A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável

Pré-visualização | Página 1 de 3

AS RESPOSTAS CORRETAS ESTÃO DESTACADAS EM NEGRITO
SE ESTE DOCUMENTO TE AJUDOU, DEIXE O LIKE E SALVE EM SUA LISTA, ASSIM AJUDARÁ MAIS PESSOAS
A análise do mercado é uma etapa de suma importância para a confecção do plano de negócios, uma vez que ela ajudará o empreendedor...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: 
	
	A) A conhecer as condições financeiras da concorrência.
	
	B) A conhecer o cliente e suas necessidades.
	
	C) A definir o ponto de equilíbrio financeiro.
	
	D) A estabelecer o valor que poderá ser faturado.
Dentro do plano de negócios, na etapa que trata da análise do mercado, definir os objetivos relacionados aos concorrentes é um dos segredos para tornar o empreendimento vitorioso. Acerca dos objetivos que devem ser definidos com base nos concorrentes, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas que seguem:
 
(  ) Identificar os concorrentes.
(  ) Unir-se aos concorrentes.
(  ) Superar os concorrentes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
	
	A) V – F – V.
	
	B) V – F – F.
	
	C) V – V – V.
	
	D) V – V – F.
É possível considerar uma linha de atuação pública como uma política pensada e viabilizada no sentido de atender a alguns princípios básicos.
 Leia com atenção os princípios abaixo e classifique-os em verdadeiros (V) ou falsos (F). Princípios de uma política pública Verdadeira Falsa
( ) É concebida para atender às necessidades da população.
( ) Destina-se ao conjunto das pessoas “pertencentes” a um espaço previamente definido.
( ) Não hierarquiza direitos de acesso e usufruto, isto é, é incondicional, respeitado o universo a ser atendido e os critérios considerados em sua formulação.
( ) Considera, favorece e garante a igualdade e usufruto de oportunidades de acesso e gozo às atividades nela preconizadas a todas as pessoas.
A partir das suas respostas, assinale a alternativa correta:
	
	A) A sequência é V– V– V– V
	
	B) A sequência é V – F – V – F
	
	C) A sequência é F – V– F – V
	
	D) A sequência é F– F– F – F
Ser empreendedor é ter iniciativa para criar algo novo e de valor para os clientes/mercado. Há três elementos que são de extrema importância na formação do empreendedor: a família, a escola e a sociedade. Diante disso, analise e associe os itens que seguem:
I – Família
II – Sociedade
III - Escola
( ) A convivência diária contribui para criar futuros empreendedores.
( ) É responsável pela formação e qualificação dos futuros empreendedores.
(   ) É afetada diretamente por fatores que facilitam ou dificultam os empreendedores.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
	
	A) III – II – I.
	
	B) I – II – III.
	
	C) III – I – II.
	
	D) I – III – II.
	
A elaboração do plano de negócios visa criar uma oportunidade para o empreendedor analisar todas as facetas da nova empresa e refletir sobre elas. Sobre os elementos que compõe o plano de negócios, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:
 
( ) A análise de mercado apresenta aspectos importantes sobre a clientela, a concorrência e os fornecedores.
( ) O planejamento financeiro visa diferenciar investimentos de despesas administrativas.
( ) O plano de marketing visa definir o preço do serviço prestado ou da produção de determinado produto.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
	
	A) F – V – F.
	
	B) V – F – V.
	
	C) V – V – V.
	
	D) F – V – V.
	
Sobre as agendas locais e globais, complete as lacunas. 1. As agendas construídas ao longo dos últimos 30 anos ainda não são de consenso, são agendas negociadas parágrafo por parágrafo, linha por linha, com ganhos e perdas frente ao peso e transformações que ______________________ adquirem de acordo com o passar dos anos e a importância estratégica que representam no cenário mundial. 2. Nesse cenário o fortalecimento da participação popular, dos movimentos populares, deu-se em diferentes níveis organizacionais, mas nesse período o país alcançou um amplo grau de ___________________________. 3. Esse desenvolvimento é explicitado através da denúncia de irregularidades ou de abuso do poder, mediante a participação em conselhos deliberativos e de controle social, ou nos movimentos de reclamação sobre ___________________ na prestação de contas dos gastos públicos. 4. Assim, ficou claro que a instituição de canais de representatividade e participação da sociedade civil fortalece ______________ e exige um olhar diferenciado para as especificidades apontadas pelas reivindicações dos movimentos sociais em prol do desenvolvimento sustentável.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas na sequência.
	
	A) Os atores globais - desenvolvimento político - a transparência - a democracia
	
	B) Democracia - desencolvimento político - os atores sociais - a gestão pública.
	
	C) A transparência - os atores globais - a democracia - desenvolvimento político
Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público, o que significa dizer que possui dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público.
Políticas públicas estão apenas no nível estratégico; as diretrizes estruturantes, ou o nível operacional também pode ser considerado política pública? Marque com (V) as respostas corretas e com (F) as falsas. Assinale abaixo a sequência correta.
 ( ) Alguns posicionamentos teóricos interpretam que apenas as macrodiretrizes estratégicas seriam políticas públicas, ou seja, as políticas nacionais.
( ) Outros autores também consideram as diretrizes estratégicas formuladas nas esferas estadual e municipal.
( ) Estados e municípios definem estrategicamente, considerando os limites de suas competências constitucionais, os rumos que irão adotar para o enfrentamento de seus problemas específicos.
	
	A) A sequência correta é V – V – V .
	
	B)  A sequência correta é F– F – F.
	
	C) A sequência correta é F– V– V.
	
	D) A sequência correta é V – F– V .
Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público, o que significa dizer que possui dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público. Omissão ou negligência, ou seja, o não fazer, também pode se configurar como uma política pública? Marque com (V) as respostas corretas e com (F) as falsas. Assinale abaixo a sequência correta. ( ) Tendo por princípio que uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público, quando nada é feito não há o enfrentamento do problema público e, consequentemente, há uma ausência de política pública. ( ) A ausência de política pode ser entendida como a política do não fazer, o que contradiz o fazer inerente ao atendimento das demandas e prioridades econômicas e sociais de uma nação. ( ) O não fazer é política pública, que tem base no não enfrentamento dos problemas e propostas de soluções. ( ) O não fazer não é política pública, porque não há o enfrentamento dos problemas e propostas de soluções. A partir de suas respostas, assinale a alternativa correta:
	
	A) A sequência é V  –V – V – V.
 
	
	B) A sequência é  V – V – F – V.
 
	
	C) A sequência é  V – F – F – V.
 
	
	D) A sequência é  F – F – F – F.
 
Com relação ao desenvolvimento econômico-social e à inclusão produtiva, leia com atenção a frase abaixo e complete as lacunas, tendo como referência a assertiva principal.
Em seguida assinale com um X a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas na sequência.
É importante afirmar o vínculo existente entre pobreza e vida política, considerando as diferentes esferas do poder público e as respectivas parcelas de responsabilidade na formulação, integração e implementação das políticas inerentes às micro e macroeconomias.
Com essa afirmação estamos reconhecendo que promover o desenvolvimento e reduzir a pobreza passa necessariamente por fortalecer ______________ e influenciar o cotidiano ___________________ a favor da democracia, dando a devida

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.