Buscar

História do Brasil Republicano I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	História do Brasil Republicano (HID05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A implantação da República no Brasil estabeleceu novos parâmetros para pensar a sociedade, determinou os rumos na iminência de um novo século. Acerca da história da República no Brasil, é correto afirmar que:
	 a)
	Foi estabelecida pelos portugueses que possuíam interesse em continuar nas terras brasileiras.
	 b)
	Esteve embasada em eventos que se desenvolveram ao mesmo tempo em todo o país, que não suportava mais o regime imperial.
	 c)
	Foi simples e fácil de explicar e esquematizar, uma vez que pode ser entendida apenas sob o viés político.
	 d)
	É complexa, fragmentária e pressupõe o conhecimento da realidade anterior do Império para ser percebida.
	2.
	Os conflitos internos do início da República no Brasil caracterizaram o período com grande instabilidade política. A difícil situação econômica dos pobres e a insatisfação social geraram vários movimentos populares. Sobre esses movimentos, analise as seguintes afirmativas:
I- Os movimentos possuíam motivação meramente religiosa, milenarista, sem nenhuma vinculação com a ordem social estabelecida.
II- A Guerra do Contestado foi um levante organizado em torno da questão de limites entre Paraná e Santa Catarina, levou em conta o conflito pela posse de terras e a exploração capitalista no meio-oeste catarinense.
III- A Guerra de Canudos foi organizada pelos sertanejos nordestinos que queriam melhores condições de vida e menos impostos, seu líder era Antônio Conselheiro.
IV- Os conflitos internos do Brasil republicano foram resolvidos sem a necessidade do emprego de forças militares.
        
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	Em 1910, os marujos do encouraçado São Paulo e Minas Gerais se insubordinaram a seus oficiais, realizando um motim. Assinale a alternativa CORRETA que retrata esse acontecimento:
	 a)
	Trata-se da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, que lutavam pelas Reformas de Base do governo João Goulart.
	 b)
	Trata-se da Revolta dos Sargentos e suboficiais da Armada, membros do Partido Comunista Brasileiro.
	 c)
	Trata-se da Revolta da Armada, na qual o contra-almirante Custódio de Mello se insubordinou ao governo do marechal Floriano Peixoto.
	 d)
	Trata-se da Revolta da Chibata, na qual os marujos se insubordinaram contra os castigos físicos impostos pela Marinha do Brasil.
	4.
	A partir de 1870, com o fim da Guerra do Paraguai, a situação do Brasil era tensa, as intrigas políticas e civis estavam no seu auge. Posterior a isso, os anos seguintes seguiram mais conturbados ainda, restringindo toda e qualquer intenção do regime. Que acontecimentos tiveram destaque no Brasil no ano de 1874?
	 a)
	A instauração de um novo sistema político no Brasil, a República, fato que culminou com o fim dos privilégios da coroa portuguesa.
	 b)
	A Inconfidência Mineira, tentativa frustrada de tornar o Brasil independente; revoltosos do Estado de Minas Gerais reuniram um grupo de revolucionários com o mesmo objetivo: tornar o Brasil livre de Portugal.
	 c)
	O golpe militar que derrubou o governo democrático no país, fato que acabou com a liberdade política de todos os cidadãos do Brasil.
	 d)
	O movimento dos Quebra-Quilos no Nordeste do país, contra a igualização de pesos e medidas pelo sistema métrico, fato que desencadeou a indignação de comerciantes, burgueses e camponeses de toda a região contra o governo brasileiro.
	5.
	As principais cidades no Brasil no período colonial e também durante o império eram: Recife, Salvador e Rio de Janeiro. As duas últimas eram cidades portuárias ligadas ao tráfico negreiro e pelo comércio, principalmente da cana-de-açúcar e do ouro. Como se sabe, por séculos o Brasil precisou atender o mercado estrangeiro como fornecedor de matéria-prima. Do ponto de vista industrial, o Brasil ficou em grande parte dependente do capital estrangeiro durante todo o período da primeira República. Sobre a experiência brasileira na Modernidade e os surtos industriais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Uma medida tomada pelo governo para incentivar a abertura de indústrias causou uma grave crise financeira, isto porque muitos especuladores não utilizavam o capital para a construção de fábricas e a contração de pessoal, mas para a aplicação na bolsa de valores do Rio de Janeiro, o que causou uma quebradeira, colocando o mercado de créditos em suspeição.
	 b)
	Do ponto de vista industrial, a cidade do Rio de Janeiro se modernizou com a presença de indústrias têxteis ligadas ao capitalismo inglês, sendo uma das mais famosas a fábrica de Bangu.
	 c)
	Já nas primeiras décadas da República, teve início o processo de modernização e industrialização do Brasil, que deixou de ser um país com caráter agroexportador. Para tanto, o Estado investiu muito no desenvolvimento das indústrias, inclusive com incentivo fiscal e a expansão do crédito para os investidores capitalistas.
	 d)
	Por séculos, os incentivos econômicos e tecnológicos se destinavam prioritariamente à monocultura da cana-de-açúcar e, posteriormente, do café. Sendo assim, o Brasil se caracterizava como um mercado consumidor de produtos industrializados importados de outros países, o que não mudou muito na Primeira República.
	6.
	A História da Arte se configura como um dos principais temas de pesquisa de muitos historiadores. A denominada Primeira República ou República Velha foi um dos períodos-chave para a compreensão das principais alterações na concepção de Arte no Brasil. Sobre o período cronológico convencionado a se denominar República Velha, analise as opções a seguir:
I- A Arte Moderna, simbolizada pela Semana de 1922.
II- O Parnasianismo, caracterizado pela precisão formal poética.
III- A poesia concreta, caracterizada pela busca do formalismo.
IV- O tropicalismo, movimento de oposição ao regime político vigente.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	7.
	O governo Hermes da Fonseca passou por crises militares e políticas de grande envergadura. A ação governamental, em grande parte das revoltas, foi a da violência como principal atitude desempenhada pelos donos do poder político. Dentre estas várias revoltas vivenciadas pela população brasileira, podemos citar a Revolta de Juazeiro. Com relação ao conflito que ocorreu no Ceará, analise as sentenças a seguir:
I- Movimento social que teve como principal personagem o padre Cícero, figura político-religiosa venerada nos sertões do nordeste.
II- Movimento social ligado às disputas políticas do Ceará, no qual se destacava o coronelismo simbolizado pela família Acioli.
III- Ação social motivada por funcionários públicos do sertão nordestino, que reclamavam por melhores salários e condições de trabalho.
IV- Revolta conduzida por empresários fabris de todo o nordeste brasileiro, contrários às políticas econômicas federais que favoreceram apenas a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	A instauração da República no Brasil marcou profundamente a política administrativa do país, as elites políticas e intelectuais pensaram o Brasil de maneira diversa. Neste cenário, os positivistas também contribuíram com suas ideologias. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os positivistas afirmavamque a ordem científica, técnica e burocrática estava baseada numa racionalidade extrema.
( ) Entre as influências do positivismo no país, o lema da Bandeira Nacional é o mais visível, ?Ordem e Progresso?.
( ) Os positivistas entendiam a sociedade e a Igreja como uma única coisa, pois através desta espalhavam suas ideias pelo país.
( ) Os positivistas acreditavam que o crescimento do país dependia única e exclusivamente da criação de um governo autoritário em que seu representante tivesse poderes ilimitados com relação ao Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	9.
	A cientista Berta Lutz foi uma das principais líderes sufragistas brasileiras na primeira metade do século XX. Podemos compreender o Movimento Sufragista como a luta das mulheres:
	 a)
	Pelo acesso ao Ensino Superior.
	 b)
	Pela prioridade da guarda dos filhos após desquite.
	 c)
	Pelo direito ao voto.
	 d)
	Pelo direito ao divórcio.
	10.
	A história das mulheres e das relações de gênero se apresentaram como uma importante novidade no campo historiográfico dos últimos 30 anos. Em grande parte, podemos lembrar que as mulheres, por vezes, eram esquecidas nos livros de história, assim como não eram possuidoras de direitos políticos. Com relação à luta das mulheres pelo direito ao voto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento Sufragista foi o principal articulador da luta feminina pelo voto.
(    ) Bertha Lutz foi a principal líder do movimento pelo voto e emancipação feminina.
(    ) Getúlio Vargas foi o principal líder do movimento feminista.
(    ) O movimento tenentista foi o principal articulador da luta pelo voto feminino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.

Outros materiais