Buscar

AD2 IDPP CEDERJ 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Rebeca da Silva Oliveira
Matrícula:20215060284
Polo: Saquarema 
Curso: Administração 
 
 Avaliação a Distância 2 – AD2 
1) Elabore um quadro comparativo onde fiquem evidente s as diferenças entre as autarquias, as 
empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas, no que diz res-
peito: 
À criação de cada uma;
A forma em que cada uma é criada;
A personalidade jurídica de cada uma; e o tipo de atividade que cada uma desempenha
2) Discorra livremente sobre o princípio da publicidade, enfatizando: seu conceito; os instrumentos utilizados para que ele seja levado a efeito, esclarecendo se estes instrumentos sempre serão públicos; e o fundamento da existência desse poder.
R= O princípio da publicidade tem como conceito tratar da divulgação dos atos dos agentes públicos, visando também a transparência da Administração Pública , de modo a permitir o controle social dos atos administrativos.
 Como instrumento a princípio temos a publicação no Diário Oficial , só se admitindo sigilo nos casos de segurança nacional, investigações policiais ou por interesses superiores da administração pública, que serão preservados em processo 
previamente declarado sigiloso. Além desse, a Administração Pública utiliza diversos instrumentos para cumprir desse princípio como por propagandas na televisão, jornais, revistas, Casas Legislativas, imprensa oficial ou comercial, outdoors, Casas Legislativas, entre outros. 
E como fundamento a Administração Publica tem a trasparência, como diz no Art. 1º, §1º da CF/88 que: Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”, se torna fato que população que detém o poder e também tem direito de conhecer tudo o que se passa na administração.
3) Segundo o que foi estudado no caderno didático da disciplina, qual a classificação que a doutrina jurídica construiu para os direitos humanos, baseada na ordem histórica e cronológica em que estes direitos passaram a ser constitucionalmente reconhecidos? Fale sobre ela
R= Os direitos humanos passaram a ser constitucionalmente reconhecidos através de uma ordem histórica e cronológica, agrupados em gerações, eras ou dimensões, sendo três delas reconhecidas como o lema da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade): os direitos de 1ª geração que correspondem aos direitos e garantias individuais e políticos clássicos (ou também conhecidos como liberdades públicas); os direitos de 2ª geração, também chamados de metaindividuais, coletivos ou difusos, que compreendem os diretos sociais; e os direitos de 3ª geração que são os chamados direitos de solidariedade ou fraternidade; são frutos das lutas sociais e das transformações sócio-político-econômicas. E hoje em dia o tema dos direitos humanos ainda vem sendo discutido gerando novas tendências , novas sugestões , assim gerando novas gerações de direitos.
4) Como pode exercer-se o poder constituinte? Explique sua resposta.
R= O poder constituinte tem a capacidade de editar, criar ou modificar uma Constituição, estabelecendo uma organização jurídica fundamental, ele da forma ao Estado, constituindo poderes e criando normas de exercício de governo, como também o estabelecimento de seus órgãos fundamentais, os limites da sua ação e as bases do ordenamento econômico e social. Ou seja, o poder constituinte é a expressão, a tradução da vontade do povo, de forma social e juridicamente organizado.

Outros materiais