Buscar

Paper Seminário Cap Paper

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EMPRESTIMO FINANCEIRO COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
RESUMOO tema “Captação de Recursos para Desenvolvimento de Projetos” é amplo e pode ser explorado de varias formas, nesse sentido, o presente trabalho consiste em explorar a forma de obtenção de recursos por meio de empréstimo financeiro, além de apontar possíveis causas para a tomada dessa decisão. Ademais traremos informações de como, no país, os empresários podem ser amparados através de um órgão federal.
1. INTRODUÇÃO
Ao longo deste trabalho será abordado aspectos acerca da captação de recursos, e sua correlação com empréstimos financeiros. Seja uma empresa que abriu recentemente ou que esteja ha anos no mercado, de pequeno, médio e de grande porte, ela precisará de recursos para se manter, expandir, adquirir equipamentos e etc. Levando em consideração a realidade da empresa, é possível saber a importância do investimento a ser feito, e explorando sua rotina financeira podemos obter o resultado de como ela poderá conseguir retornar quaisquer valores de emprestimo. Também analisaremos o que pode levar a empresa a obter recursos através de empréstimos financeiros.
É também necessário analisar o fluxo de caixa da empresa, com os lançamentos e previsões doperiodo, e com os dados do fluxo de caixa, através do Payback (indicador do tempo de retorno de um investimento) é possível identificar o tempo que a empresa levará para recuperar o investimento a ser feito.
A medida que o plano vai sendo detalhado, fica mais fácil perceber onde estão as oportunidades de captação de recursos, quem são os parceiros mais adequados para cada uma das necessidades que a organização tem, quem são as pessoas mais adequadas para apresentar o projeto para cada um dos potenciais parceiros, em que época devemos iniciar a captação, etc.
A captação de recursos é um grande ferramenta para alcançar os objetivos da empresa.
1 Elizabete da Silva Pacheco Correa
2 Glaucinery dos Santos Branco
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão Financeira – Seminário Interdisciplinar: Captação de Recursos para o Desenvolvimento de Projetos – 10/05/2021
Captar recursos nada mais é do que buscar aportes financeiros que serão injetados no caixa de uma empresa. O conceito é simples, mas a tarefa em si precisa ser muito bem pensada e executada para que não se torne uma dor de cabeça futuramente.
É importante que na hora da tomada de decisão, o investidor (tomador da decisão) tenha bom entendimento acerca de finanças. Pinho (2012, p. 3) afirma que: “Finanças é a ciência que estuda a estrutura de capital das organizações, bem como os fatores internos e externos que poderão influenciar sobre a sua capacidade de investimento e geração de recursos.”
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O desenvolvimento de projetos dentro de uma empresa requer uma série de fatores, um deles é o poder aquisitivo para a obtenção de novos produtos, equipamentos, sistemas e entre outras demandas que geram custos a empresa. Diante disso, surge a alternativa de financiar um valor para cobrir os gastos de novos projetos, com a expectativa que esses venham a gerar lucros rentáveis capazes de cobrir o valor do empréstimo e suas taxas.
Quando uma empresa recorre ao empréstimo financeiro? O site Papo Biz (2020) revela “Geralmente, as situações que pedem por essa alternativa são o pagamento de dividendos (distribuição de parte dos lucros aos acionistas), a quitação de passivos (ou seja, de contas a pagar), a aquisição de ativos (compra de bens e direitos), a necessidade de fazer investimentos, entre outras.”
As decisões acerca de investimentos são sempre de longo prazo e terão um impactos significativos na vida financeira da empresa, pois as despesas e riscos financeiros estão diretamente relacionados. Para Pinho (2012, p. 74) “As dúvidas quanto à viabilidade do projeto sempre vão existir. O administrador vai sempre se perguntar: Será que a decisão tomada é a correta? Porém, as respostas estão no futuro, através do fluxo de caixa e a taxa mínima de atratividade da organização.”
Pinho (2012, p. 209) afirma que:
As instituições financeiras exercem função de grande importância, relacionada com o crescimento e com o desenvolvimento econômico, em especial ao atuar na captação de recursos e na concessão de créditos, com o respectivo spread bancário, além dos demais serviços prestados. Portanto, são os agentes econômicos que propiciam o fomento à produção de riquezas, ao financiar atividades produtivas.
É imprescindível que as operações financeiras que envolvam crédito sejam formalmente conduzidas com garantias adequadas que proporcionem instrumentos com liquidez e segurança, situação que aumenta a possibilidade de recuperação do valor envolvido. Para que não haja problemas financeiros futuros na empresa é necessário que compreenda todos os riscos antes de tomar a decisão de solicitar crédito a alguma instituição financeira, analisando corretamente os
2
possíveis juros e multas.
Ainda segundo Pinho (2012), no mundo globalizado que nos deparamos, tomar uma decisão acerca é a chave de partida para a geração de resultados, e para esta ação é necessário ter um conhecimento profundo do ambiente de mercado e suas variáveis.
Como forma de apoio as micros, pequenas e medias empresas, no Brasil, contamos com o BNDE - Banco Nacional do Desenvolvimento, de iniciativa publica federal, que disponibiliza financiamento de longo prazo e investimento aos empreendedores. Uma forma de impulsionar a economia do país e contribuir para o crescimento das organizações que usufruiem de seus serviços financeiros.
“As operações de desconto são empréstimos bancários de curto prazo com caução de garantias reais, no caso duplicatas ou cheques, resultantes de suas vendas a prazo.” (PINHO, 2012, p.198)
As atividades de financiamentos refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. As atividades classificadas nesse grupo correspondem às contas classificáveis no passivo financeiro e no patrimônio líquido. Exemplos: captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa etc. HOJI (2004, p. 23)
O empréstimo bancário como forma de recurso para colocar em pratica projetos dentro da empres pode ser ferramenta primordial para que a organização comece a gerar novos capitais de lucros, ou ainda fazer a manutenção dos que já estão em andamento.
Figrura 1: tabela de financiamento BNDES
Disponivel	em:	https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/fb39573c-213a-41d1-
8033-
44fcde0e7015/Folheto_Apoio_MPME_com_splash_spreads_020320.pdf?MOD=AJPERES&CVID
=n4es5ho
A figura 1 demonstra artavés de tabela as variaveis de financiamento, taxa de juros, prazos, e etc. Serve para que os empreendedores tenham embazamento na tomada de decisão acerca da concessão de emprestimo para a empresa ou não.
3. METODOLOGIAO presente trabalho se pautou em pesquisa bibliográfica, sendo utilizados livros e artigos a disposição online. Foram analisados também materiais disponíveis em sites que apresentavam como pauta assuntos condizentes com o tema do trabalho proposto (emprestimo financeiro como recurso para desenvolvimento de projetos).
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Diante da analise dos dados compostos aravés das ideias de diferentes autores citados, podemos reponder as seguintes questões: quando se fazer um empréstimo empresarial e por qual razão. Na hora de por em prática essas teorias, é nesserario se atentar aos cuidados que um bom empreendedor/gestor deve tomar, para que não acarrete em prejuízo o que foi planejado para ser alternativa de lucro.
Os autores consultados na pesquisa trouxeram grandes contribuições para a aplicação de um bom planejamento financeiro antes da tomada de decisão sobre um possível financiamento na empresa, em pratica esse conceito se aplica como ferramenta fundamental para a obtenção dos resultados esperados.
5. CONCLUSÃO
Após a analise dos dados apresentados neste trabalho, concluímosque a ideia de realizar empréstimo como recurso para a realização de projetos na empresa é algo que pode ser extremamente viável, quando tomado os devidos cuidados. Devem ser consideradas as taxas e juros antes de tomar a decisão definitiva, e também fazer uso de ferramentas financeiras como o Payback, para viabilizar os prazos do investimento ser retornado.
Descobrimos também que, no Brasil, há iniciativa publica que apoia empreendedores na hora de levantar recursos, por meio de financiamentos. É de extrema importância que a
empresa/organização que queira levantar fundos por meio de financiamento, tenha um profissional capacidado na área de finanças, que saiba analisar os reais riscos e vantagens em tal ação.
O planejamento é essencial para fazer o projeto ser desenvolvido com sucesso, sem ele não é possível tomar qualquer decisão efetiva acerca do levantamento de fundos para qualquer projeto. Conhecendo o fluxo de caixa da organização, é possivel entender a realidade da empresa para tirar conclusões sobre qual forma de captação de recursos melhor enquadra com os objetivos da mesma, e ainda saber quanto tempo o dinheiro levará para ser recuperado.
REFERÊNCIAS
CAMARGO, Renata Freitas de. Como o método Payback pode ajudar na Análise do Tempo de Retorno do Investimento em Projetos. Treasy, 23 de out. de 2016. Disponível em : . Acesso em 01 de mai de 2021.
HOJI, Masakazu. Administração financeira: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. PINHO, Amarildo Furtado de. Finanças nas Empresas. 1ª edição. Indaial; Uniasselvi, 2012.

Outros materiais