Buscar

Ana Carolina_CPP1_120521-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade continuada_01_ Curvas de Possibilidade de Produção (CPP)
Revisão da 1ª unidade e conteúdo da 2ª unidade.
1. Um modelo econômico deveria descrever exatamente a realidade?
Não, pois é difícil descrever a realidade já que muitas variáveis e constantes podem influenciar. Além disso, o gráfico é baseado em hipóteses.
2. Cite algumas formas que sua família interage no mercado de fatores e uma forma que interage no mercado de produto.
No mercado de fatores de produção, minha família vendem seus fatores de produção (terra, capital, trabalho) para as empresas que utilizarão estes fatores e remunerando-os com renda, ou seja, salário por esta venda. 
Já no mercado de bens e serviços minha família irá comprar e consumir os bens e serviços ofertados.
3. Cite algumas formas que o diagrama de fluxo circular não cobre.
O governo, pois este não influencia nas famílias e empresas, ele é responsável por corrigir as falhas de mercado. Os impostos, as transações e movimentos com o resto do mundo também não são incluídos neste fluxo circular básico. 
4. Desenhe explique uma fronteira ou curva de possibilidade de produção (CPP) para uma economia que produz feijão e arroz. O que acontecerá a essa fronteira se uma doença afetar a produção de arroz dessa economia?
Caso uma doença afete toda a produção de arroz ela deixará de ser produzida, devido aos danos ocorridos, todos os recursos disponíveis serão destinados à produção de feijão. Contudo, se afetar metade da produção ela terá uma diminuição, mas ainda produzirá.
5. Mostre graficamente o dilema atual da fronteira de possibilidade social e humanitária (FPSH) devido ao afastamento social na atividade econômica. Faça as análises em três pontos: (i) com afastamento; (ii) sem afastamento e (iii) ambos os casos.
Atividade Econômica
Com o afastamento social, a atividade econômica no curto prazo irá diminuir causando desemprego e desespero, porém em um longo prazo os trabalhadores poderão retornar aos serviços aumentando novamente a atividade.
Longo prazo
Curto prazo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB - 2021.1
III SEMESTRE – ADM 
	Com afastamento
Atividade Econômica
Sem o afastamento social, no curto prazo a atividade econômica terá um aumento, entretanto, em um longo prazo a decisão trará a redução na atividade.
Curto prazo
Longo prazo
Sem afastamento
Considerando o curto prazo, a atividade econômica terá um aumento da produtividade sem o afastamento. Entretanto, ao longo prazo terá consequências na economia, devido à disseminação do vírus o que ocasionará em uma crise no sistema de saúde e consequentemente na economia. Portanto, aderir ao afastamento é a melhor solução a se tomar. Pois, com a vacina e as medidas de prevenção conseguirá se reerguer no longo prazo.
Atividade Econômica
Sem afastamento
Com afastamento
	
		
6. Use a fronteira da CPP para descrever a “ideia” de “eficiência”, “eficácia” e “efetividade”. 
A eficiência na curva de possibilidade e produção está relacionada com a obtenção do máximo de rendimentos econômicos com o uso mínimo recursos da economia, dentre este também existe o conceito de eficiência produtiva, esta ocorre quando não é possível produzir mais de um produto sem que reduza a produção de outro. 
Já a eficácia está preocupada com o alcance de seus objetivos, ou seja, produzir cada vez mais. Outro conceito utilizado é a eficácia alocativa, ela se encontra na curva, quando as possibilidades de combinação, atingem o máximo de atividade produtiva.
A efetividade representa a capacidade de reduzir os recursos de produção, mas ainda assim garantir que o produto final seja o melhor possível. Ou seja, é ser eficiente e eficaz.
7. Diante do exposto, é possível discutir a CPP na teoria macroeconômica? Explique considerando a economia do Brasil, a partir de suas possibilidades e a inflação galopante?
Sim, mas diferente da microeconomia que visualiza a economia de forma individual na macroeconomia ela é vista de forma ampla. E deste modo na curva de possibilidade de produção ela observa a quantidade de produção nacional como, por exemplo, a agropecuária e indústrias predominantes na economia brasileira que possibilitam a produção de produtos diversos. No entanto, a inflação galopante afeta na produção destes bens, visto que a partir do aumento dos preços a demanda automaticamente cai, afetando a oferta ou propriamente os produtores que ficaram desestimulados a produzir.
8. Complete a ideia das questões anteriores posicionando suas considerações na economia positiva e normativa. Existe diferença, entre os dois campos? Dê exemplos atuais?
Sim, existem diferenças entre a economia positiva e normativa. A economia positiva destina-se a estudar a economia e explicar os fenômenos econômicos, ela mostra fatos de como a economia realmente funciona. 
Ex: os bens econômicos são escassos. 
Ex: Por conta da pandemia do covid-19 a inflação aumentou bastante
 Já a normativa pensa no que a economia se tornará e em como ela deveria ser dando valor em seus resultados se vão ser bons ou ruins. 
Ex: a distribuição de renda deveria ser igualitária a todos no brasil.
Referências:
NASCIMENTO, Paulo Augusto Meyer Mattos; POMPERMAYER, F.M.Programa. Avaliação Socioeconômica de Projetos. Brasília: Enap/DDG,2013.Disponívelem:<.https://www.google.com/url?q=https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2255/1/CURSO_MICROECONOMIA%2520%25282%2529.pdf&usg=AOvVaw3WfS8oXuBTZ0Rhgv3lZKTq >. Acesso em: 10 de maio. 2021.
FERRONI, Gustavo, et al. Distanciamento social x economia: o falso dilema precisa ser desfeito. Oxfam Brasil(negrito),2020. Disponível em:<.https://www.oxfam.org.br/blog/distanciamento-social-e-economia/#:~:text=O%20distanciamento%20social%20%C3%A9%20a,sa%C3%BAde%20em%20todo%20o%20mundo. >. Acesso em: 11 de maio. de 2021.

Continue navegando