Buscar

APOL 1-PERICIA CONTABIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Perícia Contábil (AULA 4)
Quesitos são os questionamentos elaborados pelas partes e pelo Juiz sobre o objeto do litígio. 
Analise a questão e marque a correta.
	
	A
	As partes deverão apresentar os quesitos dentro de 15 dias contados da intimação do despacho de nomeação do perito, art. 464 NCPC. CORRETO – PG.5
	
	B
	É proibido às partes, durante a diligência, apresentarem quesitos suplementares (NCPC, art. 469) que poderão ser respondidos pelo perito previamente (por escrito) ou na audiência (oral) de instrução e julgamento. Errado – PG.5
	
	C
	A ausência de quesitos impede o perito de apresentar a proposta de honorários e de realizar a prova Pericial. Questionamentos mal formulados são considerados complementares. errado
 
	
	D
	Quando uma das partes ou até mesmo o Juiz necessitar de melhor entendimento do que foi concluído no laudo, podem então, elaborar perguntas que deverão ser respondidas pelo Assistente Técnico em audiência.
 
Questão 2/5 - Perícia Contábil (TEMA 2 – NBC TP 01 – PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA PERÍCIA)
Segundo a NBC TP 01 os procedimentos visam validar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria. 
Identifique quais são os procedimentos que devem ser adotados pelo Perito.
( a ) Mensuração, avaliação, certificação e Laudo.
( b ) Exame, vistoria, diligência, indagação, reexame.
( c ) Mensuração, parecer, arbitramento, diligência e exame.
( d ) Vistoria, exame, indagação, investigação, arbitramento.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	As afirmativas: a, e c são verdadeiras;
	
	B
	As afirmativas:  b, c, d são verdadeiras;
	
	C
	As afirmativas: a, c,  d são verdadeiras;
	
	D
	As afirmativas: a, d são verdadeiras – PG.5
Questão 3/5 - Perícia Contábil (TEMA 5 – ESTUDO DE CASO: UMA PERÍCIA CONTÁBIL TRABALHISTA)
Segundo Fagundes, as causas que mais levam o empregado a acionar seu empregador é a falta de registro na carteira nacional do trabalhador, falta de pagamento nos dias preestabelecidos entre as partes, das horas extras e seus reflexos. Para desenvolvimento de uma trabalhista o Perito deve atentar as fases e ao conteúdo dos autos. Assim, julgue as sentenças a seguir como (V) verdadeira ou (F) falsa, em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta.
(V ) Um dos itens fundamentais que o Perito num cálculo trabalhista, é observar a verba salarial que servirá de base para os cálculos da sentença.
(F ) Para se calcular as horas extras, deve o perito utilizar como base, o salário declarado na inicial do processo. – PG 15
(F ) O desenvolvimento dos cálculos parte da inicial do processo, mesmo que exista sentença, o perito deve levar em conta a declaração das partes como base, bem como, deve solicitar as partes que elaborem quesitos. PG 16
(V ) Em ações de reclamatórias trabalhistas, a perícia basicamente se dá pelos cálculos prolatados em sentença, dispensando-se os quesitos, pois neste tipo de ação já foram feitas as provas necessárias, restando a realização da apuração do saldo devido ao vencedor da ação.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – F – V
Questão 4/5 - Perícia Contábil (AULA 1)
Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito, segundo o disposto no art. 421 do CPC.
Julgue acerca deste tema, a resposta correta.
a) A prova pericial é reconhecida no art. 332 do CPC como sendo um meio legal, moral e técnico, para a confirmação da verdade ou não, dos fatos objetos de litigio judicial. No entanto, não é um meio mais robusto entre todos os meios de provas existentes. ERRADO TEMA 4 – PROVA PERICIAL-PG10)
b) De acordo com o próprio ordenamento jurídico, o perito produzirá provas. ERRADO 
c). Dentre os documentos probantes aceitos estão o livro Diário, Razão, Inventário e de controle de Estoques. CORRETO - (AULA 4 - 4.1.1 Documentos probantes aceitos)
d) A partir do novo código de processo civil, com relação a produção da prova pericial, está poderá ser substituída por uma simples inquirição. CORRETO - (AULA 4 - 4.2 Prova técnica simplificada)
	
	A
	As assertivas: b, c, d – são corretas;
	
	B
	As assertivas: a, b, c – são corretas;
	
	C
	As assertivas: c, d – são corretas;
	
	D
	As assertivas: a, c – são corretas.
Questão 5/5 - Perícia Contábil (TEMA 1 – LAUDO PERICIAL CONTÁBIL)
O laudo é a materialização do resultado de uma Perícia Contábil. Sua execução exige que contenha desenvolvimento, forma e fundamentação.
Julgue as sentenças se (V) verdadeira ou (F) falsa, em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta.
(V ) O preparo e a redação do laudo são de exclusiva responsabilidade do perito contábil e tratando-se de termos técnicos atinentes à profissão contábil, devem quando necessário, ser acrescidos de esclarecimentos adicionais e recomendada a utilização daqueles de maior domínio público. (AULA 5 - 1.3 Apresentação e preparação do laudo pericial contábil)
(F ) Quanto ao prazo fixado pelo juiz, significa que quando o perito apresenta a proposta de honorários indicando o prazo necessário para entrega do Laudo, o juiz deverá concordar com o novo prazo, pois desta maneira evita-se a dilação de prazos." . (AULA 5-PG5)
(V) O laudo pericial deve conter três partes principais e distintas, porém, todas comprometidas com o entendimento da totalidade da prova. São elas: introdução respostas aos quesitos e conclusões. (AULA 5-PG 3)
(F) Assim como o Perito, o Laudo pericial contábil possui fé pública, ou seja, é tido como verdadeiro até prova em contrário. Por isso, dispensa-se que a redação do laudo seja tão abrangente, uma vez que o perito respondeu a cada quesito, ainda que negativa ou positiva a resposta. (AULA 5 – pg2)
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	F – V – V – F

Outros materiais