Buscar

atividade 1- estruturas e funções humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qualquer intervenção de um profissional de saúde deve ser sempre precedida de uma boa anamnese, que consiste na coleta de informações a respeito de eventos que possam estar relacionados à queixa ou a “enfermidade” do paciente. Esta coleta de informações vem desde reclamações principais, histórico de saúde e familiar, rotina e alimentação.
	A partir daí será possível compreender quais os fatores envolvidos que influenciam na quebra da homeostase corporal. Aprendemos que a homeostase é a manutenção da constância do meio interno e que todo o nosso corpo funciona de maneira integrada. Baseado em tudo que foi estudado até o momento, de que maneira poderíamos correlacionar o sistema nervoso e a homeostase corporal?
	Claude Bernard, considerado o “pai” da fisiologia experimental moderna, criou o conceito de Homeostasia. De acordo com ele, ““Todos os mecanismos vitais, apesar de sua diversidade, têm apenas uma finalidade, a de manter constantes as condições de vida no ambiente interno” (apud Moraes, 2010,p.1). Assim, este conceito é usado para definir as ações do organismo para manter o pleno funcionamento das funções orgânicas diante das constantes mudanças internas e externas das quais somos ininterruptamente expostas. E na realização deste processo percebemos a existência de um receptor, de um centro integrador e um efetor, os quais são responsáveis por perceber a interrupção da homeostasia, criar uma solução e efetuar um comando para a resolução deste problema, respectivamente.
	O Sistema Nervoso é um dos mais complexos, sendo capaz de receber estímulos do corpo, interpretá-los e gerar uma resposta adequada. Sua unidade funcional são os neurônios. Estes, são células capazes de transmitir mensagens químicas e físicas. Com isso, este sistema é responsável pelo controle e funcionamento dos demais sistemas do corpo humano e os órgãos que o compõem. Assim, tornando-se o principal centro integrador na manutenção da homeostase do indivíduo.
Referências bibliográficas:
Moraes, Ismar A. Homeostase. 2010. 4f.

Outros materiais