Buscar

Apol Lingua Portuguesa

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim como uma frase, ou até mesmo uma única palavra, pode expressar vários pensamentos, um único pensamento pode ser expresso por meio de uma única palavra ou por meio de várias frases”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, 1994. p. 135.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar sobre os “relatórios”:
Nota: 10.0
	
	A
	obedecem uma estrutura fixa e não admitem subjetividade por parte do relator.
	
	B
	ao contrário dos demais gêneros, o relatório independe do diálogo que o escritor mantém com o leitor.
	
	C
	o relatório é construído pelo uso da forma composicional da “argumentação”.
	
	D
	há pouco espaço para descrições nos relatórios formais.
	
	E
	são difíceis de serem definidos, por serem flexíveis quanto às suas funções sociocomunicativas e seus aspectos formais.
Você acertou!
“Ao contrário de outros gêneros mais facilmente reconhecidos [...], os relatórios são mais flexíveis, e por isso mais difíceis de serem definidos” (livro-base, p. 85).
Questão 2/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A habilidade de escrever, assim como tantas outras, requer, antes de tudo, dedicação e perseverança azeitadas pelo gosto do trabalho com a palavra. Aprender algo novo leva tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 64.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, um texto apresenta incoerência quando:
Nota: 10.0
	
	A
	apresenta informações antagônicas entre si.
Você acertou!
“o texto apresenta duas informações antagônicas entre si, gerando incoerência” (livro-base, p. 256).
	
	B
	não traz todas as informações necessárias.
	
	C
	não apresenta progressão textual.
	
	D
	são utilizados elementos coesivos inadequados.
	
	E
	não é feito o processo de reescrita.
Questão 3/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Há aqueles que escrevem como se fossem atropelados pelas ideias. Aventuram-se sem garantias (nunca sabem aonde o texto os levará). Quanto mais escrevem, mais querem escrever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita Criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 66.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, quando um texto não estabelece relações lógicas entre as partes do enunciado, esse texto não possui:
Nota: 0.0
	
	A
	elementos coesivos.
“Outro problema bastante encontrado em textos diz respeito à utilização de elementos coesivos, os quais estabelecem relações lógicas entre as partes dos enunciados” (livro-base, p. 263).
	
	B
	fatores de coerência.
	
	C
	situacionalidade.
	
	D
	intertextualidade.
	
	E
	adequação à norma-padrão.
 
Questão 4/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escrita guarda tanto de realidade quanto de imaginação, experiência e fantasia. Expressando, por meio da matéria verbal, a diversidade do mundo de forma conhecida é ao mesmo tempo verossímil e diversa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 59.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A linguagem verbal deve ser concebida como construção histórica.
( ) Nossa constituição como sujeitos está relacionada com o processo histórico de construção da linguagem.
( ) Deve-se seguir e ensinar um modelo único de linguagem.
( ) Aprendemos e reconstruímos a linguagem na interlocução e nas práticas sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V
“Concebemos a linguagem verbal como construção histórica, realidade plástica, adquirida, construída e reconstruída [...]. Dessa forma, segundo Geraldi, nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem. [...]. Essa compreensão de linguagem e sujeito necessariamente nos leva a negar um modelo único de linguagem a ser ensinado e a ser seguido. [...] Se a linguagem é produto histórico do trabalho coletivo, é na interlocução que aprendemos, a construímos e a reconstruímos” (livro-base, p. 18-19).
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
Questão 5/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A fala é a exteriorização psico-físico-fisiológica do discurso. Ela é rigorosamente individual, pois é sempre um eu quem toma a palavra e realiza o ato de exteriorizar o discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2001. p. 11.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, analise as afirmativas a seguir a respeito da variação linguística:
I.A escola tende a impor uma norma única, em detrimento das variações das classes menos privilegiadas.
II. A escolha de um modelo linguístico a ser seguido como padrão independe de fatores sociais e econômicos.
III. Rotular as pessoas de acordo com a maneira de que falam constitui preconceito linguístico.
IV. Todas as línguas são sistemas simbólicos ricos e complexos.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV.
Você acertou!
As afirmativas !, III e IV são corretas, a II é falsa. “[...] vários sociolinguistas desmistificaram a ideia de uma língua ser melhor ou mais bela do que outras. Todas as línguas são sistemas simbólicos ricos e complexos. [...] Nesse sentido, em países estratificados como o Brasil [...] as formas de falar e de escrever dos grupos que detêm o poder econômico e cultural acabam prevalecendo e servindo como modelo a ser seguido. [...] A escola, historicamente, encarrega-se de reforçar essa ideia e impor aos alunos uma norma única [...] Reconhecemos e identificamos as pessoas por sua forma de falar. Rotulá-las em razão disso, porém, é preconceito” (livro-base, p. 28-29).
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I e IV.
Questão 6/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p. 44.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública:
Nota: 10.0
	
	A
	o e-mail pessoal e os artigos de opinião.
	
	B
	as cartas em geral e o e-mail institucional.
	
	C
	o artigo de opinião e a carta do leitor.
Você acertou!
“A certa do leitor se situa entre os gêneros que pertencem à esfera pública e que podem ter grande circulação [...]. O artigo de opinião se encontra entre os gêneros que circulam na esfera pública, situado no contexto jornalístico [...]” (livro-base, p. 116,122).
	
	D
	a carta do leitor e o e-mail institucional.
	
	E
	o artigo de opinião e os e-mails em geral.
Questão 7/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em muitos cursos de ensino superior ou de pós-graduação, os artigos científicos servem também como documento final, caracterizando-se como monografia, trabalho de conclusão do curso (TCC), dissertação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: SCHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. L. (Orgs.). Artigo científico. Canoas: ULBRA, 2006. p. 57.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar sobre o artigo científico e seu âmbito de produção:
Nota: 10.0
	
	A
	o artigo científico circula em uma esfera de atividades mais ampla que os demais gêneros.
	
	B
	o conhecimento científico resulta de trabalho pautado na vida prática.
	
	C
	o artigo científico possui uma configuração informal e flexível.
	
	D
	uma das características do conhecimento científico é a provisoriedade.
Você acertou!
“A provisoriedade, provocada pela incessante busca e reflexão das pesquisas, é constitutiva da natureza das verdades científicas” (livro-base, p. 205).
	
	E
	os artigos científicos não estabelecem diálogo com as demais produções da comunidade científica em que estão inseridos.
Questão 8/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De fato, somente ao ganhar em fluência, graças ao processo criativo, é possível fazer as pazes com a escrita. É imprescindível a vontade firme, responsável por edificar uma nova competência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 104.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, as críticas negativas em uma resenha acadêmica:
Nota: 10.0
	
	A
	devem ser evitadas por respeito ao autor do texto original.
	
	B
	devem ser feitas em tom objetivo, e dirigidas à obra.
Você acertou!
“Quanto ao teor crítico da resenha, é preciso ter em mente que, embora deixe transparecer a subjetividade do autor, ele não pode esquecer que sua avaliação se dirige à obra, e não à pessoa do autor, e que em seu texto deve prevalecer o tom objetivo, e não emocional” (livro-base, p. 173-174).
	
	C
	devem ser feitas com polidez, e dirigidas ao autor do texto original.
	
	D
	devem ser sempre atenuadas, por meio de eufemismos.
	
	E
	devem ser feitas apenas quando o texto original não é recomendado pelo resenhista.
 
Questão 9/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Oralidade e escrita parecem manter uma relação constante, atual ou virtual, com o “outro”, sendo a escrita uma prática linguístico-cultural e sociocultural situada, tal como a fala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLORES, O.; SILVA, M. R. da. Da oralidade à escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. p. 23.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar a respeito dos gêneros textuais orais e escritos:
Nota: 0.0
	
	A
	existem como causa e consequência uns dos outros.
	
	B
	relacionam-se e misturam-se, não havendo distinção entre eles. 
	
	C
	 são independentes um do outro.
	
	D
	estão dispostos em polos opostos.
	
	E
	estão dispostos em um continuum.
“Pelo que podemos ver, os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, e não em polos opostos” (livro-base, p. 101).
Questão 10/10 - Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O exercício cotidiano é a única garantia para escrever com fluência. [...] Aprendemos a escrever com a prática, o trabalho árduo, a repetição de tentativas e erros, o sucesso e o fracasso, e com os livros que admiramos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 66.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Através do abstract, o leitor pode saber o que está sendo pesquisado em sua área.
( ) O abstract não deve ser excessivamente curto ou conter informações vagas.
( ) O abstract deve mencionar, entre outras informações, o referencial teórico que fundamenta o artigo científico.
( ) O abstract é uma facilitação da leitura do artigo ao público não especializado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
Apenas a última sentença é falsa: “O abstract deve oferecer ao leitor uma síntese clara do artigo que está sendo apresentado, dizendo [...] qual é o referencial teórico em que se fundamenta [...]. Um abstract bem elaborado facilita a interação entre os membros dessa comunidade [...]. O abstract, portanto, não pode ser lacônico ou pouco claro” (livro-base, p. 253). 
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – F

Outros materiais