Buscar

apol sociologia da juventude 2

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia o extrato de texto a seguir:
“Ao analisar a especificidade do convívio dos indivíduos interligados pela unidade geracional (Generationseinheit), o autor [Karl Mannheim] chama a atenção para o fato de a unidade de uma geração não consistir em uma adesão voltada para a criação de grupos concretos, preocupados em constituir uma coesão social, ainda que, ocasionalmente, algumas unidades geracionais possam vir a constituir grupos concretos, tais como os movimentos juvenis, entre os quais poderíamos citar o movimento estudantil de 1968”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WELLER, W. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004>. Acesso em 11 mar. de 2018.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude em relação à questão das gerações como um dos dilemas centrais da vida social, analise as seguintes afirmações e identifique quais delas apresentam fatores, elencados por Karl Mannheim, relacionados às características fundamentais da sociedade.
I. Surgem continuamente novos participantes no processo cultural das gerações.
II. Os membros de qualquer uma das gerações pode participar de uma sessão temporalmente limitada do processo histórico.
III. É necessário transmitir continuamente a herança cultural acumulada das gerações para que seus membros possam participar do seu  processo histórico.
IV. O problema social geracional resulta da inconformidade da população adulta e idosa que não consegue acompanhar as novas ideias e ficam presos ao infértil conservadorismo.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	II e III
Questão 2/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não podemos compreender a adolescência separando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Na opinião de Osório [...], esses são indissociáveis, sendo precisamente o conjunto de características muito próprias deste período, que confere unidade ao fenómeno da adolescência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Maria Filomena Grelo. Sexualidade na adolescência. Dissertação de mestrado. Universidade do Porto, Portugal, 2000. p. 16.
Considerando a citação acima, a juventude também envolve mudanças neurológicas que afetam o comportamento social dos jovens. No âmbito do desenvolvimento cognitivo, conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, é correto afirmar que:
	
	A
	No processo de aprendizagem formal e informal, o sujeito sempre apresenta sentimentos ambíguos e comportamentos pendulares, manifestados pelo desejo de voltar à pureza das relações infantis.
	
	B
	A aprendizagem na juventude acontece de modo estanque, separado de sua vida social.
	
	C
	O sujeito constrói sua identidade interagindo exclusivamente com seus pares de idade.
	
	D
	O processo de aprendizagem formal e informal chega a seu auge devido, em grande parte, ao desenvolvimento cerebral.
	
	E
	O adolescente vivencia momentos intensos de progresso e de retrocesso cognitivo, isso ocorre fundamentalmente em função da instabilidade dessa fase de adaptação à vida escolar.
Questão 3/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A adolescência é uma etapa de oportunidades para a criança e um momento crucial para que possamos continuar construindo seu desenvolvimento na primeira década de vida, ajudá-la a navegar em meio a riscos e vulnerabilidades e colocá-la no caminho da realização de seu potencial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNICEF. Relatório anual. Situação mundial da infância, 2011. <https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf>. Acesso em 13 mar. 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude sobre as características do processo juvenil, analise as seguintes asserções e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas.
I.  ( ) No âmbito biológico, acontece a puberdade, amadurecimento fisiológico e reprodutivo.
II. ( ) No aspecto psicológico, as relações afetivas e o interesse sexual acontecem com mais intensidade.
III.( ) No aspecto cognitivo, o processo de aprendizagem formal e informal atinge seu auge.
IV. ( ) No plano interpessoal, os jovens adquirem maior autonomia em relação à influência dos pais.
V.  ( ) Na dimensão social, os jovens, de modo geral, tendem a permanecer dependentes do núcleo familiar, recusando-se a assumir uma maior responsabilidade econômica e autoridade de voz na sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F – V
	
	C
	F – F – F – V – V
	
	D
	V – V – V – F – F
	
	E
	V – F – V – V – V
Questão 4/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em um esforço de compreender a categoria juventude em sua positividade (os efeitos que produz, os discursos que mobiliza etc.), tenho pensado a juventude como um dispositivo, este entendido como um constructo teórico, na medida em que permite organizar a explicação de um processo particular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOTTA, Luana Dias. “Juventude” como categoria: Sobre os efeitos da articulação entre pobreza, juventude e violência. ANPOCS, 2008. <http://www.anpocs.com/index.php/encontros/41-encontro-anual-2016>. Acesso em 13 mar. 2018.
Conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, entende-se que juventude é uma categoria social, sendo assim, é correto afirmar que:
	
	A
	A ideia de juventude como categoria social, desde a Antiguidade até os dias atuais, sempre esteve presente nos estudos sobre a sociedade.
	
	B
	Pensar a juventude enquanto categoria de análise só é possível a partir do advento da Psicanálise, onde a etapa da adolescência foi identificada.
	
	C
	Pensar a juventude como categoria social é algo que emerge e se consolida no período Moderno.
	
	D
	As pesquisas sobre juventude tiveram um foco histórico, voltado principalmente aos aspectos psicológicos dos jovens desajustados.
	
	E
	Juventude é um conceito polissêmico que envolve diferentes abordagens, não existindo consenso entre os autores e estudiosos do assunto.
Questão 5/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Considere a seguinte imagem:
Após esta avaliação, caso queira visualizar a imagem no site de origem, ela está disponível em: ISTOCK. Jovens trabalhadores. <https://pt.freeimages.com/search/jovens-trabalhadores/>. Acesso em 13 mar. 2018.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude sobre a transição da juventude para a vida adulta no que concerne à questão do ingresso do jovem no mercado de trabalho, é correto afirmar que:
	
	A
	O ingresso no mercado de trabalho tem demarcado a transição do jovem para a vida adulta e a busca por autonomia econômica.
	
	B
	Para a juventude, encontrar o primeiro emprego representa, de modo geral, a independência e o fim dos laços parentais afetivos.
	
	C
	Atualmente, todo jovem que trabalha precisa necessariamente parar seus estudos, pois a vida produtiva exige cada vez mais tempo e renúncias.
	
	D
	O mercado de trabalho é o meio encontrado por todos os jovens para conquistar autonomia em relação aos pais, principalmente nos quesitos financeiro e afetivo.
	
	E
	Somente pelo trabalho formal o jovem alcança pleno amadurecimento e torna-se cidadão. 
Questão 6/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia a passagem de texto a seguir:
“No contexto norte-americano, [...] [no que] se refere ao estudo da juventude urbana, nos anos 30 do século XX [...], além dos conflitos presentes no espaço urbano, resultantes da pobreza e da falta de reconhecimento, a sociedade encontra-se em estado de fluxo, mas até esse fluxo traz um sentido de organização para os agentes sociais. [Há]abordagens, como em Parsons [...], [que] apostam no caráter de ordem estrutural. Elas discutem sobre a emergência da adolescência nas sociedades urbanas ocidentais, que ocorre a partir do fenômeno de desenvolvimento de um conjunto de padrões de comportamento que envolvem uma combinação em termos geracionais e elementos de papéis sexuais nos estilos bad boys, dos garotos, e glamour girls, das garotas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TAVARES, Breitner. Sociologia da Juventude: Da juventude desviante ao protagonismo jovem da Unesco. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 181-191, jan./jun. 2012. p. 182.
O fenômeno da delinquência juvenil e a formação de gangues recebeu especial atenção nos estudos realizados nos EUA. A esse respeito, de acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, indique em qual das universidades americanas esses estudos floresceram.
	
	A
	Universidade de Stanford
	
	B
	Universidade da Califórnia
	
	C
	Universidade de Detroit
	
	D
	Universidade de Harvard
	
	E
	Universidade de Chicago
Questão 7/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia a seguinte citação:
“O termo ‘juventude’ designa um estado transitório, uma fase da vida humana, cujo início é muito claramente definido pela aparição da puberdade; quanto ao fim da juventude, varia segundo os critérios e os pontos de vista que se adotam para determinar se os indivíduos são ‘jovens’. Por ‘juventude’ compreendemos não somente uma fase da vida, mas também os indivíduos concretos que pertencem aos grupos de idade definidos como jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENMAYER, Léopold. A situação socioeconômica da juventude hoje. Trad. de Narciso José de Melo Teixeira e Luís Claudio Figueiredo. In: MARX, K. et al. Sociologia da juventude: Da Europa de Marx à América Latina de hoje. p.133-173. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. p. 133.
Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, a definição de juventude apresentada pelo estudioso Léopold Rosenmayr foi a mais usada pelos pesquisadores por destacar um processo de universalização da identidade juvenil. A esse respeito, é correto afirmar que:
	
	A
	A universalização da identidade juvenil diz respeito ao fato de os jovens terem, com o passar do tempo, se identificado universalmente entre si pela cronologia que marca a juventude, a qual compreende o período que vai dos 15 aos 25 anos.
	
	B
	Os fatores responsáveis pela universalização da identidade juvenil são atribuídos essencialmente aos aspectos psicanalíticos resultantes da influência paterna e da materna.
	
	C
	O processo de universalização da identidade juvenil diz respeito ao fato de os jovens serem iguais em todos os contextos do universo; todos, sem exceção, são sonhadores, contestadores, poetas que acreditam na benevolência humana.
	
	D
	A universalização da identidade juvenil diz respeito ao fato de os jovens compartilharem universalmente as mesmas ideologias sobre as questões de gênero e do liberalismo sexual juvenil.
	
	E
	A universalização da identidade juvenil se deve em grande parte pela generalização da educação, expansão da mídia, mercado de consumo juvenil.
Questão 8/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Considere a seguinte informação:
“A partir de 1985 o sociólogo francês Michel Maffesoli começava a utilizar o termo ‘tribo urbana’ em seus artigos, e em 1988 surgia o seu Le temps des tribus: Le déclin de l'individualisme dans les sociétés postmodernes [O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades pós-modernas]. O uso da noção era metafórico, para dar conta de formas supostamente novas de associação entre os indivíduos na ‘sociedade pós-moderna’: o autor fala em ‘neotribalismo’. Seriam essencialmente ‘microgrupos’ que, forjados em meio à massificação das relações sociais baseadas no individualismo e marcados pela ‘unissexualização’ da aparência física, dos usos do corpo e do vestuário, acabariam, mediante sua sociabilidade, por contestar o próprio individualismo vigente no mundo contemporâneo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREHSE, Fraya. As realidades que as "tribos urbanas" criam. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092006000100012>.  Acesso em 11 mar. 2018.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude acerca das análises sobre os jovens urbanos, realizadas pelo sociólogo francês Michel Maffesoli em sua obra O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades pós-modernas, é correto afirmar que:
	
	A
	O foco do estudo dos jovens urbanos, realizado por Maffesoli, recai na constituição de grandes e estáveis grupos, que afirmam suas identidades em trajes e práticas transgressoras.
	
	B
	Os jovens urbanos, segundo Maffesoli, são os que seguem errantes pelo mundo para evitar o agito das cidades e também qualquer tipo de vínculo afetivo.
	
	C
	Os jovens urbanos, de acordo com os estudos de Maffesoli, são os que se recusam a viver em grupos, são rebeldes e vivem como lobos solitários em suas próprias casas.
	
	D
	O comportamento dos jovens urbanos estudados por Maffesoli é semelhante ao de uma tribo, pois, tal qual, eles se reúnem em grandes e estáveis grupos, elegem um líder mais forte, criam regras rígidas de convivência e punem os que se desviam das normas estabelecidas.
	
	E
	A ênfase do estudo dos jovens urbanos, realizado por Maffesoli, recai na constituição de pequenos grupos, altamente voláteis e diferenciados, que afirmam suas identidades em trajes e práticas culturais.
Questão 9/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia o excerto de texto a seguir:
“Pensar numa Sociologia da Juventude significa retomar o conceito de juventude, bem como os resultados alcançados nas pesquisas, para podermos avançar em nossas reflexões. Trata-se de outra forma de olhar esses trabalhos, tendo em mente algumas orientações teóricas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLAS, Ana Luiza Fayet; BEGA, Maria Tarcisa Silva. Por uma Sociologia da juventude: Releituras contemporâneas. Política & Sociedade, n. 8, p. 31-58, abr., 2006. p. 44,45.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude sobre a definição de Sociologia da Juventude, é correto afirmar que:
	
	A
	Trata-se de uma ciência interdisciplinar com predominância do aspecto psicanalítico para explicar a juventude.
	
	B
	Não se trata de uma ciência, mas de uma parte das investigações antropológicas sobre a condição dos jovens nas diferentes sociedades.
	
	C
	Trata-se de uma disciplina criada por Emile Durkheim ao estudar a divisão do trabalho social e as formas de suicídio.
	
	D
	É um estudo atribuído a Max Weber como sendo o precursor das pesquisas sobre a juventude na modernidade.
	
	E
	É uma disciplina acadêmica de caráter científico que tem seu objeto bem definido a partir de diversos processos sociais protagonizados por sujeitos jovens.
Questão 10/10 - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - ELETIVA V
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A representação ideológica da divisão entre jovens e velhos concede aos mais jovens coisas que fazem com que, em contrapartida, eles deixem muitas outras coisas aos mais velhos. Vemos isso muito bem no caso do esporte, por exemplo, no rugby, com a exaltação dos ‘bons rapazes’, dóceis brutaIhões dedicados à devoção obscura da posição de ‘avantes’ que os dirigentes e os comentadores exaltam (‘Seja forte e cale-se, não pense’)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Bourdieu, Pierre. A “juventude” é apenas uma palavra. In: Questões de Sociologia. p. 112-121. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 113.
Os estudos sociológicos sobre a juventude receberam diversas contribuições de importantes autores, entre eles, Pierre Bourdieu. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base Sociologia da Juventude, analiseas seguintes afirmações:
I. A juventude e a velhice, para Bourdieu, são duas etapas da vida construídas socialmente na luta entre os jovens e os velhos.
II. Para Bourdieu, o limite que separa a juventude e a velhice pode ser considerado como um objeto de disputa que envolve a dimensão das relações de poder.
III. Para Bourdieu, juventude e velhice são termos que devem ser concebidos apenas como dados para demarcar o que é ser jovem e o que é ser velho, e não como conceitos construídos socialmente na luta entre essas duas categorias etárias.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	I e II
	
	C
	III
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes