A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ANALISE PROVA 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Acidentes de trabalho estão relacionados a condições inseguras. Há alguns fatores que devem ser considerados, como, por exemplo: falhas no piso, que podem ser desníveis abruptos e instalações precárias sem o mínimo de segurança. Sobre os fatores de condições inseguras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ausência de iluminação adequada pode ser considerada como condição insegura em um ambiente de trabalho.
(    ) Corredores de circulação obstruídos com matérias-primas utilizadas na produção caracterizam-se como condição insegura.
(    ) Instalações elétricas adequadas no ambiente de trabalho gera condição insegura.
(    ) A maioria dos acidentes são frutos de atos inseguros dos próprios trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	O acidente pode ser classificado conforme o meio que o trabalhador sofre a lesão, o chamado "acidente-tipo". Ao realizar uma atividade de forma inadequada, devido às más condições do posto de trabalho, podem ocorrer lesões, como, por exemplo, uma distensão muscular. Analisando a situação descrita, podemos classificar este acidente como:
	 a)
	Acidente-tipo batida contra.
	 b)
	Acidente-tipo esforço excessivo.
	 c)
	Acidente-tipo prensagem entre.
	 d)
	Acidente-tipo contato com eletricidade.
	3.
	O número de acidentes de trabalho é grande, e para que seja possível a minimização destas ocorrências, é necessário o levantamento das causas de acidentes. Pensando na prevenção de acidentes, podemos definir como 'causa de acidente' todo fator que possa gerar algum dano ao trabalhador, mas que, se elididos de forma adequada, não irão ocorrer acidentes de trabalho. No que se refere às causas de acidentes, analise as opções a seguir:
I- Piso danificado.
II- Tentar ganhar tempo.
III- Extintores de incêndio adequados.
IV- Falta de organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	4.
	O levantamento e a busca de informações no ambiente onde ocorreu o acidente deve ser realizado de forma minuciosa e com objetivo de obter todas as informações existentes. Sobre a obtenção de informações de acidente, analise as sentenças a seguir:
I- É necessário que o responsável pela investigação se dirija ao local do acidente com material para anotações e registros, inclusive câmeras fotográficas.
II- Entrevistar os envolvidos e as testemunhas é importante para saber o que aconteceu. É necessário perguntar de forma direta ou indiretamente aos envolvidos no evento, para ouvir o maior número de testemunhas, objetivando chegar à resposta.
III- O supervisor da seção deve receber as informações a partir dos investigadores, pois ele não participa diretamente da investigação.
IV- Na investigação de um acidente, é importante aguardar a recuperação do acidentado, para fazer o levantamento de como ocorreu o acidente. Somente depois deve-se tomar as devidas providências.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Da ocorrência de um acidente de trabalho, o supervisor deverá dar início à investigação do fato. Ele tentará evidenciar o que realmente ocorreu e quais foram as causas do acidente. Diante disso, ele terá dados suficientes para tomar as medidas de prevenção adequadas para que o acidente não ocorra novamente. Como o supervisor irá obter as informações necessárias? Analise as sentenças a seguir:
I- Averiguando o local do acidente.
II- Dialogar com o envolvido e as testemunhas.
III- Reconstruir o acidente.
IV- Entrevistar somente o envolvido no acidente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Os acidentes de trabalho são previsíveis e vulneráveis de prevenção. Para isso, é preciso ter um programa claro e objetivo que se detenha aos detalhes. Para que se consiga efetiva eliminação dos acidentes de trabalho, é necessária a realização de uma análise das causas do incidente/acidente. Analisando os elementos que devem ser ponderados no controle de identificação das causas de um acidente, classifique V paras as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inspeções corretivas de segurança.
(    ) Demarcação de áreas restritas.
(    ) Análise de doenças ocupacionais.
(    ) Entrevistas com o envolvido no acidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	Existem alguns coeficientes que podem dar informações sobre a quantidade de acidente de trabalho e a gravidade da lesão sofrida pelos funcionários. Em uma empresa, trabalham 50 homens, desses, 20 trabalham 120 horas por mês/cada um e 30 trabalham 160 horas por mês/cada um. Nesta empresa, ocorreram 3 acidentes de trabalho, 2 deles foram com afastamento temporário devido à lesão. De posse destas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O coeficiente de frequência, para este caso é de 416,67.
(    ) A taxa de frequência de acidentes é de 416,67.
(    ) As horas-homem de exposição ao risco é de 7.200.
(    ) A taxa de frequência de acidentados com lesão é de 277,78.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	A forma como o colaborador sofre a lesão ou que ele tem o acesso ao agente de lesão pode ser classificada como 'acidente-tipo'. Entender o acidente-tipo colabora para identificar os atos inseguros e as condições inseguras que estão presentes no ambiente de trabalho. Existem várias maneiras de o colaborador sofrer uma lesão. Sobre essas maneiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na presença de obstáculos, o trabalhador bate o corpo contra algo - acidente-tipo batida contra.
(    ) O acidente-tipo contato com produtos químicos agressivos pode ser subdividido conforme a agressividade do agente de lesão.
(    ) O acidente-tipo contato com eletricidade pode ocorrer devido à desqualificação do profissional.
(    ) O acidente-tipo, além da forma como o trabalhador sofre a lesão, tem relação com o meio físico do ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	Em sua maioria, os acidentes de trabalho são evitáveis, bastando a adoção de simples medidas, como o uso de equipamentos de proteção individual (fornecidos obrigatoriamente pelas empresas). Para realizar a comunicação de acidentes de trabalho, deve-se avaliar as consequências desse acidente, que podem ser: acidente sem lesão; acidente com lesão leve e acidente com lesão incapacitante. Com relação a essas consequências, analise as sentenças a seguir:
I- É correto afirmar que quando ocorrer acidente e o trabalhador não retornar ao seu posto de trabalho no dia ou no dia seguinte, considera-se como acidente com afastamento.
II- Acidente sem lesão pode ser considerado aquele em que o trabalhador sofre algum tipo de lesão, mas mesmo assim, existe a necessidade de se comunicar o acidente através da CAT.
III- É correto afirmar que acidente com afastamento se caracteriza como aquele que afasta o trabalhador acidentado do seu posto de trabalho por incapacidade (que pode ser: temporária, parcial e total).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/direito/acidente-de-trabalho/>.