A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
AULA HOMEOPATIA 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Homeopatia
História, Princípios e Fundamentos 
Instrutora Evelyn Castro
CRFMG 36163
z
Hipócrates e o principio da similitude 
As primeiras tentativas de criar uma teoria racional sobre saúde e doença ocorreram nas escolas média da Grécia Antiga.
O maior representante do pensamento médico grego sem dúvidas foi Hipócrates (377 a.C -468 a.C.), considerado o pai da medicina, responsável pelo estabelecimento de uma atividade médica apoiada no conhecimento experimental, desvinculada da religião, da magia e da superstição. 
z
Hipócrates e o principio da similitude 
Para Hipócrates, a terapêutica tinha por base o poder curativo da natureza e as doenças deviam ser interpretadas considerando- se o quadro particular de cada indivíduo.
Ele entendia como doença a perturbação do equilíbrio, o qual mantinha o ser humano em harmonia consigo mesmo e com a natureza. 
Nesse sentido não havia distinção entre mente, corpo e cosmos, numa visão sintética do ser humano em suas relações com o meio ambiente.
z
Hipócrates e o principio da similitude 
Hipócrates demonstrou que os sintomas são reações do organismo á enfermidade, e que o trabalho dos médicos era ajudar as forças defensivas naturais orgânicas. 
Portanto foi criado os padrões éticos da medicina e estabeleceu as providencias do diagnóstico, do prognostico e da terapêutica, que até hoje são determinantes na prática médica. 
z
Hipócrates e o principio da similitude 
A homeopatia se alicerça no seguinte aforismo criado por Hipócrates: “A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o paciente retorna á saúde”.
Como por exemplo, afirmou que as próprias substancias que causavam tosse e diarreia, e provocam vômito, curavam doenças que apresentavam sintomas semelhantes, desde que utilizadas em doses menores. 
z
Hipócrates e o principio da similitude 
Nas obras atribuídas a Hipócrates encontram –se vários trechos referências á assertiva similia similibus curantur , ou seja, o semelhante será curado pelo seu semelhante.
Embora na época a terapêutica adotada era contraria contrariis curantur, ou seja, contrario será curado pelo contrario. 
z
Hipócrates e o principio da similitude 
Embora tenha relatado o principio da similitude, Hipócrates não se aprofundou no assunto e coube a Samuel Hahnemann demonstrá-lo clinicamente e firmá-lo como método terapêutico, bem como dotá-lo de uma farmacotécnica própria. 
z
Samuel Hahnemann
Christian Friedrich Samuel Hahnemann em nasceu em 10 de abril de 1755 em Meissen, uma das cidades mais antigas da Saxônia, região oriental da Alemanha, em uma época que o comercio de porcelanas era a maior fonte de riqueza. 
Filho de um casal de artesãos de porcelana, já na primeira infância observava os pais no preparo de tintas e esmaltes, o que lhe proporcionou um gosto especial por química. 
z
Samuel Hahnemann
Como na época a profissão de maior prestigio era de mercador de porcelanas, Samuel foi orientado pelo seu pai a estudar diversos idiomas.
Precocemente revelou-se um gênio, tendo aos 12 anos de idade cursado humanidades e aos 14, a pedido de um de seus professores, ministrado aulas de grego para a turma. 
z
Samuel Hahnemann
Mas Samuel enfrentou dificuldades com seus estudos, pois não podia, como plebeu, frequentar a biblioteca de sua escola. 
Todavia recebeu ajuda do seu professor de línguas e pode intensificar seu aprendizado assimilando os mais importantes livros da biblioteca, particularmente os de botânica, química, matemática e física. 
z
Samuel Hahnemann
Ganhou espaço entre seus colegas de classe por sua dedicação e foi escolhido orador da turma.
Seu discurso foi em latim versava “A curiosa construção da mão”, neste trabalho, além destacar os aspectos anatômicos, Hahnemann destacou a importância espiritual da mão como canal terminal do corpo, prolongamento do pensamento e do ato. 
Finalizou seus estudos aos 20 anos, dominando fluentemente vários idiomas.
z
Samuel Hahnemann
Em 1775, foi para leipzing estudar medicina e para se sustentar ministrava aulas particulares de língua estrangeira traduziu diversas obras científicas para o alemão. 
Portanto, além de estudar anatomia, Hahnemman estudou diversas correntes filosóficas de sua época e em especial, vitalismo e organicismo. 
z
Samuel Hahnemann
Enquanto os vitalistas acreditavam na existência de um principio vital, de uma força motriz que antecedia atividade mecânica mantendo-a atuante, os organicistas acreditavam que as atividades vitais eram decorrentes da organização biológica.
Mas para Hahnemann o principio vital era a causa e não consequência da estrutura orgânica. 
z
Samuel Hahnemann
Em 1779, Hahnemann recebeu o grau de doutor em medicina.
Pouco tempo depois publicou uma serie de trabalhos relacionados a química e medicina. 
Pouco tempo depois publicou o seu tratado de matéria médica, que versava sobre as propriedades das drogas, tornou- se um manual na época. 
z
Nascimento da Homeopatia
Em 1790, ao traduzir a matéria médica do médico escocês Willian Cullen, Hahnemann ficou indignado com o fato desse autor atribuir a eficiência da quina ao seu efeito tônico sobre o estômago do paciente acometido por malária. 
Não concordando com a hipótese, resolveu fazer experiencias nele mesmo ingerindo por vários dias certa quantidade de quina.
z
Nascimento da Homeopatia
Para sua surpresa, passou a apresentar uma serie de sintomas típicos da malária: esfriamento da ponta dos dedos dos pés e das mãos, fraqueza, sonolência, taquicardia, pulsação rápida, ansiedade e temor intoleráveis, pulsação da cabeça, rubor nas faces, sensação de entorpeciemento, enfim, um quadro que trazia a aparência global da febre intermitente, de 3 a 4 horas de duração. 
Ao suspender o uso da droga, sua saúde voltou a normalidade. 
z
Nascimento da Homeopatia
Este experimento chamou a atenção de Hahnemann para a teoria de Hipócrates, similia similibus curantur, ou seja, semelhante cura semelhante.
Já que uma droga usada para tratar malária, em indivíduos saudáveis ela causava sintomas semelhantes a malária.
Em seguida experimentou em seus familiares e viu que o fenômeno se repetia. Visto isso, passou a fazer experimentos em outras drogas, catalogando seus efeitos no organismo sadio. 
z
Nascimento da Homeopatia
De1790 a 1796, Hahnemann experimentou numerosas substâncias, sempre em pessoas sadias, além de realizar extensa pesquisa na literatura médica sobre sinais e sintomas provocados por drogas tóxicas. 
Em 1796, no jornal de medicina prática, dirigido por Hufeland, Hahnemann publicou seu primeiro trabalho sobre descobertas, denominado “Ensaio sobre um novo principio para descobrir as propriedades curativas das substâncias medicinais, seguido de alguns comentários sobre os princípios admitidos até os nossos dias.” 
z
Nascimento da Homeopatia
Com finalidade de diminuir os efeitos tóxicos e nocivos das drogas, adotou as doses infinitesimais (grandes diluições) para o tratamento dos seus pacientes. 
z