Buscar

EnfermagemAtividade+Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Franklin A Pereira
Curso: Enfermagem
Ra: 3480396
Saúde Mental
Atividade Discursiva
Uma garota de 13 anos, acompanhada dos pais, chega ao Pronto Atendimento (PA) bastante aflita, chorando, não conseguindo explicar o ocorrido. Os pais da garota bastante preocupados explicam que a garota havia sofrido um abuso sexual após a saída da escola por um desconhecido. Os pais relatam que assim que a garota chegou em casa e contou o ocorrido foram até a delegacia para registrar o abuso. No entanto, como a garota estava bastante aflita acharam melhor procurar um atendimento com algum profissional da saúde.
Com base no relato do caso, tal queixa trata-se de um nível de atendimento de emergência, urgência ou eletiva? Justifique sua resposta.
Resposta: A lei 12.845/2013 estipula que os hospitais do sistema único de saúde devem prestar atendimento emergencial as vítimas de violência sexual, incluindo diagnostico e tratamento de lesões, exames de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Dependendo da dor da menina, pode ser uma emergência, pois nessa situação traumática os parâmetros vão mudar muito devido ao forte estimulo do sistema nervoso simpático, por isso deve ser atendida em casa de emergência. Se não houver alterações significativas nos parâmetros, como FC alta combinada com pressão arterial elevada, ela pode ser encaminhada para profissionais mais específicos para tratar seu trauma, como psicólogo, psiquiatras.

Continue navegando