Buscar

ANTECIPACAO TRIBUTÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
Medida de Eficiência: Contabilidade Tributária                     PESO: 1,0
Profa Lindinete        
Discente: Vinícius Augusto Sousa Mecenas Matricula:2081131620
1. ANTECIPACAO TRIBUTÁRIA
Conceito: A antecipação tributária ocorre quando o ICMS é recolhido antes mesmo da ocorrência do fato gerador. Sendo assim, se for previsto na legislação do estado de destino que a antecipação deve ocorrer, o contribuinte deverá recolher o ICMS de forma antecipada, antes mesmo das mercadorias chagarem ao destino.
Aplicabilidade: O fator gerador desse imposto se dá quando uma empresa (Lucro presumido, real ou Simples Nacional) adquiri mercadorias de fora do seu estado de origem, e para empresas do normal aqueles não considerados como de uso e consumo ou imobilizado, pois, nesse caso paga- se o ICMS Diferencial de alíquota.
A principal diferença entre os impostos de Antecipação tributária se dá pelo “fim dos ciclos”, na pratica isso ocorre pelo fato da Antecipação tributária sem encerramento de fase a empresa adquirente da mercadoria de fora do estado e obrigada a pagar o imposto se credita na apuração normal do ICMS dentro do mês, repassando o custo para o consumidor final. Por sua vez, a Antecipação com encerramento de fase a empresa não possui tal vantagem pois o ciclo se encerra no pagamento do DAE do mesmo.
"Art. 17-A. A base de cálculo da Antecipação Tributária sem Encerramento da Fase de Tributação (Antecipação parcial) e da Complementação da Alíquota Interestadual é o valor que serviu de base de cálculo para cobrança do ICMS da operação de entrada interestadual, observado o disposto nos artigos 42 e 42-A desta Lei."
2. Diferimento do ICMS 
Conceito: O diferimento é uma das três modalidades de substituição tributária (antecedente, concomitante e subsequente) e obrigatoriamente, ou seja, quando ocorre o lançamento e o pagamento do tributo para etapa posterior a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. 
Exemplos: 
-Uma empresa X que vende pneus que, por sua vez, é considerado uma mercadoria substituta. A empresa Y adquiriu 2 mil pneus a 10 mil reais, a empresa X tem a inscrição de substituição tributaria onde no campo da NFE quando a mesma emite sua nota de venda o destaca, cumprindo com a legislação do seu estado e para o do comprador se a mesma for cobrada basta apenas informar o número da inscrição de substituição da empresa X.
- Uma empresa que revenda peças e acessórios para veículos automotores, no qual a mesma não possui inscrição de substituição tributária, mas no seu estado onde uma oficina que revende mercadorias adquiriu X peças, a empresa que emitiu a nota deverá gerar uma guia de recolhimento onde irá calcular e fazer o devido pagamento desses itens substitutos. A oficina que adquiriu, no seu cálculo de antecipação tributária se a nota que comprou essas peças, virem a ser cobradas pela SEFAZ deverá informar o numero da guia que foi paga pelo emitente.
3. Exclusão do ICMS 
Conceito: A suspensão é o instituto pelo qual a legislação permite que o contribuinte efetue o pagamento do imposto devido em determinada operação, em momento posterior àquele em que normalmente é devido.
Exemplos: -Nas saídas internas e interestaduais destinadas a exposição ou feira de amostra, para fins de exposição ao público, desde que devam retornar ao estabelecimento de origem segundo o RICMS de Sergipe.
- Nas remessas internas, interestaduais e para o exterior de mercadorias destinadas a conserto, reparo ou industrialização.

Outros materiais