Buscar

principais obras de Georg Simmel

Prévia do material em texto

Principais obras
Gabriella Costa Nogueira Vieira
Estudante de Psicologia – UFC
Principais obras de Georg Simmel
A filosofia do dinheiro (1900)
· Consequências do dinheiro como meio de troca: individualismo e impessoalidade
· Reflexo da emergência do modo de produção capitalista
· O mais importante do objeto passa a ser ‘’quanto vale’’, em detrimento da sua autenticidade
· A relação do tipo monetária representa o patamar máximo da individualização humana
Nessa obra, Simmel procurou compreender quais as consequências do uso do dinheiro como meio de troca na sociedade. Um dos efeitos nas relações sociais seria o aumento do individualismo e da impessoalidade, que são símbolos carregados pelo dinheiro. Além disso, ele explica como a invenção do dinheiro foi reflexo da transição do modo de produção feudalista para o capitalismo, já que antes os ‘’pagamentos comerciais’’ se davam por meio de trocas e eram caracterizados por interações sociais diferentes, em que existia maior pessoalidade entre indivíduos envolvidos na troca. Além disso, com a adoção do dinheiro o mais importante, segundo Simmel, passa a ser não o que está sendo comercializado, mas quanto vale. Daí a tese de Simmel de que a relação do tipo monetária representa o patamar máximo da individualização humana, com o dinheiro sendo o considerado o símbolo e o deus dessa época.
Questões fundamentais da Sociologia (1917)
· Pequena sociologia: Diretrizes para a demarcação da Sociologia como ciência
· Compara o estudo sociológico com a observação de uma pintura
· A reação dos indivíduos frente à massa se dá pelos sentimentos e impulsos
· A sociedade é a interação psíquica entre indivíduos
Na obra Questões fundamentais da Sociologia, publicada originalmente em 1907 e conhecida como Pequena Sociologia de Simmel, são apresentadas diretrizes para a legitimidade da Sociologia como ciência. Para o autor, a Sociologia é uma entre as disciplinas voltadas para a sociedade e para temas humanos, mas possui especificidades e necessita da demarcação de seu campo de estudo. O autor também defende que na Sociologia é necessário isolar um fenômeno para entende-lo, e compara esse processo com o da observação de uma pintura, em que para compreender a obra é preciso um certo distanciamento. Além disso, o autor também fala sobre como o indivíduo sofre uma pressão pela massa, que acaba reduzindo as suas características individuais, e o que faz com que essa individualidade se mantenha são os sentimentos instintivos e os impulsos, que são uma forma de reação. Outro assunto tratado se refere as relações entre as pessoas, que segundo Simmel surgem a partir de determinados impulsos e por algumas finalidades dos indivíduos envolvidos. Desse modo, a sociedade seria a ‘’interação psíquica entre indivíduos’’ e a Sociologia, o estudo das formas de socialização.
Sociologia: estudos sobre as formas de socialização (1908)
· A ‘’grande’’ Sociologia de Simmel
· A Sociedade é o resultado das relações entre os indivíduos
· A Sociologia cria novas sínteses a partir dos resultados de outras ciências histórico-sociais
Uma das principais obras de Simmel foi ‘’Sociologia: estudos sobre as formas de socialização’’, que foi publicada originalmente em 1908 em dois volumes e é conhecida como a grande Sociologia de Simmel. Esse texto apresenta vários conceitos e análises discutidas pelo autor ao longo da sua produção teórica, como a definição de sociedade sendo o resultado das relações e interações entre os indivíduos. O autor também ressalta a importância da Sociologia, que segundo ele é uma ciência eclética por operar a partir de resultados da História, da Antropologia, da Estatística e da Psicologia, criando novas sínteses a partir delas. Segundo ele, também, a sociologia diferencia-se das demais ciências histórico-sociais não pelo objeto, mas pelo modo de considera-lo, pois a Sociologia faz da sociedade um conceito abstrato.	Comment by gabriella vieira: Confirmar isso	Comment by gabriella vieira: Ou seja>
Digressão da Sociologia dos Sentidos
· Os órgãos sensoriais possuem uma importância sociológica fundamental
· Os sentidos possibilitam uma forma de conhecimento do outro
· Com a tendência à individualização, há o crescimento da sensibilidade das impressões visuais
No ensaio ‘’Digressão sobre a Sociologia dos sentidos’’, publicado no segundo volume da grande Sociologia, Simmel vai abordar a importância dos órgãos sensoriais na percepção do outro, utilizando exemplos da história e conceitos da sociologia. Por exemplo, enquanto a voz serve para conhecer os sentimentos de um indivíduo e traços da sua personalidade, os olhos agiriam, ‘’revelando a alma’’, já que junto com o rosto pode trazer marcas do passado em forma de marcas físicas, além de permitir uma maior conexão entre dois indivíduos pelo olhar. Simmel também afirma que com a tendencia a individualização do homem moderno, houve um crescimento da sensibilidade relativa as impressões visuais em detrimento de outras, como o tato, o olfato.
Cultura filosófica (1911)
· Analisa a relação do ser humano com a realidade do mundo
· A cultura é significativa para o desenvolvimento do sujeito
Simmel escreveu várias obras sobre cultura, entre elas o livro ‘’Cultura filosófica’’, publicado em 1911, e o Ensaio o conflito da cultura moderna, em 1918. Nessas obras ele expressa a sua concepção de cultura, como sendo a relação do ser humano com a realidade do mundo, que dá inicio ao processo entre sujeito e objeto e é responsável pelo aperfeiçoamento dos indivíduos, que a partir dela desenvolvem suas potências, incorporando algo externo a eles e educando suas almas. Desse modo, para ser cultura, é preciso que seja significativo para o desenvolvimento do sujeito. Nessas obras ele também aborda diversos temas que se relacionam com a cultura, como a psicologia, a religião, a arte, e como o espirito humano tem a necessidade de crescer.

Outros materiais