Buscar

ATIVIDADE EXTRA DE BOTANICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faça sua atividade em fonte Arial 12 digitando o texto (de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) direto no editor, o envio de arquivos não está habilitado.
Aprendemos, durante o curso, vários aspectos da vida das plantas, desde a germinação até a senescência. Foram abordados a forma como elas crescem e quais fatores regulam o crescimento e desenvolvimento; além de seus aspectos reprodutivos, as situações adversas às quais elas estão sujeitas e como “superam” tais adversidades. Levando em conta esses aspectos e os conhecimentos adquiridos na disciplina, (re)leia a Aula 31 e faça um texto relatando uma situação observada por você no seu dia a dia, sobre algum aspecto da vida das plantas, relacionando-a à tal aula (Aula 31). Pense em plantas no seu jardim ou horta, os tipos de desafios por ela enfrentados e construa sua narrativa mencionando e relacionando com os conceitos aprendidos.
 Atualmente, ganhei umas sementes de girassóis, ele é uma dicotiledônea, da família das compostas, originaria da América do Norte, as plantei, e tenho observado o seu desenvolvimento, dia a dia, em dois dias já se notava o abrir da semente e o seu brotamento.
 Tem flores sésseis, num ápice dilatado, inflorescência meio indefinida, com flores próximas e num eixo comum. As suas flores são linguladas, estéreis e assexuadas, e também tubulosas, onde o órgão masculino se abre primeiro; As suas pétalas, são flores modificadas, o interessante é que a inflorescência e direcionada de acordo com a posição do sol, o pedúnculo da planta ao receber energia solar, auxilia na produção de hormônios que desaparecem após a fecundação. Esse movimento acontece, pois o lado que não recebe a luz, cresce mais rápido do que o lado que esta sendo iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz e, também ele tem uma espécie de relógio interno, que o faz com que se volte para leste durante a noite.
 O seu crescimento tem sido bem rápido, solo não pode estar muito seco, e nem muito encharcado, para que não aconteça o apodrecimento da raiz, as quais, também verifiquei, ao fazer a troca para o vaso, são profundas.

Outros materiais