Buscar

Alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Muitos foram os fatores que interferiram no processo de alfabetização em nosso país e que resultaram em baixos desempenhos nas provas realizadas a nível estadual, nacional e até internacional. No caderno de estudos foi destacado apenas a influência da perspectiva psicogenética na alfabetização, pois considera-se que muitas foram as contribuições dessa mudança paradigmática para a alfabetização. Mas, por outro lado, parece que o ensino da língua materna, em seus aspectos fonéticos, fonológicos, ortográficos, ficou desfavorecido.
Assinale a alternativa que indica o principal fator que comprometeu o processo de alfabetização:
 
	
	A) Preocupação com o melhor método de alfabetização.
	
	B) Super valorização do contexto da linguagem, entendido como práticas de letramento, enfraquecendo o texto, tomado aqui como a estrutura da língua, aprendida em práticas de alfabetização.
	
	C) Pouco valor dado aos conhecimentos psicológicos, pedagógicos e sociológicos
	
	D) O uso das cartilhas para alfabetizar.
Os gêneros textuais orais e escritos devem ser abordados no planejamento escolar para o desenvolvimento das habilidades de escrita e de fala. Assim, os planos de aula precisam envolver uma variedade de gêneros para que o aluno desenvolva as práticas de letramento com as quais tem contato além dos muros da escola.
 
Sobre o planejamento das aulas abordando os gêneros orais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A) Planejar atividades de oralidade em sala significa aplicar atividades sistemáticas de fala, de escuta e de reflexão, abordando as diferentes finalidades de comunicação.
	
	B) Planejar atividades de oralidade em sala de aula é introduzir a música e seus diferentes ritmos e temas no dia a dia da turma. 
	
	C) Planejar atividades de oralidade em sala de aula é solicitar aos alunos que façam a leitura de diferentes gêneros textuais em voz alta em frente à classe.
	
	D) Planejar atividades de oralidade é analisar as variantes linguísticas dos alunos e corrigi-las para que utilizem a variante padrão em todos os contextos

Outros materiais