Buscar

Conhecimento científico e Senso comum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O conhecimento científico pode ser definido como aquele que se é adquirido tomando-se como base um caso particular de maneira ampla e geral. Nesse conhecimento, os envolvidos buscam uma pesquisa rigorosa que os conduzam a uma dita “verdade” sobre a realidade no qual está se estudando, tendo como resultado um conhecimento obtido a partir da racionalidade e objetividade. 
Entretanto, segundo CHALMERS (1993, p. 41), “o conhecimento científico não é conhecimento comprovado, mas representa conhecimento que é provavelmente verdadeiro’’. Este é o saber sistematizado, que ainda sofre uma certa influência do contexto e época que se é produzido. Visto que as pessoas e o mundo mudam e as tecnologias avançam. 
O que difere esse conhecimento do senso comum é que seu desenvolvimento é metódico através da técnica científica da observação e da certeza. 
O senso comum, por sua vez, é a forma como o ser humano explica e resolve situações e problemas vivenciados em seu cotidiano, tendo por base conhecimentos empíricos, históricos e culturais, transmitidos através das gerações. Segundo SAVIANI (1980, p.2) são conceitos herdados da tradição ou veiculados pela concepção hegemônica e acolhidos sem crítica.
Não diria que o conhecimento científico seja superior ao senso comum. Afinal, os dois são necessários. Entretanto, diria que o conhecimento científico tem grande importância para a evolução das tecnologias e da ciência.
O senso comum é aceito sem questionamentos, sem críticas ou dúvidas, por isso muitas vezes é considerado como inferior ao conhecimento científico. Mas este possui papel importante nas relações cotidianas, pois é a partir do senso comum que muitas vezes conseguimos tomar decisões rápidas e buscar soluções para certos problemas e situações. Sem o senso comum acabaríamos por racionalizar sempre diante das situações, demandando tempo para responder a elas. 
A partir do questionamento de fatos do cotidiano começamos a buscar o conhecimento sistemático, e uma das formas de sistematização do conhecimento é através da ciência, do método científico. Esse método científico origina o conhecimento científico, que é mutável e aceita questionamentos. 
Portanto, os dois conhecimentos são necessários, tanto para a evolução da humanidade, quanto para a continuidade das ações cotidianas. Não há uma superioridade de conhecimentos, há métodos diferentes para suas obtenções.

Outros materiais