Buscar

Avaliação discursiva Educação inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Romilda Ribeiro Campos (1166636)
	
	Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:662173) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30342973
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em muitos países em desenvolvimento, deficiências são encaradas como algo vergonhoso, como uma maldição ou até mesmo uma punição de Deus. É comum pessoas esconderem familiares com deficiência em casa, impedindo-os de ter uma vida em sociedade. Ainda, devido à falta de estrutura destes países, pessoas com deficiência são altamente dependentes de suas famílias. Adultos que não são financeiramente independentes acabam normalmente marginalizados, reforçando o sentimento de vergonha e da noção de incapacidade. A solução deste problema está na educação. Por que a educação é a chave para esta importante mudança? Justifique sua resposta.
FONTE: ALT, Vivian. Como o preconceito exclui pessoas com deficiência. Disponível em: http://politike.cartacapital.com.br/a-maldicao-do-preconceito-as-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 10 out. 2016.
	Resposta Esperada:
*A Educação é a chave da mudança para demonstrar a capacidade da pessoa com deficiência e contribuir com ela, numa sociedade que esnoba seu potencial. *Nesse sentido, a educação é a chave para mudanças. Garantir educação para meninos e meninas com deficiência promove a noção de cidadania e um senso de compartilhamento de direitos com pessoas não deficientes. *Da mesma forma que existe um ciclo vicioso entre preconceito e dependência, também pode haver um entre educação e autonomia. *Promover educação de qualidade para crianças com deficiência é um mecanismo para garantir sua liberdade de viver uma vida autônoma, para ser visto por outras pessoas como iguais e para verem a eles próprios como cidadãos e indivíduos plenamente capazes.
	2.
	A história da Educação Inclusiva no mundo e no Brasil passou por diversas concepções de homem e de sociedade, valores sociais, morais, religiosos e éticos. As práticas preconceituosas refletem esta história massacrante e limitante da pessoa com necessidades especiais. Diante dessas informações, como foi a fase segregativa para estas pessoas?
	Resposta Esperada:
Nesta fase da história das pessoas com necessidades especiais, formaram-se as instituições segregativas, como escolas especiais, centros de reabilitação, oficinas protegidas. Estas pessoas foram segregadas, ou seja, isoladas e separadas em grupos, em instituições de atendimento especializado, não frequentavam a escola comum e não interagiam com a sociedade. Este período de segregação se deu perante uma nova visão com relação às pessoas com necessidades especiais, que recebiam tratamento clínico.
Parte inferior do formulário

Outros materiais