Buscar

Análise do filme "12 homens e uma sentença"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – PSICOLOGIA SOCIAL
FILME: “12 HOMENS E UMA SENTENÇA”
O filme “12 homens e uma sentença” expõe a situação em que doze homens estão na posição de júri perante um caso de assassinato de primeiro grau, no qual, o suposto condenado, se for acusado de culpa por todos eles terá como sentença morte através da cadeira elétrica. Esta pessoa que está sendo julgada no filme, é um rapaz de 18 anos com uma história de vida muito conturbada, pois, viveu uma vida cheia de violências, era revoltado e vivia na favela. Perante isso, os 12 homens devem julgar se este menino realmente matou seu pai com uma faca, ou se as testemunhas e supostas evidências estão enganadas. 
No decorrer do filme, é claramente visto o conflito entre os participantes e suas opiniões. Inicialmente, a votação é quase unanime, pois, 11 deles acreditam que os fatos e testemunhas estejam certos e que o menino seja culpado, apenas um deles, um homem chamado Daves, que é arquiteto, vai contra esta posição, pois, possui muitas dúvidas sobre os depoimentos das testemunhas, apontando diversas falhas nesses relatos e apontando a gravidade desta decisão, bem como, levando em consideração a história de vida do menino, incentivando seus colegas a ver o outro lado da história, dessa forma, declara o menino inocente em seu voto. 
 Até este momento, a interação grupal entre esses homens (menos Daves) é regida pela concordância sobre a condenação de culpa do garoto, eles conversam entre si, dão risada da postura de Daves, dizem que ele é louco, que as evidencias são claras, que o menino tem que pagar pelo que fez, e outras falas que expõem o quanto todos concordam sobre a culpa. Entretanto, com o passar da discussão, argumentações de Daves, e pedidos de novas votações, alguns integrantes do grupo mudam de opinião, gerando conflitos entre quem considerava o menino culpado e aqueles que aos poucos vão o considerando inocente. Isto mostra que o pensamento individual de Daves foi ganhando coesão e influência sobre o grupo com o passar do debate e das discussões. Uma votação que anteriormente era quase unanime, passa a aumentar gradualmente para o lado que possuía menos votos, ou seja, o grupo foi sendo influenciado e convencido aos poucos pelos argumentos, dúvidas e apontamentos do arquiteto sobre aquilo que havia sido exposto sobre o caso, pois, se tratava de uma decisão muito séria e grave. Foi possível ver no filme, que muitos dos homens tinham opiniões aparentemente alicerçadas em suas motivações pessoais, em uma “moral” social, e que eram praticamente imutáveis, porém, quando um destes teve coragem de mudar seu voto acreditando na possibilidade do garoto ser inocente -juntamente com Daves - mesmo sabendo que seria julgado pelo restante, outros também foram tomando coragem de reformular suas opiniões e apresenta-las ao grupo, revelando nitidamente a influência das ações dos integrantes do grupo entre si, permitindo-os sair do conformismo, e de uma opinião não pautada em questionamentos e investigação, mas apenas em uma motivação pessoal e medo de ir contra o grupo. 
A influência social iniciada com a fala de Daves foi tão persuasiva que ao final a votação se inverteu, sendo que, onze homens votaram a favor da inocência do garoto e apenas um concebeu o garoto como culpado. Este um, desde o início se mostra muito agressivo e irredutível em sua opinião, dizendo que é um absurdo considerar o menino como inocente, além de mostrar que a opinião do mesmo está mais pautada em um orgulho e em sua “moral”, do que realmente na crença e raciocínio lógico de que as testemunhas e os fatos são realmente verídicos. Dessa forma, ao final, este homem que ainda acreditava que o julgado seria culpado, se embaraça em sua própria fala e também chega à conclusão de que há inocência neste julgamento. É muito interessante como é mostrada a força da influência social do grupo sobre os indivíduos neste filme ou dos indivíduos sobre o grupo, pois, inicialmente o grupo era unanime em uma opinião e apenas um integrante se colocava ao contrário, porém, mais tarde este um consegue convencer todo o grupo, sendo que ao final, sobra apenas um homem com a opinião inicial, e até este se convence do contrário depois. 
Psicologia – 3º Semestre

Outros materiais