encontrou esta área do cérebro. A localização da Área de Broca é no lobo frontal do cérebro a função dela é atuar como centro do discurso. Embora existam outras áreas do cérebro que também influenciam a fala (área de Wernicke e o córtex motor). A Área de Broca é considerada o componente central, porém, atualmente, não é considerável a organização neural de forma simplista, mesmo que as noções de especialização hemisférica sejam aceitas. Os hemisférios se relacionam em diferentes áreas que são ativadas e processadas por essa determinada região. Sobre a área de Broca e suas funções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A Área de Broca está localizada nos lobos frontais, e a área de Wernicke está localizada nos lobos temporais. 
( ) Em 1878, foi descoberto que alguns pacientes com danos naquela parte específica do hemisfério esquerdo podiam entender a linguagem falada, mas tinham dificuldade em articular os sons da fala. 
( ) É atribuída à área de Broca a função da execução motora da fala, e à área de Wernicke a responsabilidade pela compreensão da fala. 
( ) A área de Broca tem a função da linguagem escrita, e a área de Wernicke com a limitação perante a fala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - V - V - V.
B - F - F - V - V.
C - V - V - F - F.
D - V - F - V - F. CORRETA
3 - Antes de Chomsky, os linguistas não viam a linguagem como estrutura organizada mentalmente. Em contrapartida, na visão desse teórico, as pessoas tinham uma característica linguística, chamada de faculdade da linguagem. Isso é inato e tem suas particularidades da linguagem verbal, entendida não como uma habilidade humana, mas passa a fazer parte de uma configuração neurológica vista sob o aspecto da cognição, sendo que a linguagem é vista como uma linguagem gerativa (QUADROS, 2013). Sobre o exposto, analise as as sentenças a seguir:
I- O conhecimento linguístico precisa ser explicado por uma teoria que use métodos hipotético-dedutivos, que deve dar conta de todo conhecimento linguístico específico da espécie humana para produzir quaisquer línguas.
II- A teoria gerativista ou inatista reconhece a língua como uma capacidade dos seres humanos de forma inata. A interação dessa gramática interna com o ambiente linguístico externo desenvolvem as gramáticas das pessoas que falam a Língua Portuguesa, do Alemão, ou de qualquer língua de sinais. 
III- Para a Gramática Gerativa, a linguagem interna deve se manter rígida e formal, que se explica a partir da preocupação em relatar a natureza e a competência que antecede o uso da língua. Essa gramática dedicou grande parte de seus esforços para a descrição das estruturas sintáticas, ou seja, aquela produzida pelo falante. 
IV- A gramática já foi vista como rígida, entretanto, sabemos que os seres humanos têm, na sua capacidade interna, o inatismo para desenvolver suas estruturas e para criar competências para articular a gramática, além da capacidade de aprendizagem de outras línguas sintáticas. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: QUADROS, R. M. O paradigma gerativista e a aquisição de linguagem. In: QUADROS, R. M. FINGER, I. Teorias de Aquisição de Linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
A - As sentenças I, II e III estão corretas. CORRETA
B - As sentenças II, III e IV estão corretas.
C - As sentenças I, III e IV estão corretas.
D - As sentenças I e IV estão corretas.
4 - As metodologias de ensino não observam bem as especificidades do surdo, de modo a não canalizar sua percepção para comportamentos mais conscientes que trariam ganhos intrassubjetivos significantes. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A ausência de uma língua compartilhada entre professor e alunos surdos está impedindo que esses aprendam os princípios básicos da aprendizagem anteriormente postulados. 
II- A educação deve permitir por meio de experiências novas e consistentes, a internalização de novas aprendizagens. Essa prática está associada a uma nova área do conhecimento chamada de Psicopedagogia. 
III- A criança surda está sendo privada da interação necessária e que lhe permitiria avançar no desenvolvimento de suas funções superiores, a fim de ir além de sua ação imediata com objetos e entorno físico e do seu pensamento concreto. 
IV- A presença do intérprete faz com que a visão do surdo seja compartilhada entre duas tarefas: a de olhar para o intérprete e a de olhar para o professor. Sem interação, prejudica o seu desenvolvimento linguístico e intersubjetivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B - As afirmativas I e III estão corretas. CORRETA 
C - Somente a afirmativa IV está correta.
D - Somente a afirmativa III está correta.
5 - Há de se pensar, que para ler um texto, você precisa ter todos seus sistemas funcionais em perfeita sincronia. Se somente um desses sistemas apontar um mau funcionamento, é provável, que todo o desempenho para a realização dessa tarefa poderá ser comprometido. Foi com base nessa separação do corpo em estruturas que alguns teóricos linguistas fizeram as suas análises da linguagem verbal, surgindo, assim, o estruturalismo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve fenômenos linguísticos sob diversos aspectos:
A - Alguns fenômenos linguísticos são vistos com um olhar relacionado às práticas sociais e educativas.
B - Podem-se elencar os fatos socais, a biologia e a neurologia, que se enquadram em questões sociais e que têm a possibilidade de usar a praticidade, incluindo os fenômenos que existem na neuropsicologia.
C - O fenômeno linguístico é percebido sob aspectos diferentes. Há aqueles que estudam os estados psicológicos (Psicolinguística), outros os fatos sociais (Sociolinguística) e outros o relacionam à biologia (Neurolinguística). Entretanto, outros o relacionam e possibilitam a resolução de problemas sociais, educacionais, discursivos que envolvem o objeto de estudo "linguagem" nas práticas humanas (Linguística Aplicada). CORRETA
D - Em algumas situações que decorrem do fenômeno linguístico, diante de diferentes aspectos, na esfera social: tanto nas práticas educativas, quanto nas esportivas e inclusivas, há relação com a resolução de diversos tipos de problema.
6 - O conceito de Neurolinguística pode ser descrito como ciência que estuda os mecanismos cerebrais subjacentes à compreensão, produção e conhecimento abstrato da linguagem falada, sinalizada ou escrita. Sobre o conceito de Neurolinguística, assinale a alternativa CORRETA:
A - Investiga as relações entre a estrutura do cérebro humano e a capacidade linguística. CORRETA
B - Trata-se de um campo interdisciplinar, o qual dificilmente articula conhecimentos provenientes da Linguística.
C - Abrange o estudo das condições neuro-cognitivas da surdez e não do