Buscar

A proposta aqui é que você produza um texto corrido de no mínimo 20 e no máximo 25 linhas elucidando as diferenças entre os seguintes termos parasitológicos: Infecção X Infestação; Hospedeiro X Reserv

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALGUNS TERMOS PARASITOLOGICOS
Nome Completo: Nara Tatiana De Lima Aragão
Matrícula: 04070734
Curso: Nutrição
 Infecção: penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente etiológico no organismo humano ou animal, podendo ser vírus, bactéria, protozoário, helminto, etc.
Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.
Hospedeiro: é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que atua como “moradia temporária” para outro organismo. Aqui, podemos relacionar esse conceito a vários outros temas da ecologia e das interações entre os seres vivos: mutualismo, comensalismo e parasitismo!
Reservatório: é um hospedeiro de outra espécie, que alberga o agente etiológico de determinada doença e o elimina para o meio exterior com capacidade infectante, ou seja, é o animal que aloja algum tipo de parasita sem que esse seja prejudicado, por exemplo, o barbeiro (Doença de Chagas) que aloja em seu organismo o Trypanosoma cruzi.
Incidência: A incidência de uma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. 
Epidemiologia: “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”.
Vetor biológico: quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor.
 Vetor mecânico: quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito.
Fontes: www.atlasdasaude.pt
www.cvs.saude.sp.gov.br
www.parasitologia.org.br

Outros materiais