Buscar

N1 - Mensuração de Resultados em Mídias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mensuração de Resultados em Mídias Sociais
No ambiente digital atual, em que circulam tantas informações ao mesmo tempo e em que há tantos produtos competindo pela atenção do consumidor, devemos nos atentar para as métricas, que são os indicadores que mostrarão os resultados de nossas ações dentro de websites e redes sociais. As métricas nos guiarão no sentido de direcionarmos melhor as nossas estratégias, modificando o que não deu certo para a obtenção de resultados positivos. Assim, podemos verificar de maneira prática os resultados de nossas ações e o tipo de retorno em que resultaram. As principais métricas são acessos, conversão, tráfego de referência e engajamento, que serão elucidadas a seguir.
Os acessos, como o próprio nome já deixa claro, dizem respeito à quantidade de visualizações de determinado conteúdo, e é uma métrica importante para que possamos verificar, por exemplo, quais conteúdos despertam mais o interesse do nosso público, de forma a adaptar nossas ações futuras de acordo com o interesse dos nossos consumidores. Os acessos também são o que abrem caminho para as demais métricas que veremos a seguir. Ou seja, a partir do acesso a determinado conteúdo, o nosso público pode realizar outras ações dentro daquele ambiente virtual.
A conversão diz respeito, exatamente, ao número de ações realizadas pelo usuário dentro de um site ou rede social, desde responder uma pesquisa ou inscrever-se em uma newsletter a comprar um produto. Combinada aos acessos, essa métrica pode ser importante para verificar quantas dessas visualizações realmente geram ações, permitindo também que adaptemos as estratégias em busca de resultados.
Já o tráfego de referência diz respeito às indicações feitas por outros sites ou páginas nas redes sociais, gerando mais acessos e até mesmo conversões. O tráfego de referência pode ser uma forma importante de conseguir que o seu conteúdo alcance mais pessoas, pois a partir da indicação de outro agente o seu conteúdo pode receber mais atenção. Mas para que o seu conteúdo continue alcançando essa posição de destaque, é preciso que ele seja relevante para o seu público, o que demanda esforço e atenção da parte do profissional responsável. 
O engajamento, por último, se trata das interações que o público estabelece com o conteúdo. Mais do que apenas visualizar, o engajamento abrange o envolvimento do público e as suas reações a determinada publicação, e de que maneira as pessoas interagiram com esse conteúdo. A partir do engajamento é possível entender de forma mais clara qual foi o resultado de uma ação, já que aqui a opinião do público se torna mais evidente. 
Essas métricas essenciais estão presentes em diversas redes sociais e fazem parte de nossas vidas, sendo, portanto, fundamentais para os profissionais de comunicação. Em nosso caso de estudo, temos ainda uma situação hipotética em que há um aumento no número de clientes de uma agência de comunicação, o que gera dificuldade na mensuração dos resultados das redes sociais de cada cliente, bem como na geração de relatórios. Nesse caso, as métricas podem ser mensuradas com a ajuda de ferramentas de gerenciamento que tornam o processo mais prático e automatizado, otimizando-o. Considerando também a importância da mensuração de resultados, uma equipe poderia ser criada para focar nesse aspecto, de forma a realizar a manutenção das estratégias de mídias sociais e propiciar resultados positivos para os clientes da agência.

Continue navegando