Buscar

ATIVIDADE 1_ Medidas e avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA 
 DISCIPLINA: MEDIDAS E 
 AVALIAÇÃO 
 BACH. EDUCAÇÃO FÍSICA 
 PROF. SYMPOOL 
 
 
ATIVIDADE 1 
Unidade I – Conceitos básicos em Medidas e Avaliações - Respondam as questões. Este 	trabalho 	é 	INDIVIDUAL 	e 	deverá 	ser 	enviado 	para 	o 	e-mail: sympoolunipphb@gmail.com. Até o dia 16/02/2021. Não deixe para última hora o envio de seu trabalho, tenha responsabilidades com seus prazos. 
 
Ei!!!! Antes de iniciar a atividade, gostaria que você parasse um momento para refletir sobre o profissional que você quer ser. Qual área deseja trabalhar? E como seria bom estar trabalhando com o que você almeja. 
Feito isso, te desafio a se dedicar nesse novo período que começa. Dando 
o seu melhor não importando as dificuldades que apareçam. Estou torcendo por você. Agora, mãos a obra. É hora de abrir a apostila e de ir navegar em sites de qualidade em busca de novos conhecimentos. 
Bom trabalho! 
Sympool 
 
1) É importante que o profissional de Educação Física tenha em mente a ferramenta correta para avaliar o aluno. E para uma escolha adequada se faz necessário o conhecimento de alguns conceitos, descreva os listados abaixo: 1
 
a) Medir; Associar um número a determinada característica de um ser, um objetivo ou
um evento. É um dado quantitativo, que necessita ser expresso numericamente por 
meio de um valor e é apenas descritivo.
b) Avaliar; Realizar um julgamento de valor sobre a medida obtida, ou seja, interpretála em função do objetivo que determinou a realização dessa medida.
c) Teste; instrumento ou procedimento que traz à tona uma resposta observável a fim de fornecer informações sobre um atributo específico de uma ou mais pessoas.
d) Avaliação; é um sinônimo de teste.
e) Avaliados; São pessoas para as quais os testes ou exames serão aplicados ou fornecidos. 
f) Avaliadores; São pessoas que aplicam os testes.
g) Usuário do teste; é alguém que se utiliza dos resultados obtidos para tomar decisões, lembrando que o avaliador será o principal usuário do teste, pois assim poderá identificar a condição do avaliado e prescrever o treinamento apropriado. Entretanto, o avaliado também será usuário do teste, uma vez que terá acesso as suas avaliações.
h) Bateria de testes; é um conjunto de testes relacionados entre si, executados dentro de um intervalo de tempo curto, a fim de obter informações sobre uma variável multidimensional.
i) Interpretação; é o processo de julgamento baseado nos dados qualitativos e/ou quantitativos obtidos em medidas e avaliações.
j) Dados qualitativos; os dados qualitativos podem representar uma característica ou qualidade de um determinado atributo. Por exemplo, podemos classificar um determinado atributo observável em um teste como bom, razoável ou ruim.
k) Dados quantitativos. os dados quantitativos assumem valores numéricos. Muitos dos testes utilizados na Educação Física nos fornecerão dados quantitativos. Alguns exemplos: amplitude articular em graus (190° de flexão do ombro), força máxima em quilogramas (100 kg no exercício supino).
 
2) Diferencie os dados qualitativos e quantitativos. Explicando com suas palavras e citando um exemplo de como usá-los. 
Qualitativo – São informações que representam características de qualidade de um determinado atributo, pode ser classificado como bom razoável ou ruim.
 Quantitativo – São dados com valores numéricos que estaticamente podem ser 
 Divididos em discretos ou contínuos. Ex. grau de amplitude, força em quilogramas.
Ex. Com que frequência você treina?
< sempre \
< muitas vezes Quantitativa
< Algumas vezes
< Poucas vezes Qualitativa 
< Nunca /
Ex. De todos os treinos, qual você mais gostou?
 
3) Uma vez que os valores de referência são utilizados para padronizar um determinado resultado de procedimento ou dado. Explique com suas palavras os itens abaixo e cite exemplos diferentes dos apresentados na apostila. 
a) Avaliação referenciada a normas; requer a interpretação dos resultados com relação a grupos específicos. Basicamente, comparar os valores obtidos em um teste com aqueles apresentados por outros avaliados.
b) Avaliação referenciada a critérios; requer a interpretação do resultado por meio da comparação com um padrão pré-determinado, definido por um comportamento. Ex. ao avaliar o percentual de gordura do indivíduo, você ira verificar o valor referência estabelecido pela literatura para aquele indivíduo, levando em consideração o sexo e idade para fazer a sua avaliação.
c) Avaliação referenciada a si próprio e/ou autorreferenciada. Requer uma interpretação do resultado de um examinado por meio da comparação com o resultado de um examinado por meio da comparação com o resultado dele em outra aplicação do mesmo instrumento de avaliação. Você realiza um determinado teste no inicio da sua intervenção e ao final para verificar a mudança de um determinado atributo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes